CEO da Ford diz que empresa não mais venderá “carros entediantes e sem graça”, e agora irá mirar em marcas como a Porsche

ford mustang 60th anniversary 2025 1
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A Ford está redefinindo sua estratégia de mercado sob a liderança de Jim Farley, CEO da empresa, e está decidida a deixar para trás os carros mais acessíveis para focar em modelos icônicos e de luxo.

Em entrevista à revista britânica Car Magazine , Farley fez uma declaração surpreendente: “Estamos saindo do negócio de carros entediantes e entrando no negócio de veículos icônicos.”

Essa declaração não é apenas uma jogada de marketing. Ford já eliminou diversos modelos mais acessíveis de sua linha nos últimos anos, como o Focus, o Fiesta e o Taurus, e está planejando seguir essa tendência, focando em veículos com maior margem de lucro.

Modelos como o Mondeo, vendido na Europa, também estão com os dias contados. A nova estratégia é simples: apostar em modelos mais exclusivos e caros, como o Mustang, Bronco e o F-150 Raptor.

Farley destacou que Ford está mirando em rivais como a Porsche, em vez de competir com o crescente mercado de veículos elétricos acessíveis da China.

Para ele, modelos como o Mustang, que é o cupê esportivo mais vendido do mundo, têm o potencial de enfrentar marcas de luxo. “Podemos competir com a Porsche com o Mustang. Vamos investir nessa marca e torná-la ainda mais forte”, afirmou.

Ao se referir a “carros entediantes”, Farley está, na verdade, falando de modelos mais acessíveis, que historicamente foram uma parte significativa da linha da Ford. No entanto, esses carros tendem a ter margens de lucro menores, e a empresa está cada vez mais focada em veículos maiores, mais potentes e, claro, mais caros.

Apesar disso, há uma exceção notável a essa regra: a picape Ford Maverick.

Embora seja um dos veículos mais acessíveis da Ford, sua popularidade no segmento de picapes parece garantir sua sobrevivência, pelo menos por enquanto.

A inspiração para essa mudança vem, em parte, do sucesso da linha Raptor, uma versão premium e de alta performance do F-150 que se tornou um sucesso nos Estados Unidos e na Europa.

A estratégia é clara: agregar valor aos modelos já icônicos, como o Mustang e o Bronco, e explorar o mercado de veículos elétricos premium.

Apesar de toda essa ambição, o mercado de veículos elétricos de luxo já está bastante saturado, com marcas estabelecidas tanto na Europa quanto nos EUA.

Além disso, os carros elétricos chineses estão ganhando força na Europa, oferecendo preços mais baixos e tecnologias competitivas.

A Ford, ao deixar de competir no segmento de carros acessíveis, pode estar correndo o risco de alienar uma parte significativa de seus clientes, o que pode criar um desafio para equilibrar as expectativas de vendas com a nova estratégia.

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Autor: Eber do Carmo

Fundador do Notícias Automotivas, com atuação por três décadas no segmento automotivo, tem 18 anos de experiência como jornalista automotivo no Notícias Automotivas, desde que criou o site em 2005. Anteriormente trabalhou em empresas automotivas, nos segmentos de personalização e áudio.