CEO da Nissan admite colapso e aposta tudo em novos modelos para salvar a montadora

ivan espinosa ceo nissan
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A Nissan está em uma fase daquelas. Afundada em dívidas, com vendas em queda e uma linha de produtos envelhecida, a montadora japonesa está promovendo uma reestruturação drástica para tentar sair do buraco.

E o homem responsável por essa missão é Ivan Espinosa, novo CEO da empresa, nomeado em março de 2025.

Em entrevista concedida ao site da Bloomberg, diretamente da sede da montadora em Yokohama, Espinosa deixou claro que a empresa está em “modo emergência”.

O foco agora é acelerar o lançamento de novos modelos e cortar a burocracia interna que tem atrasado a chegada de produtos ao mercado.

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Segundo ele, o objetivo é reduzir o tempo de desenvolvimento de novos carros de mais de 50 para 37 meses — um avanço, mas ainda longe da agilidade das concorrentes chinesas como a BYD , que já conseguem lançar um modelo em apenas 24 meses.

nissan kicks sense 2026 avaliação NA (9)
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A Nissan já começou a mostrar resultados tímidos dessa mudança. As vendas na China, por exemplo, cresceram 22% em julho, puxadas pelo sedã elétrico N7.

Já nos EUA, o cenário é outro: mesmo com o mercado em recuperação, as vendas da marca caíram, agravando ainda mais a situação financeira da montadora, que tem mais de US$ 5 bilhões em dívidas vencendo em 2026.

Como parte da sua estratégia de sobrevivência, a Nissan já cortou 20 mil empregos, fechou sete fábricas e está prestes a vender sua sede histórica em Yokohama.

O imóvel pode render cerca de ¥90 bilhões, segundo apuração da Bloomberg. Além disso, a fábrica de Oppama, considerada a “joia da coroa” da produção doméstica da Nissan, terá sua produção encerrada até março de 2028.

Mesmo sob pressão, Espinosa garante que o plano de reestruturação está dentro do cronograma.

nissan leaf 2026 (3)
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A empresa já levantou ¥850 bilhões e deve completar mais de ¥1 trilhão em capital com vendas de ativos e novos financiamentos — incluindo um possível empréstimo de £1 bilhão com garantia do governo britânico, embora o CEO não tenha confirmado oficialmente.

Do lado dos produtos, a Nissan aposta na renovação do elétrico Leaf, que já foi símbolo de inovação, mas perdeu protagonismo para Tesla e BYD.

Também estão previstos lançamentos como a nova geração do Sentra nos EUA, uma versão híbrida plug-in do SUV Rogue em 2026 e reestilizações de modelos como o Elgrand e o compacto Kicks.

No entanto, o desafio de Espinosa é gigantesco: além de recuperar a credibilidade da marca, ele precisa convencer o consumidor de que a Nissan ainda é relevante em um mercado que muda mais rápido do que nunca.

O que antes era liderança em veículos elétricos virou um alerta para outras marcas sobre o risco de se acomodar.

Espinosa é direto: “Só temos uma forma de sair disso — sermos rápidos. E é isso que estamos tentando ser agora.” A pergunta que fica é: será rápido o suficiente para evitar um colapso maior?

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Autor: Eber do Carmo

Fundador do Notícias Automotivas, com atuação por três décadas no segmento automotivo, tem 20 anos de experiência como jornalista automotivo no Notícias Automotivas, desde que criou o site em 2005. Anteriormente trabalhou em empresas automotivas, nos segmentos de personalização e áudio.


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