CEO da Mercedes dispara contra meta climática da União Europeia: “Estamos a caminho de um muro”:

mercedes benz logo 1
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O presidente-executivo da Mercedes-Benz, Ola Kaellenius, elevou o tom contra a meta da União Europeia que prevê banir a venda de veículos movidos a combustíveis fósseis a partir de 2035.

Em entrevista ao jornal econômico alemão Handelsblatt , o executivo alertou que, se a medida for aplicada nos moldes atuais, poderá provocar um colapso no mercado automotivo europeu, que já enfrenta desafios significativos.

A proposta, considerada pilar das ambições ambientais do bloco, passará por revisão no segundo semestre de 2025.

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Porém, o cenário atual preocupa as montadoras : as vendas de carros elétricos estão abaixo das projeções, fabricantes chineses avançam com preços agressivos e a demanda geral por veículos na Europa dá sinais de enfraquecimento.

mercedes benz (1)
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Kaellenius acredita que, em vez de acelerar a eletrificação, o banimento pode criar um efeito contrário ao desejado.

Segundo o executivo, a proximidade do prazo levaria consumidores a correr para adquirir carros a gasolina e diesel antes da proibição, gerando uma distorção no mercado e um pico temporário nas emissões.

“Precisamos de um exame de realidade. Caso contrário, estamos indo a toda velocidade contra um muro”, disse.

Além de comandar a Mercedes-Benz, Kaellenius também é presidente da ACEA, associação que reúne os principais fabricantes de automóveis na Europa.

mercedes cla perua ev (2)
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Na sua avaliação, a transição para os veículos elétricos deve ser conduzida com incentivos claros e medidas de estímulo, e não apenas por meio de restrições.

Entre as propostas, ele defende a redução de impostos para quem compra elétricos e tarifas de energia mais baixas nos postos de recarga, facilitando o uso diário desses veículos.

“Claro que precisamos descarbonizar, mas de forma neutra em relação à tecnologia. Não podemos perder de vista a nossa economia”, afirmou.

Para o executivo, a neutralidade tecnológica significa permitir que diferentes soluções convivam, como híbridos avançados, biocombustíveis e hidrogênio, em vez de apostar exclusivamente na eletrificação total.

mercedes yoke (1)
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O debate promete se intensificar à medida que a revisão de 2025 se aproxima.

Ambientalistas argumentam que a meta de 2035 é essencial para atingir as metas climáticas do continente, enquanto a indústria automotiva pede mais tempo e políticas de apoio para evitar impactos negativos em empregos, investimentos e competitividade global.

A disputa coloca em jogo não apenas o futuro da mobilidade na Europa, mas também o equilíbrio entre sustentabilidade ambiental e viabilidade econômica para milhões de consumidores e trabalhadores do setor.

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Autor: Eber do Carmo

Fundador do Notícias Automotivas, com atuação por três décadas no segmento automotivo, tem 20 anos de experiência como jornalista automotivo no Notícias Automotivas, desde que criou o site em 2005. Anteriormente trabalhou em empresas automotivas, nos segmentos de personalização e áudio.


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