
O Toyota Yaris deixou finalmente o mercado brasileiro ao término de seus estoques na rede de concessionárias da marca japonesa, encerrando a breve história do compacto, que chegou atrasado e deixa o segmento para seus conterrâneos de Nissan e Honda.
Tendo sido lançado aqui em 2018, o Yaris chegou para substituir o Etios, mas chegou bem atrasado por aqui, já que a mesma geração surgiu na Ásia em 2013, com o modelo brasileiro ostentando aqui o segundo facelift do compacto.
Veja também
Com suas linhas arredondadas, denunciando já sua idade, o Yaris foi uma boa adição ao portfólio da Toyota no Brasil, mas ficou claro que o compacto deveria ter chegado aqui no lugar do Etios pelo menos, na mesma época, onde possivelmente teria feito mais sucesso.
Equipado com os motores NR, o modelo do projeto XP150 foi vendido aqui como sedã e hatch, equipado com motores 1.3 e 1.5 litro, além de câmbio manual e CVT, o Yaris corrigiu muitos dos erros do Etios, chegando mesmo para encarar os rivais nipônicos City e Versa.

Mesmo após sua chegada, o Yaris cometeu algumas gafes, como não ter Android Auto e CarPlay logo de cara, bem como não corrigir a resposta do 1.5 litro diante do menor 1.3, mais esperto.
Ainda assim, após atualizações, conseguiu entregar mais conforto, tecnologia e muito mais estilo que o irmão anterior, chegando a ter posições no Top 20 do mercado.
Para os clientes da Toyota, especialmente aqueles do Etios, o Yaris era a substituição óbvia e mais um fidelizador para a marca nipônica, enquanto o Corolla seguia seu curso acima.
Fabricado em Sorocaba, o Yaris logo passou a ser exportado para os países vizinhos, especialmente Argentina, onde nós o conhecemos no modelo original antes mesmo dele chegar ao Brasil.
Em 2022, surge na Tailândia uma nova geração, mas a Toyota já havia se decidido aqui pelo Yaris Cross para mercados emergentes, que chega em outubro.
📲 Receba as notícias do Notícias Automotivas em tempo real!Entre agora em nossos canais e não perca nenhuma novidade:
✅ Canal do WhatsApp📡 Canal do Telegram
📰 Siga nosso site no Google Notícias