Chefão da Rivian desmonta carro da Xiaomi e admite: “É bom demais, e os EUA não conseguem competir”

ceo rivian rj scaringe
ceo rivian rj scaringe

Depois do presidente da Ford surpreender o mercado ao revelar que dirige um Xiaomi SU7, foi a vez da Rivian analisar de perto o polêmico sedã elétrico chinês.

RJ Scaringe, CEO da montadora americana, contou que sua equipe desmontou um SU7 e ficou bastante impressionada com o que viu.

Segundo ele, o modelo é muito bem projetado, com integração tecnológica vertical em alto nível e acabamento digno de segmentos superiores.

Scaringe chegou a afirmar que, se vivesse na China , o SU7 estaria entre suas opções pessoais de compra.

Veja também

xiaomi su7 cinza (3)
xiaomi su7 cinza (3)

O que mais chama atenção no modelo da Xiaomi é o preço: cerca de R$ 150 mil em conversão direta, valor que deixa para trás a maioria dos concorrentes elétricos do mundo.

Mesmo após desmontar o carro peça por peça, a Rivian não conseguiu identificar nenhum truque de engenharia que justificasse o baixo custo.

Para Scaringe, o segredo é outro — e está longe da linha de montagem: o forte apoio financeiro do governo chinês.

Segundo ele, empresas como a Xiaomi operam em um ambiente econômico completamente diferente daquele enfrentado por montadoras nos Estados Unidos.

xiaomi su7 cinza (4)
xiaomi su7 cinza (4)

Na China, o custo de capital chega a ser zero ou até negativo, o que significa que as empresas são praticamente pagas para construir fábricas e expandir operações.

Scaringe comparou com a situação nos EUA, onde até mesmo empréstimos bilionários, como os R$ 33 bilhões que a Rivian recebeu para erguer sua nova fábrica na Geórgia, não chegam perto do tipo de subsídio oferecido pelo governo chinês.

Outro fator crucial é o custo da mão de obra, significativamente mais baixo na China, o que afeta diretamente o preço final do veículo.

A combinação de financiamento praticamente gratuito e salários menores permite que empresas chinesas como a Xiaomi ofereçam veículos altamente tecnológicos a preços imbatíveis.

O CEO da Rivian fez questão de deixar claro que não há mágica por trás da estratégia chinesa.

xiaomi su7 cinza (5)
xiaomi su7 cinza (5)

Usando uma metáfora famosa, disse que a ideia de que existe um “mágico de Oz” por trás do SU7 é ilusória.

Segundo ele, tudo pode ser analisado, calculado e explicado com planilhas e matemática financeira.

Apesar da admiração pelo SU7, Scaringe destacou que replicar esse modelo de negócios nos EUA é praticamente impossível com as regras atuais.

Ele reconheceu que a diferença de contexto econômico entre os dois países torna a competição injusta.

xiaomi su7 cinza (6)
xiaomi su7 cinza (6)

Enquanto o SU7 continua a ganhar espaço dentro e fora da China, a observação da Rivian revela o tamanho do desafio para as montadoras ocidentais.

A vantagem da China no setor de EVs não está apenas na tecnologia, mas na estrutura que sustenta suas empresas desde o início.

📣 Compartilhe esta notíciaX FacebookWhatsAppLinkedInPinterest
📨 Receba um email com as principais Notícias Automotivas do diaReceber emails
📲 Receba as notícias do Notícias Automotivas em tempo real!Entre agora em nossos canais e não perca nenhuma novidade:

Canal do WhatsAppCanal do Telegram
Siga nosso site no Google Notícias
noticias
Autor: Eber do Carmo

Fundador do Notícias Automotivas, com atuação por três décadas no segmento automotivo, tem 20 anos de experiência como jornalista automotivo no Notícias Automotivas, desde que criou o site em 2005. Anteriormente trabalhou em empresas automotivas, nos segmentos de personalização e áudio.


formulario noticias por email

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação / 5. Número de votos:

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.