A CAOA Chery tem investido forte no mercado brasileiro, buscando colocar seus SUVs entre os mais vendidos por aqui.
Mas o que acontece quando colocamos frente a frente os modelos Tiggo 5x e Tiggo 7?
Mesmo pertencendo a segmentos diferentes pelo seu tamanho, os dois podem buscar o mesmo consumidor se ele estiver disposto a gastar mais de R$ 130 mil.
Será que vale a pena investir no compacto mais completo ou buscar o médio de entrada?
Confira!
Ambos tem preços bem atraentes
Os preços do Tiggo 5x 2025 obviamente são menores que os valores cobrados pelo irmão maior, pois a Chery define bem o espaço que cada SUV tem em sua linha (lembrando que ela ainda vende o maior Tiggo 8).
O modelo de entrada começa em quase R$ 115 mil na versão Tiggo 5x Sport, dando saltos consideráveis de preço nas versões mais caras. A intermediária Tiggo 5x Pro exige um investimento de R$ 15 mil, enquanto a topo de linha Tiggo 5x Pro Hybrid pede mais R$ 15 mil.
As duas primeiras usam o motor 1.5 turbo de 150 cv e 21,4 kgfm, com câmbio CVT de nove marchas, enquanto a versão híbrida adiciona o motor elétrico para entregar 160 cv e 25,5 kgfm, com o mesmo câmbio.
Confira a linha do Tiggo 5x 2025:
- Tiggo 5x Sport – R$ 114.990
- Tiggo 5x Pro – R$ 129.990
- Tiggo 5x Pro Hybrid Max Drive – R$ 144.990
O preço inicial do Tiggo 7 2025 fica acima do que é pedido pela opção intermediária do irmão menor, mostrando que aqui você pode esperar um SUV mais espaçoso, equipado e com desempenho superior.
Aliás, a versão de entrada Tiggo 7 Sport chegou recentemente e causou um grande movimento no mercado com seu preço inicial de R$ 135 mil, muito abaixo de concorrentes com porte similar.
O VW Taos, por exemplo, já baixou de preço.
Acima dessa opção aparecem o Tiggo 7 Pro Max Drive e o Tiggo 7 Pro Hybrid, ambos custando quase R$ 170 mil. Assim como diversos outros modelos da Chery, eles receberam uma redução na linha 2025.
O modelo de entrada usa o mesmo motor 1.5 turbo de 150 cv e 21,4 kgfm do Tiggo 5x, enquanto a versão intermediária tem o propulsor 1.6 turbo de 187 cv e 28 kgfm.
O primeiro tem câmbio CVT de 9 marchas, enquanto o segundo é automatizado com 7 velocidades.
Finalmente, o SUV híbrido também adiciona um motor elétrico ao motor 1.5 turbo, gerando 160 cv e 25,5 kgfm, e também usando a transmissão CVT de 9 velocidades.
Veja quanto custa o Tiggo 7 2025:
- Tiggo 7 Sport – R$ 134.990
- Tiggo 7 Pro Max Drive – R$ 169.990
- Tiggo 7 Pro Hybrid Max Drive – R$ 169.990
VENCEDOR: Tiggo 5x.
Muitos equipamentos de série
A Chery costuma usar diversos equipamentos em mais de um modelo, e aqui a história se repete. Se colocarmos o Tiggo 5x Pro (R$ 129.990) e o Tiggo 7 Sport (R$ 134.990) frente a frente, qual deles é mais equipado?
Ambos são bem equipados, com seis airbags, banco do motorista com ajustes elétricos, câmera de ré, bancos em couro, multimídia de 10,25″, sensor crepuscular, piloto automático, A/C com saída traseira, freio de estacionamento eletrônico com Auto Hold e rodas aro 18.
O Tiggo 5x Pro é o único com A/C dual zone, câmera 360º e teto panorâmico, enquanto o Tiggo 7 Sport oferece banco do passageiro com ajustes elétricos, carregador por indução, painel digital maior (12,3″ contra 7″), retrovisor eletrocrômico, sensor de chuva, faróis full LED e freios a disco nas quatro rodas.
Ou seja, mesmo sendo uma versão mais barata para movimentar o mercado, o Tiggo 7 Sport está um degrau acima de seu irmão. A diferença de preço entre eles, atualmente de R$ 5 mil, parece compensar a favor do SUV maior.
A situação se inverte se você quiser o Tiggo 5x Hybrid, que ganha assistente de farol alto, alertas de ponto cego, mudança de faixa, colisão frontal e tráfego cruzado traseiro, ACC, sensor de chuva, start/stop e carregador por indução.
Nesse caso, você paga R$ 10 mil a mais em relação ao Tiggo 7 Sport e tem um carro mais equipado, com exceção do retrovisor fotocrômico, banco do passageiro com ajustes elétricos e capô sustentado por mola a gás.
VENCEDOR: Empate.
A diferença do 1.5 Turbo para o 1.6 Turbo
A linha de motores do Tiggo 5x é composta basicamente pela mesma opção 1.5 turbo de 150 cv e 21,4 kgfm. A única exceção é a adição do propulsor elétrico na versão híbrida, que eleva os números para 160 cv e 25,5 kgfm. Todos usam o mesmo câmbio CVT de nove marchas.
E o que dizer do desempenho? Nas versões a combustão, o SUV da Chery acelera de 0 a 100 km/h em 10,3 segundos e tem máxima de 193 km/h, enquanto a versão híbrida faz o mesmo em 9,2 segundos, alcançando a mesma velocidade final.
Pulando para o Tiggo 7, temos mais opções. A gama de motores começa com o mesmo 1.5 turbo citado acima, levando o SUV até os 100 km/h em 10,7 segundos e alcançando a máxima de 180 km/h, a mesma em todas as versões.
O Tiggo 7 Pro é o mais potente, com o motor 1.6 turbo a gasolina de 187 cv e 28 kgfm (com câmbio automatizado de 7 velocidades), chegando aos 100 km/h em 8,1 segundos. Já a versão híbrida tem o mesmo conjunto do Tiggo 5x Hybrid, com 0 a 100 km/h em 9,7 segundos.
Sobre o consumo, vemos que o Tiggo 5x não tem boas notícias para seus compradores, sendo o pior em quase todas as medições. Ele perde apenas para sua própria versão híbrida na estrada, quando abastecido com gasolina.
Na outra ponta, o Tiggo 7 Hybrid tem os melhores números na cidade e na estrada com etanol, perdendo para suas versões convencionais no trecho rodoviário com gasolina.
Um detalhe curioso é em relação ao Tiggo 7 Pro, com motor 1.6 turbo e movido apenas a gasolina: ele é, ao mesmo tempo, o pior na cidade e o melhor na estrada.
Consumo | Tiggo 5x 1.5T | Tiggo 5x Hybrid | Tiggo 7 1.5T | Tiggo 7 1.6T | Tiggo 7 Hybrid |
Cidade – etanol | 6,9 | 8,1 | 6,9 | 8,1 | |
Cidade – gasolina | 9,9 | 11,1 | 10,0 | 9,9 | 11,1 |
Estrada – etanol | 8,1 | 8,3 | 8,3 | 8,5 | |
Estrada – gasolina | 11,5 | 10,9 | 11,7 | 11,7 | 11,2 |
VENCEDOR: Tiggo 7.
O Tiggo 7 é bem mais espaçoso
Você já deve imaginar quem levou a melhor no quesito espaço interno. O Tiggo 7 mede 4,50 m de comprimento, 1,84 m de largura, 1,70 m de altura e tem 2,67 m de entre-eixos, medidas dignas de um SUV médio.
Enquanto isso, seu irmão compacto tem 4,33 m de comprimento, 1,83 m de largura, 1,64 m de altura e 2,63 m de entre-eixos.
O que afeta diretamente no espaço são os 17 cm de diferença no comprimento e 4 cm no entre-eixos.
Mas é bom ressaltar que estamos falando de SUVs de segmentos diferentes, pois o Tiggo 5x tem um espaço bom se comparado a outros compactos. Além disso, ele oferece saída de A/C para a segunda fileira, apoio de braço e túnel central mais baixo.
O Tiggo 7 tem os mesmos mimos para os passageiros traseiros e conta com mais espaço que o Compass, por exemplo.
Mas o grande diferencial é o tamanho de seu porta-malas, que comporta 525 litros na versão Sport e 475 litros nas outras configurações.
A Chery ainda colocou um nível inferior no porta-malas, onde é possível acomodar objetos menores que você não quer ver rolando pelo porta-malas. E a tampa do compartimento ainda pode ter sua abertura automática ajustada.
VENCEDOR: Tiggo 7.
Qual é mais barato nas manutenções?
Todos os carros da Chery são vendidos com 5 anos de garantia e revisões no padrão mais comum por aqui, com paradas a cada 10.000 km ou 12 meses, o que ocorrer primeiro.
Infelizmente, a marca divulga os valores só até a 5ª revisão.
No caso do Tiggo 5x, todas as versões tem o mesmo custo até os 50.000 km, que é de R$ 4,6 mil. A parada dos 40.000 km subiu bastante depois que o novo modelo foi apresentado, chegando agora a R$ 1,7 mil.
Já o Tiggo 7 separa os valores dependendo do motor. As versões Sport e Hybrid, que usam o propulsor 1.5 turbo, tem um valor quase idêntico ao Tiggo 5x, sendo apenas R$ 0,11 mais cara.
Já a versão Pro, com motor 1.6 turbinado, alcança os R$ 4,2 mil.
Revisões | Tiggo 5x | Tiggo 7 Sport/Hybrid | Tiggo 7 Pro |
10.000 km | R$ 624,92 | R$ 624,92 | R$ 668,25 |
20.000 km | R$ 1.006,65 | R$ 1.006,65 | R$ 1.016,71 |
30.000 km | R$ 624,92 | R$ 624,92 | R$ 787,58 |
40.000 km | R$ 1.720,08 | R$ 1.720,19 | R$ 1.016,71 |
50.000 km | R$ 624,92 | R$ 624,92 | R$ 668,25 |
TOTAL | R$ 4.601,49 | R$ 4.601,60 | R$ 4.157,50 |
VENCEDOR: Tiggo 7.
Vendas tímidas para o Tiggo 7
Em 2023, o Tiggo 5x foi o modelo mais vendido da Chery em nosso mercado. Foram 14.400 unidades, ficando na 16ª posição entre todos os SUVs com apenas 1,84% de participação. Apesar do título de mais vendido da marca, ainda são números bem discretos.
Já o Tiggo 7 ficou na 20ª posição com suas 6.349 unidades emplacadas (0,81% de participação), ficando atrás do Tiggo 8, que é mais caro e que teve 9.545 emplacamentos.
Olhando para os números até fevereiro de 2024, a história segue a mesma. O Tiggo 5x é o mais vendido, com 3.970 unidades até o momento (12º), enquanto o Tiggo 7 vendeu 1.109 unidades (20º), uma posição atrás do Tiggo 8.
A esperança da marca está no novo Tiggo 7 Sport, que deve aumentar consideravelmente as vendas do modelo com seu preço inicial de R$ 134.990.
VENCEDOR: Tiggo 5x.
Conclusão
A disputa entre os SUVs da Chery foi relativamente equilibrada, mas o Tiggo 7 levou a melhor.
Ele ganhou a disputa na motorização, sendo superior no desempenho com o propulsor 1.6 turbo e igualmente econômico ao irmão menor com sua versão híbrida.
Além disso, ele é muito mais espaçoso por pertencer ao segmento dos médios, tem um porta-malas bem maior (e com abertura automática em algumas versões) e ainda conta com revisões mais baratas.
Enquanto isso, o Tiggo 5x é um modelo mais barato e tem tido um desempenho bem melhor nas vendas, justamente pelos preços mais convidativos.
O único empate nesse comparativo veio na lista de equipamentos.
Fichas técnicas
Tiggo 5x |
Tiggo 7 |
|
Preço | R$ 114.990 a R$ 144.990 | R$ 134.990 a R$ 169.990 |
Motor | 1.5 turbo | 1.5 turbo ou 1.6 turbo |
Potência e torque | 1.5T – 150 cv e 21,4 kgfm | 1.5T – 150 cv e 21,4 kgfm |
1.6T – 187 cv e 28 kgfm | ||
Híbrido – 160 cv e 25,5 kgfm | Híbrido – 160 cv e 25,5 kgfm | |
Câmbio | CVT | CVT ou AT |
Aceleração e velocidade máxima | 1.5T – 10,3s e 193 km/h | 1.5T – 10,7s e 180 km/h |
1.6T – 8,1s e 180 km/h | ||
Híbrido – 9,2s e 193 km/h | Híbrido – 9,7s e 180 km/h | |
Consumo cidade | 1.5T – 6,9 km/l (E) e 9,9 km/l (G) | 1.5T – 6,9 km/l (E) e 10 km/l (G) |
1.6T – 9,9 km/l (G) | ||
Híbrido – 8,1 km/l (E) e 11,1 km/l (G) | Híbrido – 8,1 km/l (E) e 11,1 km/l (G) | |
Consumo estrada | 1.5T – 8,1 km/l (E) e 11,5 km/l (G) | 1.5T – 8,3 km/l (E) e 11,7 km/l (G) |
1.6T – 11,7 km/l (G) | ||
Híbrido – 8,3 km/l (E) e 10,9 km/l (G) | Híbrido – 8,5 km/l (E) e 11,2 km/l (G) | |
Rodas e pneus | 215/60 R17 ou 225/55 R18 | 225/60 R18 |
Medidas | comprimento, 4,33 m; altura, 1,64 m; largura, 1,83 m; entre-eixos, 2,63 m | comprimento, 4,50 m; altura, 1,70 m; largura, 1,84 m; entre-eixos, 2,67 m |
Tanque | 51 litros | 51 litros |
Porta-malas | 330 a 340 litros | 475 a 525 litros |
Peso | 1.452 a 1.454 kg | 1.466 a 1.506 kg |
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