CEO da Ford revela choque ao desmontar EVs chineses e da Tesla: “Estamos muito atrás”

jim farley ceo ford 2
jim farley ceo ford 2

A pressão que marcas tradicionais como a Ford enfrentam no mercado global de veículos elétricos não para de crescer.

De um lado, a Tesla redefine os padrões da indústria com eficiência e inovação; do outro, fabricantes chineses como BYD e Xiaomi avançam com soluções acessíveis e altamente tecnológicas.

No meio desse cenário desafiador, o CEO da Ford, Jim Farley, resolveu encarar a realidade de frente — e o que ele descobriu foi, segundo suas palavras, “chocante.

A virada de chave aconteceu quando engenheiros da Ford desmontaram um Tesla Model 3 e diversos modelos elétricos fabricados na China para entender por que esses veículos estavam dominando o mercado.

Veja também

O resultado foi alarmante: o Mustang Mach-E, SUV elétrico da marca, utilizava quase 1,6 km de fiação a mais do que o Model 3, tornando o veículo mais pesado, caro e complexo sem justificativa técnica evidente.

mustang mach e gth hertz (2)
mustang mach e gth hertz (2)

Essa diferença evidenciou um problema estrutural nas soluções de engenharia da montadora americana.

A experiência foi tão impactante que Farley decidiu criar, em 2022, uma divisão dedicada exclusivamente aos veículos elétricos: a Model E.

Mesmo com prejuízo superior a US$ 5 bilhões no último ano, ele insiste que abandonar o segmento não é uma opção.

Para o executivo, a batalha pelo futuro da Ford está diretamente ligada à capacidade de competir com as gigantes emergentes da China, que contam com apoio governamental e produzem EVs cada vez mais competitivos.

Farley reconhece que a China está anos à frente na corrida elétrica.

Ele destaca que o governo chinês vem impulsionando agressivamente a transição para EVs, e que esse movimento não pode ser ignorado por empresas que desejam ter relevância global nos próximos anos.

Ciente da urgência, o CEO da Ford tem adotado uma postura pouco comum entre líderes de grandes marcas: reconhecer falhas publicamente.

Segundo ele, expor os problemas é uma forma de acelerá-los rumo à solução.

“Sabia que seria brutal do ponto de vista financeiro, mas precisamos enfrentar os desafios mais difíceis o quanto antes”, declarou em entrevista ao podcast Office Hours.

A admiração de Farley pelos concorrentes vai além do discurso técnico.

xiaomi su7 cinza (4)
xiaomi su7 cinza (4)

Ele revelou que tem usado diariamente um Xiaomi SU7, sedã elétrico chinês que impressionou pela combinação de desempenho e tecnologia embarcada.

Esse contato direto com os rivais ajudou a moldar a nova mentalidade dentro da Ford.

Entre os principais projetos em desenvolvimento está uma picape elétrica de porte médio, com preço estimado na casa dos US$ 30 mil — cerca de R$ 150 mil na conversão direta.

Esse modelo será construído sobre uma nova plataforma, pensada para sustentar uma linha de EVs mais simples, leves e competitivos, mirando exatamente onde os chineses estão ganhando mercado.

A missão agora é clara: tornar a Ford capaz de competir em agilidade, eficiência e preço com as marcas que estão redesenhando o futuro da mobilidade.

Para Farley, o tempo está contra os gigantes americanos, e cada erro custa mais caro do que nunca.

📣 Compartilhe esta notíciaX FacebookWhatsAppLinkedInPinterest
📨 Receba um email com as principais Notícias Automotivas do diaReceber emails
📲 Receba as notícias do Notícias Automotivas em tempo real!Entre agora em nossos canais e não perca nenhuma novidade:

Canal do WhatsAppCanal do Telegram
Siga nosso site no Google Notícias
noticias
Autor: Eber do Carmo

Fundador do Notícias Automotivas, com atuação por três décadas no segmento automotivo, tem 20 anos de experiência como jornalista automotivo no Notícias Automotivas, desde que criou o site em 2005. Anteriormente trabalhou em empresas automotivas, nos segmentos de personalização e áudio.


formulario noticias por email

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação / 5. Número de votos:

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.