
A Dacia, marca conhecida por oferecer veículos acessíveis e práticos, está prestes a dar um importante passo em direção à eletrificação.
O CEO Denis Le Vot confirmou que o próximo Dacia Sandero, o carro mais vendido na Europa em 2024, ganhará uma versão totalmente elétrica até o final de 2027.
Essa será uma grande novidade para o modelo que se tornou um sucesso de vendas graças ao seu equilíbrio entre preço e funcionalidade.
Embora Le Vot não tenha revelado detalhes específicos sobre o Sandero EV, ele destacou que a Dacia pretende expandir sua linha elétrica ao longo da próxima década, com mais de dois modelos novos lançados ano a ano.
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Atualmente, o único modelo 100% elétrico da marca é o compacto Spring, produzido na China, que viu suas vendas caírem 63% no último ano devido à retirada de subsídios na França e tarifas europeias sobre EVs chineses.

A Renault, empresa-mãe da Dacia, já desenvolve tecnologias que podem ser utilizadas no Sandero elétrico.
O modelo pode ser baseado na plataforma AmpR Small, usada pelo Renault 4 e Renault 5, aproveitando o acesso da Dacia a tecnologias mais amortizadas do grupo para manter custos baixos.
Apesar do foco crescente em eletrificação, a Dacia continua sendo uma marca predominantemente voltada para veículos a combustão interna. Modelos maiores como Duster, Jogger e o recém-lançado Bigster já oferecem versões híbridas completas, e a marca está comprometida em ampliar essa oferta.
Até 2025, a Dacia lançará versões híbridas e híbridas leves de 48 volts em toda a sua linha, incluindo novas opções com tração nas quatro rodas.
A transição para a eletrificação é crucial para que o grupo Renault cumpra as metas de emissões de CO2 estabelecidas pela União Europeia.

No entanto, a Dacia, com uma gama mais voltada a motores a combustão, apresenta médias de emissões mais altas do que a Renault. Isso torna a demanda por modelos híbridos e elétricos ainda mais importante para evitar multas significativas.
Le Vot destacou que a aceitação do mercado em relação aos EVs e as decisões da Comissão Europeia sobre multas terão impacto direto no desempenho da marca em termos de CO2 em 2025.
Ele também enfatizou que a Dacia está focada em otimizar tecnologias para reduzir emissões, mesmo em powertrains menos eficientes, como os de tração integral.
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