CEO da Ford reconhece que chinesas como a BYD estão anos à frente e revela plano radical para competir

Em entrevista reveladora ao podcast Decoder, Jim Farley, CEO da Ford, fez uma rara autocrítica pública sobre os desafios da montadora com os carros elétricos e deixou claro: o Mustang Mach-E não representa mais o futuro da marca.

Segundo ele, a próxima fase da eletrificação da empresa passa por uma reinvenção completa da forma como os veículos são projetados, fabricados e vendidos.

O Mach-E, lançado com alarde como resposta direta ao Tesla Model Y, foi elogiado por seu desempenho e estilo, mas acabou ficando atrás em eficiência e custos de produção.

Veja também

Farley reconheceu que o SUV elétrico tem limitações técnicas importantes e que a Ford aprendeu muito com os erros da primeira geração de seus EVs.

Agora, a aposta é em uma plataforma completamente nova, batizada de Ford Universal EV Platform, que deve chegar ao mercado apenas em 2027.

avaliacao ford mustang mach e gt performance (3)
avaliacao ford mustang mach e gt performance (3)

O novo projeto vem sendo desenvolvido em sigilo por uma equipe independente baseada na Califórnia, longe dos processos tradicionais da montadora.

A estratégia, segundo Farley, foi tirar o time do “castelo” de Dearborn e permitir uma abordagem totalmente diferente — com mais ousadia, menos burocracia e foco em eficiência radical.

A inspiração vem da filosofia original de Henry Ford: criar um carro acessível, universal e com apelo massivo.

Apesar do tom otimista, Farley foi direto ao admitir que o mercado global de veículos elétricos está sendo dominado pelas montadoras chinesas, principalmente a BYD.

Segundo ele, nem Ford, nem GM e muito menos Tesla estão hoje em condições de competir diretamente com os preços e tecnologias oferecidos na China.

avaliacao ford mustang mach e gt performance (5)
avaliacao ford mustang mach e gt performance (5)

“A única forma de vencer é inovar de forma extrema. Não dá mais para competir com abordagens incrementais”, afirmou.

Essa visão pragmática se reflete em mudanças profundas na própria estrutura da empresa.

O executivo revelou que o novo projeto está sendo desenvolvido com uma filosofia de simplicidade máxima, que inclui carrocerias em três peças, redução drástica de parafusos, chicotes elétricos mais leves e custos radicalmente mais baixos.

Um dos objetivos é chegar a um carro elétrico que custe cerca de 30 mil dólares, mas que também seja lucrativo — algo que, segundo ele, nenhuma montadora conseguiu até agora.

Farley também falou sobre o futuro digital dos veículos e criticou a tentativa de algumas marcas de substituir smartphones por sistemas proprietários no painel dos carros.

avaliacao ford mustang mach e gt performance (10)
avaliacao ford mustang mach e gt performance (10)

Defensor da integração com Apple CarPlay e Android Auto, ele reforçou que a Ford quer ser parte do ecossistema digital do cliente, e não substituí-lo.

No entanto, ele alertou: se empresas como a Apple quiserem controlar o carro completamente — desde o entretenimento até o acionamento do motor —, a Ford poderá ser forçada a tomar outro rumo.

Sobre a experiência com direção autônoma, a prioridade da montadora está no desenvolvimento de sistemas de nível 3, focados em uso em rodovias, com segurança e confiabilidade como diferenciais.

A promessa é que, em breve, o motorista poderá tirar as mãos do volante e assistir a um filme enquanto percorre longos trajetos, tudo com respaldo da tecnologia BlueCruise.

No fim da entrevista, Farley ainda defendeu uma revalorização das carreiras técnicas nos Estados Unidos, criticou o abandono da formação profissionalizante e alertou para a escassez de trabalhadores na chamada “economia essencial” — de operários a eletricistas.

Para ele, valorizar essas profissões é tão importante quanto investir em inteligência artificial e mobilidade elétrica.

Com um discurso sincero, crítico e repleto de autoconhecimento, Jim Farley mostrou que a Ford está longe de ter todas as respostas sobre o futuro dos carros elétricos.

Mas uma coisa ficou clara: a montadora sabe que precisa mudar. E rápido.

📣 Compartilhe esta notícia:🕊️ X 📘 Facebook📱 WhatsApp💼 LinkedIn📌 Pinterest
📲 Receba as notícias do Notícias Automotivas em tempo real!Entre agora em nossos canais e não perca nenhuma novidade:

✅ Canal do WhatsApp📡 Canal do Telegram
📰 Siga nosso site no Google Notícias
noticias
Autor: Eber do Carmo

Fundador do Notícias Automotivas, com atuação por três décadas no segmento automotivo, tem 20 anos de experiência como jornalista automotivo no Notícias Automotivas, desde que criou o site em 2005. Anteriormente trabalhou em empresas automotivas, nos segmentos de personalização e áudio.


formulario noticias por email

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação / 5. Número de votos:

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.