Chefão da Toyota bate o martelo: “Seremos a última montadora do mundo a abandonar os motores a gasolina”

hiroki nakajima toyota (2)
hiroki nakajima toyota (2)

Em meio à avalanche de carros elétricos e conceitos futuristas exibidos no Japan Mobility Show, a Toyota mandou um recado claro ao mundo: a empresa não está pronta para abrir mão dos motores a combustão.

Embora muita gente olhe para o novo conceito do Corolla e enxergue um EV, a montadora garante que aquele desenho ousado pode, sim, acomodar um pequeno motor a gasolina sob o capô encurtado.

Mais do que uma escolha técnica, a decisão reflete uma filosofia: a Toyota quer ser a última montadora do planeta ainda produzindo motores a combustão.

Quem deixou isso bem claro foi Hiroki Nakajima, diretor de tecnologia da marca, que afirmou em Tóquio que gostaria de ver a Toyota como “a última empresa” a continuar desenvolvendo esse tipo de propulsão.

Veja também

hiroki nakajima toyota (1)
hiroki nakajima toyota (1)

A ideia não é negar a necessidade de reduzir as emissões, mas encontrar formas alternativas para isso — sem depender exclusivamente dos EVs.

A visão, aliás, vem sendo defendida há anos pelo ex-CEO Akio Toyoda, hoje presidente do conselho, que sempre defendeu a diversidade tecnológica como caminho mais realista para a descarbonização.

No evento, Nakajima ressaltou que a marca está de olho nos desejos dos consumidores, mas também demonstrou entusiasmo pessoal pela preservação dos motores, especialmente em contextos como o automobilismo.

Um dos argumentos para manter os propulsores vivos é o uso de combustíveis sintéticos neutros em carbono, que poderiam permitir uma sobrevida para os carros de alto desempenho.

toyota corolla concept japan mobility show (4)
toyota corolla concept japan mobility show (4)

Takashi Uehara, responsável pela divisão de powertrains da Toyota, comparou os EVs a “fogos de artifício no modo mudo”: impressionam, mas não emocionam.

Segundo ele, a experiência sensorial — o som, a vibração e a resposta — ainda faz parte do que torna a condução prazerosa para muita gente.

Uehara também destacou aspectos práticos, como a facilidade de reciclagem do alumínio usado nos motores a combustão e a alta densidade energética dos combustíveis líquidos.

Como exemplo dessa estratégia, a Toyota revelou um novo motor 1.5 híbrido com quatro cilindros, que promete 134 cv e consumo até 20% mais eficiente que o atual 1.5 da marca.

toyota corolla concept japan mobility show (5)
toyota corolla concept japan mobility show (5)

Esse novo conjunto ocupa 10% menos espaço e é 10% mais baixo, favorecendo projetos como o próprio Corolla conceito mostrado em Tóquio.

A Toyota acredita que há um público significativo que ainda não se vê dirigindo um elétrico — seja por questões práticas, emocionais ou culturais.

E, para esse público, a marca quer continuar oferecendo alternativas que unam eficiência e prazer ao volante.

O tempo dirá se a Toyota será mesmo a última montadora a fabricar motores a combustão, mas uma coisa é certa: ela não vai desistir deles tão cedo.

toyota corolla concept japan mobility show (6)
toyota corolla concept japan mobility show (6)
📣 Compartilhe esta notíciaX FacebookWhatsAppLinkedInPinterest
📨 Receba um email com as principais Notícias Automotivas do diaReceber emails
📲 Receba as notícias do Notícias Automotivas em tempo real!Entre agora em nossos canais e não perca nenhuma novidade:

Canal do WhatsAppCanal do Telegram
Siga nosso site no Google Notícias
noticias
Autor: Eber do Carmo

Fundador do Notícias Automotivas, com atuação por três décadas no segmento automotivo, tem 20 anos de experiência como jornalista automotivo no Notícias Automotivas, desde que criou o site em 2005. Anteriormente trabalhou em empresas automotivas, nos segmentos de personalização e áudio.


formulario noticias por email

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação / 5. Número de votos:

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.