Chapolin: polícia prende quadrilha de dispositivo eletrônico

chapolin roubos 3

A Polícia Civil do Rio Grande do Sul fez uma mega operação para desarticular uma quadrilha especializada em roubo de carros com uso de um dispositivo eletrônico apelidado de “Chapolin”.

Ao todo, 11 membros da quadrilha que atuava na região metropolitana de Porto Alegre foram presos nesta terça (1) em uma operação com 42 ordens judiciais para serem cumpridas nas cidades de Gravataí, Canoas, Sapucaia do Sul, Cidreira, Ivoti, Parobé, Novo Hamburgo, São Leopoldo, Porto Alegre e Cachoeirinha.

Nas mãos, os agentes da polícia gaúcha tinha 27 mandados de busca e apreensão; dois de prisão preventiva; 11 de prisão temporária; um de condução para interrogatório; e um de sequestro de bens.

chapolin roubos 1

O delegado Joel Wagner, responsável pela investigação, comentou: “Além dessa modalidade, os furtos nos veículos também eram cometidos por meio de rompimento de obstáculo, quebrando vidros ou danificando as maçanetas, além da utilização de chaves ‘micha’ para a subtração de objetos”.

A quadrilha usa o “Chapolin” na maioria das ações, sendo ele um dispositivo eletrônico que confunde os alarmes dos carros e permite o acesso ao veículo sem ativação dos mesmos, o que torna fácil a ação dos bandidos.

A quadrilha vinha atuando há algum tempo na região, com o dispositivo, mas também usando métodos antigos para acessar os carros das vítimas.

chapolin roubos 2

Wagner faz recomendações: “Ações simples podem evitar os furtos, como não deixar objetos visíveis no interior dos veículos, evitar abrir porta-malas com objetos em estacionamentos, pois os indivíduos ficam à espreita, e sempre que possível procurar locais fechados ou que disponibilizem segurança”.

Entre os bens apreendidos está uma BMW 320i M Sport 2023 avaliada no valor de R$ 300 mil, enquanto os 11 presos são todos de Sapucaia do Sul, com um deles já preso por tentativa de homicídio e adulteração de identificador.

Só em Gravataí, a quadrilha já teria cometido 50 furtos em automóveis e gerado um prejuízo de R$ 94 mil às vítimas.

[Fonte: G1/NH]

 

google news2Quer receber todas as nossas notícias em tempo real?
Acesse nossos exclusivos: Canal do Whatsapp e Canal do Telegram!

O que você achou disso?

Toque nas estrelas!

Média da classificação / 5. Número de votos:

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.


Últimas Notícias



unnamed
Autor: Ricardo de Oliveira

Com experiência de 27 anos, há 16 anos trabalha como jornalista no Notícias Automotivas, escreve sobre as mais recentes novidades do setor, frequenta eventos de lançamentos das montadoras e faz testes e avaliações. Suas redes sociais: Instagram, Facebook, X