A tão discutida ideia de um carro elétrico acessível de US$ 25 mil, prometida por anos pela Tesla, parece estar sendo deixada de lado.
Elon Musk, CEO da montadora, já declarou que esse plano perdeu relevância.
Seguindo uma linha semelhante, o CEO da Lucid Motors, Peter Rawlinson, também deixou claro que sua empresa não pretende buscar essa meta de preço, mesmo reconhecendo que o segmento de EVs mais baratos tem potencial de crescimento.
Em entrevista ao podcast do Wall Street Journal, Rawlinson destacou os desafios associados a veículos elétricos de baixo custo.
Segundo ele, esse mercado é conhecido por margens de lucro extremamente baixas e pela necessidade de uma base de produção em larga escala, o que torna o investimento inicial massivo e, na visão dele, inviável.
“Entrar nesse tipo de manufatura em massa, com margens terríveis, simplesmente não faz sentido para mim”, afirmou.
Apesar disso, Rawlinson acredita que há espaço para outras marcas explorarem esse mercado. Mais do que isso, ele vê uma oportunidade para a Lucid lucrar por meio do licenciamento de sua tecnologia para outras montadoras.
“Como uma empresa de tecnologia, podemos licenciar nossa expertise para que outros fabricantes com maior capacidade de produção coloquem esses veículos no mercado”, explicou.
Atualmente, a infraestrutura de produção da Lucid é modesta se comparada a outras montadoras.
A empresa deve vender menos carros este ano do que a Lamborghini, o que reforça sua necessidade de buscar alternativas para se manter competitiva a longo prazo. Licenciar sua tecnologia para marcas que já possuem uma base produtiva estabelecida pode ser a solução que a Lucid precisa.
Porém, nem todas as fabricantes estão dispostas a adotar a tecnologia da Lucid. Muitas já têm suas próprias estratégias para veículos acessíveis.
A Ford, por exemplo, estaria desenvolvendo um projeto específico para lançar um EV de US$ 25 mil.
Enquanto isso, a Rivian parece mirar um público de maior poder aquisitivo, com o lançamento de sua plataforma R2, na faixa dos US$ 45 mil, e futuros modelos como o R3X, ainda sem preço revelado.
Embora o futuro dos EVs de baixo custo seja promissor, resta saber se alguma marca usará a tecnologia da Lucid para conquistar esse segmento. Por ora, o mercado segue observando e aguardando os próximos passos.
Quer receber todas as nossas notícias em tempo real?Acesse nossos exclusivos: Canal do Whatsapp e Canal do Telegram!