Chery Tiggo 5x vs Chery Tiggo 7: Vale investir no compacto completo ou no médio de entrada?

caoa chery tiggo 5x 2024 caoa santos (1)
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A CAOA Chery tem investido forte no mercado brasileiro, buscando colocar seus SUVs entre os mais vendidos por aqui.

Mas o que acontece quando colocamos frente a frente os modelos Tiggo 5x e Tiggo 7?

Mesmo pertencendo a segmentos diferentes pelo seu tamanho, os dois podem buscar o mesmo consumidor se ele estiver disposto a gastar mais de R$ 130 mil.

Será que vale a pena investir no compacto mais completo ou buscar o médio de entrada?

Confira!

caoa chery tiggo 7 2024 caoa santos (1)
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Ambos tem preços bem atraentes

Os preços do Tiggo 5x 2025 obviamente são menores que os valores cobrados pelo irmão maior, pois a Chery define bem o espaço que cada SUV tem em sua linha (lembrando que ela ainda vende o maior Tiggo 8).

O modelo de entrada começa em quase R$ 115 mil na versão Tiggo 5x Sport, dando saltos consideráveis de preço nas versões mais caras. A intermediária Tiggo 5x Pro exige um investimento de R$ 15 mil, enquanto a topo de linha Tiggo 5x Pro Hybrid pede mais R$ 15 mil.

As duas primeiras usam o motor 1.5 turbo de 150 cv e 21,4 kgfm, com câmbio CVT de nove marchas, enquanto a versão híbrida adiciona o motor elétrico para entregar 160 cv e 25,5 kgfm, com o mesmo câmbio.

Confira a linha do Tiggo 5x 2025:

  • Tiggo 5x Sport – R$ 114.990
  • Tiggo 5x Pro – R$ 129.990
  • Tiggo 5x Pro Hybrid Max Drive – R$ 144.990
caoa chery tiggo 5x 2024 caoa santos (2)
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O preço inicial do Tiggo 7 2025 fica acima do que é pedido pela opção intermediária do irmão menor, mostrando que aqui você pode esperar um SUV mais espaçoso, equipado e com desempenho superior.

Aliás, a versão de entrada Tiggo 7 Sport chegou recentemente e causou um grande movimento no mercado com seu preço inicial de R$ 135 mil, muito abaixo de concorrentes com porte similar.

O VW Taos, por exemplo, já baixou de preço.

Acima dessa opção aparecem o Tiggo 7 Pro Max Drive e o Tiggo 7 Pro Hybrid, ambos custando quase R$ 170 mil. Assim como diversos outros modelos da Chery, eles receberam uma redução na linha 2025.

O modelo de entrada usa o mesmo motor 1.5 turbo de 150 cv e 21,4 kgfm do Tiggo 5x, enquanto a versão intermediária tem o propulsor 1.6 turbo de 187 cv e 28 kgfm.

caoa chery tiggo 7 2024 caoa santos (2)
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O primeiro tem câmbio CVT de 9 marchas, enquanto o segundo é automatizado com 7 velocidades.

Finalmente, o SUV híbrido também adiciona um motor elétrico ao motor 1.5 turbo, gerando 160 cv e 25,5 kgfm, e também usando a transmissão CVT de 9 velocidades.

Veja quanto custa o Tiggo 7 2025:

  • Tiggo 7 Sport – R$ 134.990
  • Tiggo 7 Pro Max Drive – R$ 169.990
  • Tiggo 7 Pro Hybrid Max Drive – R$ 169.990

VENCEDOR: Tiggo 5x.

caoa chery tiggo 5x 2024 caoa santos (3)
caoa chery tiggo 5x 2024 caoa santos (3)

Muitos equipamentos de série

A Chery costuma usar diversos equipamentos em mais de um modelo, e aqui a história se repete. Se colocarmos o Tiggo 5x Pro (R$ 129.990) e o Tiggo 7 Sport (R$ 134.990) frente a frente, qual deles é mais equipado?

Ambos são bem equipados, com seis airbags, banco do motorista com ajustes elétricos, câmera de ré, bancos em couro, multimídia de 10,25″, sensor crepuscular, piloto automático, A/C com saída traseira, freio de estacionamento eletrônico com Auto Hold e rodas aro 18.

O Tiggo 5x Pro é o único com A/C dual zone, câmera 360º e teto panorâmico, enquanto o Tiggo 7 Sport oferece banco do passageiro com ajustes elétricos, carregador por indução, painel digital maior (12,3″ contra 7″), retrovisor eletrocrômico, sensor de chuva, faróis full LED e freios a disco nas quatro rodas.

Ou seja, mesmo sendo uma versão mais barata para movimentar o mercado, o Tiggo 7 Sport está um degrau acima de seu irmão. A diferença de preço entre eles, atualmente de R$ 5 mil, parece compensar a favor do SUV maior.

caoa chery tiggo 7 2024 caoa santos (3)
caoa chery tiggo 7 2024 caoa santos (3)

A situação se inverte se você quiser o Tiggo 5x Hybrid, que ganha assistente de farol alto, alertas de ponto cego, mudança de faixa, colisão frontal e tráfego cruzado traseiro, ACC, sensor de chuva, start/stop e carregador por indução.

Nesse caso, você paga R$ 10 mil a mais em relação ao Tiggo 7 Sport e tem um carro mais equipado, com exceção do retrovisor fotocrômico, banco do passageiro com ajustes elétricos e capô sustentado por mola a gás.

VENCEDOR: Empate.

A diferença do 1.5 Turbo para o 1.6 Turbo

A linha de motores do Tiggo 5x é composta basicamente pela mesma opção 1.5 turbo de 150 cv e 21,4 kgfm. A única exceção é a adição do propulsor elétrico na versão híbrida, que eleva os números para 160 cv e 25,5 kgfm. Todos usam o mesmo câmbio CVT de nove marchas.

E o que dizer do desempenho? Nas versões a combustão, o SUV da Chery acelera de 0 a 100 km/h em 10,3 segundos e tem máxima de 193 km/h, enquanto a versão híbrida faz o mesmo em 9,2 segundos, alcançando a mesma velocidade final.

tiggo 5x 2024 1
tiggo 5x 2024 1

Pulando para o Tiggo 7, temos mais opções. A gama de motores começa com o mesmo 1.5 turbo citado acima, levando o SUV até os 100 km/h em 10,7 segundos e alcançando a máxima de 180 km/h, a mesma em todas as versões.

O Tiggo 7 Pro é o mais potente, com o motor 1.6 turbo a gasolina de 187 cv e 28 kgfm (com câmbio automatizado de 7 velocidades), chegando aos 100 km/h em 8,1 segundos. Já a versão híbrida tem o mesmo conjunto do Tiggo 5x Hybrid, com 0 a 100 km/h em 9,7 segundos.

Sobre o consumo, vemos que o Tiggo 5x não tem boas notícias para seus compradores, sendo o pior em quase todas as medições. Ele perde apenas para sua própria versão híbrida na estrada, quando abastecido com gasolina.

Na outra ponta, o Tiggo 7 Hybrid tem os melhores números na cidade e na estrada com etanol, perdendo para suas versões convencionais no trecho rodoviário com gasolina.

caoa chery tiggo 7 sport 1
caoa chery tiggo 7 sport 1

Um detalhe curioso é em relação ao Tiggo 7 Pro, com motor 1.6 turbo e movido apenas a gasolina: ele é, ao mesmo tempo, o pior na cidade e o melhor na estrada.

Consumo Tiggo 5x 1.5T Tiggo 5x Hybrid Tiggo 7 1.5T Tiggo 7 1.6T Tiggo 7 Hybrid
Cidade – etanol 6,9 8,1 6,9 8,1
Cidade – gasolina 9,9 11,1 10,0 9,9 11,1
Estrada – etanol 8,1 8,3 8,3 8,5
Estrada – gasolina 11,5 10,9 11,7 11,7 11,2

VENCEDOR: Tiggo 7.

O Tiggo 7 é bem mais espaçoso

Você já deve imaginar quem levou a melhor no quesito espaço interno. O Tiggo 7 mede 4,50 m de comprimento, 1,84 m de largura, 1,70 m de altura e tem 2,67 m de entre-eixos, medidas dignas de um SUV médio.

Enquanto isso, seu irmão compacto tem 4,33 m de comprimento, 1,83 m de largura, 1,64 m de altura e 2,63 m de entre-eixos.

tiggo 7 pro hybrid
tiggo 7 pro hybrid

O que afeta diretamente no espaço são os 17 cm de diferença no comprimento e 4 cm no entre-eixos.

Mas é bom ressaltar que estamos falando de SUVs de segmentos diferentes, pois o Tiggo 5x tem um espaço bom se comparado a outros compactos. Além disso, ele oferece saída de A/C para a segunda fileira, apoio de braço e túnel central mais baixo.

O Tiggo 7 tem os mesmos mimos para os passageiros traseiros e conta com mais espaço que o Compass, por exemplo.

Mas o grande diferencial é o tamanho de seu porta-malas, que comporta 525 litros na versão Sport e 475 litros nas outras configurações.

tiggo 7 pro 9
tiggo 7 pro 9

A Chery ainda colocou um nível inferior no porta-malas, onde é possível acomodar objetos menores que você não quer ver rolando pelo porta-malas. E a tampa do compartimento ainda pode ter sua abertura automática ajustada.

VENCEDOR: Tiggo 7.

Qual é mais barato nas manutenções?

Todos os carros da Chery são vendidos com 5 anos de garantia e revisões no padrão mais comum por aqui, com paradas a cada 10.000 km ou 12 meses, o que ocorrer primeiro.

Infelizmente, a marca divulga os valores só até a 5ª revisão.

No caso do Tiggo 5x, todas as versões tem o mesmo custo até os 50.000 km, que é de R$ 4,6 mil. A parada dos 40.000 km subiu bastante depois que o novo modelo foi apresentado, chegando agora a R$ 1,7 mil.

Já o Tiggo 7 separa os valores dependendo do motor. As versões Sport e Hybrid, que usam o propulsor 1.5 turbo, tem um valor quase idêntico ao Tiggo 5x, sendo apenas R$ 0,11 mais cara.

Já a versão Pro, com motor 1.6 turbinado, alcança os R$ 4,2 mil.

Revisões Tiggo 5x Tiggo 7 Sport/Hybrid Tiggo 7 Pro
10.000 km R$ 624,92 R$ 624,92 R$ 668,25
20.000 km R$ 1.006,65 R$ 1.006,65 R$ 1.016,71
30.000 km R$ 624,92 R$ 624,92 R$ 787,58
40.000 km R$ 1.720,08 R$ 1.720,19 R$ 1.016,71
50.000 km R$ 624,92 R$ 624,92 R$ 668,25
TOTAL R$ 4.601,49 R$ 4.601,60 R$ 4.157,50

VENCEDOR: Tiggo 7.

tiggo 7 pro hybrid 3
tiggo 7 pro hybrid 3

Vendas tímidas para o Tiggo 7

Em 2023, o Tiggo 5x foi o modelo mais vendido da Chery em nosso mercado. Foram 14.400 unidades, ficando na 16ª posição entre todos os SUVs com apenas 1,84% de participação. Apesar do título de mais vendido da marca, ainda são números bem discretos.

Já o Tiggo 7 ficou na 20ª posição com suas 6.349 unidades emplacadas (0,81% de participação), ficando atrás do Tiggo 8, que é mais caro e que teve 9.545 emplacamentos.

Olhando para os números até fevereiro de 2024, a história segue a mesma. O Tiggo 5x é o mais vendido, com 3.970 unidades até o momento (12º), enquanto o Tiggo 7 vendeu 1.109 unidades (20º), uma posição atrás do Tiggo 8.

A esperança da marca está no novo Tiggo 7 Sport, que deve aumentar consideravelmente as vendas do modelo com seu preço inicial de R$ 134.990.

VENCEDOR: Tiggo 5x.

Tiggo 5X 002

Conclusão

A disputa entre os SUVs da Chery foi relativamente equilibrada, mas o Tiggo 7 levou a melhor.

Ele ganhou a disputa na motorização, sendo superior no desempenho com o propulsor 1.6 turbo e igualmente econômico ao irmão menor com sua versão híbrida.

Além disso, ele é muito mais espaçoso por pertencer ao segmento dos médios, tem um porta-malas bem maior (e com abertura automática em algumas versões) e ainda conta com revisões mais baratas.

Enquanto isso, o Tiggo 5x é um modelo mais barato e tem tido um desempenho bem melhor nas vendas, justamente pelos preços mais convidativos.

O único empate nesse comparativo veio na lista de equipamentos.

Fichas técnicas

Tiggo 5x

Tiggo 7

Preço  R$ 114.990 a R$ 144.990 R$ 134.990 a R$ 169.990
Motor 1.5 turbo 1.5 turbo ou 1.6 turbo
Potência e torque 1.5T – 150 cv e 21,4 kgfm 1.5T – 150 cv e 21,4 kgfm
1.6T – 187 cv e 28 kgfm
Híbrido – 160 cv e 25,5 kgfm Híbrido – 160 cv e 25,5 kgfm
Câmbio CVT CVT ou AT
Aceleração e velocidade máxima 1.5T – 10,3s e 193 km/h 1.5T – 10,7s e 180 km/h
1.6T – 8,1s e 180 km/h
Híbrido – 9,2s e 193 km/h Híbrido – 9,7s e 180 km/h
Consumo cidade 1.5T – 6,9 km/l (E) e 9,9 km/l (G) 1.5T – 6,9 km/l (E) e 10 km/l (G)
1.6T – 9,9 km/l (G)
Híbrido – 8,1 km/l (E) e 11,1 km/l (G) Híbrido – 8,1 km/l (E) e 11,1 km/l (G)
Consumo estrada 1.5T – 8,1 km/l (E) e 11,5 km/l (G) 1.5T – 8,3 km/l (E) e 11,7 km/l (G)
1.6T – 11,7 km/l (G)
Híbrido – 8,3 km/l (E) e 10,9 km/l (G) Híbrido – 8,5 km/l (E) e 11,2 km/l (G)
Rodas e pneus 215/60 R17 ou 225/55 R18 225/60 R18
Medidas comprimento, 4,33 m; altura, 1,64 m; largura, 1,83 m; entre-eixos, 2,63 m comprimento, 4,50 m; altura, 1,70 m; largura, 1,84 m; entre-eixos, 2,67 m
Tanque 51 litros 51 litros
Porta-malas 330 a 340 litros 475 a 525 litros
Peso  1.452 a 1.454 kg 1.466 a 1.506 kg
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Autor: Viny Furlani

Trabalha no segmento automotivo há mais de 18 anos. Desde 2009 trabalha como jornalista no Notícias Automotivas, escrevendo avaliações e notícias sobre carros, totalizando mais de 2.000 artigos.