A entrada dos modelos chineses no mercado brasileiro movimentou bastante as outras marcas, que tiveram que se atualizar para enfrentar a nova concorrência. Hoje vamos ver mais uma dessas disputas, entre Tiggo 5x e Creta.
O modelo da Chery continua atraindo seus clientes pelo custo-benefício, mas todos sabem que existem outros fatores importantes que podem decidir uma compra. Afinal, quem leva a melhor nessa briga?
Confira!
O imbatível preço dos chineses
Parece até uma regra, mas quase todos os SUVs desse porte começam perto dos R$ 120 mil. Esse é o caso dos dois modelos nessa disputa, sendo que o chinês tem a versão Sport nesse preço.
Acima dela aparece o Tiggo 5x Pro, que sai por R$ 133 mil, enquanto a opção Pro Hybrid é a topo de linha, por quase R$ 148 mil. Debaixo do capô, ele vem sempre com o motor 1.5 turbo de até 150 cv, com câmbio CVT de 9 marchas.
No caso da versão híbrida, ainda existe a ajuda do motor elétrico, que eleva a potência para 160 cv.
Confira quanto custa o Tiggo 5x 2025:
- Tiggo 5x Sport – R$ 119.990
- Tiggo 5x Pro – R$ 132.990
- Tiggo 5x Pro Hybrid Max Drive – R$ 147.990
Ainda que o Creta também parta de quase R$ 120 mil, vale destacar que ele faz isso com sua geração anterior, na versão Action e com motor 1.6 aspirado. Olhando para as opções mais modernas do catálogo, os preços são bem mais altos.
Usando o propulsor 1.0 turbo de 120 cv, o SUV tem as versões Comfort Plus, Limited Safety, Platinum Safety e N Line, com valores variando entre R$ 142 mil e R$ 182 mil, aproximadamente.
A Hyundai ainda oferece a configuração Ultimate, com motor 2.0 de 167 cv, quando o preço chega a quase R$ 188 mil. Pela diferença nas versões mais caras, o Creta perde essa primeira disputa.
Veja os novos preços do Creta 2025:
- Creta Action 1.6 AT – R$ 119.990 (geração anterior)
- Creta Comfort Plus 1.0 Turbo AT – R$ 141.890
- Creta Limited Safety 1.0 Turbo AT – R$ 156.490
- Creta Platinum Safety 1.0 Turbo AT – R$ 172.690
- Creta N Line 1.0 Turbo AT – R$ 182.090
- Creta Ultimate 2.0 AT – R$ 187.890
VENCEDOR: Tiggo 5x.
O Tiggo 5x é mais equipado
Se temos duas versões com preços idênticos, como é o caso dos modelos Tiggo 5x Sport e Creta Action, é natural começar por eles o comparativo de equipamentos. Quem oferece mais por R$ 119.990?
O modelo da Chery ganha de lavada essa disputa, sendo o único com bancos em couro com ajuste elétrico para o motorista, airbags laterais e de cortina, retrovisores com rebatimento elétrico e aquecimento, câmera de ré, controle de descida, sensor de estacionamento e rodas aro 17.
A lista de itens exclusivos ainda conta com faróis duplos com regulagem de altura, A/C com saída traseira, apoio de braço dianteiro e traseiro, chave presencial, partida remota, freio de estacionamento elétrico com Auto Hold e multimídia com espelhamento do celular.
A situação fica ainda pior para o Creta quando vemos que ele não tem nada em sua lista de itens de série que o rival também não ofereça. Realmente, essa versão é apenas um chamariz para o restante da linha.
Outra disputa é vista entre Tiggo 5x Pro Hybrid (R$ 147.990) e Creta Limited Safety (R$ 156.490). Será que usando uma versão da atual geração, e numa configuração mais cara, o Hyundai consegue dar o troco?
A resposta é não. O Tiggo 5x se destaca pelas rodas aro 18, câmera 360º, faróis de LED, alerta de ponto cego, alerta de tráfego cruzado traseiro, ar dual zone, ACC, sensor de chuva e teto panorâmico.
O Creta ganha itens de assistência, que o Chery também tem, além de contar com indicador de fadiga, assistente de permanência e centralização em faixa e troca de marchas no volante.
Isso parece muito pouco diante da lista do Tiggo 5x mais caro, e ele ainda custa menos que essa versão intermediária do Creta. Ponto para o chinês.
VENCEDOR: Tiggo 5x.
O Creta é mais eficiente
Todas as versões do Tiggo 5x usam o motor 1.5 turboflex, com injeção multiponto. Ele entrega 150 cv e 21,4 kgfm, com câmbo CVT de 9 marchas. São 10,3 segundos para chegar aos 100 km/h e velocidade final de 193 km/h.
No caso da versão híbrida, o motor elétrico adiciona 10 cv e 4,1 kgfm, totalizando 160 cv e 25,5 kgfm, com o mesmo câmbio. O desempenho melhora, com 9,2 segundos até os 100 km/h e os mesmos 193 km/h de máxima.
No lado do Creta, a versão Action é a única com o propulsor 1.6 aspirado de 130 cv e 16,5 kgfm, ligado ao câmbio automático de 6 marchas (assim como as outras versões). Com aceleração de 0 a 100 km/h em 12 segundos e máxima de 172 km/h, seu desempenho é apenas razoável.
Subindo para a geração atual, a maioria das versões usa o mesmo motor 1.0 turbo de 120 cv e 17,5 kgfm do HB20, que tem injeção direta. A ajuda do turbocompressor melhora seus números, levando 11,5 segundos até os 100 km/h e com máxima de 180 km/h.
Finalmente, a opção mais cara da gama é a única com o propulsor 2.0 aspirado de 167 cv e 20,6 kgfm. Aqui, o modelo consegue chegar aos 100 km/h em 9,3 segundos e alcança 190 km/h de velocidade final.
Levando em conta o melhor desempenho em cada modelo, dá para dizer que eles empatam nesse quesito. Mas o que dizer do consumo? Será que a eficiência do Creta supera a versão híbrida do Tiggo 5x?
Na verdade, o modelo da Chery usa um gerador elétrico que dá um empurrão para o motor quando ele é mais exigido. Isso significa que seu consumo não é tão impressionante quanto vemos em modelos verdadeiramente híbridos.
A tabela abaixo comprova isso, mostrando que o Creta 1.0 turbo é o mais econômico em todas as medições. Do outro lado, o Tiggo 5x acaba sendo o mais gastão, com o Creta 1.6 tendo desempenho similar em algumas situações.
A diferença no desempenho a favor do Tiggo 5x é mínima, enquanto a vantagem do Creta no consumo é bem mais significativa. Vitória para a Hyundai nesse quesito.
Consumo | Tiggo 5x 1.5T | Tiggo 5x Hybrid | Creta 1.6 AT | Creta 1.0 Turbo | Creta 2.0 |
Cidade – etanol | 6,9 | 8,1 | 7,1 | 8,3 | 7,7 |
Cidade – gasolina | 9,9 | 11,1 | 9,7 | 11,9 | 11,1 |
Estrada – etanol | 8,1 | 8,3 | 8,1 | 9,1 | 8,8 |
Estrada – gasolina | 11,5 | 10,9 | 12,1 | 12,6 | 12,4 |
VENCEDOR: Creta.
Números que enganam
Talvez isso não fique tão claro olhando os dois SUVs na rua, mas o Tiggo 5x é maior no comprimento (4,33 x 4,30), na altura (1,64 x 1,63), na largura (1,83 x 1,79) e no entre-eixos (2,63 x 2,61).
Apesar disso, parece que o Creta usa melhor o espaço interno e oferece mais conforto para seus ocupantes. O motivo talvez esteja nos bancos dianteiros do Tiggo 5x, que são bem robustos e acabam roubando um pouco do espaço atrás.
O fato é que ambos oferecem saídas traseiras de ar-condicionado, o que não acontece apenas na versão de entrada do Creta. Além disso, vale destacar o ótimo acabamento do Chery, que impressiona diante da concorrência nesse segmento.
Outro ponto favorável ao Creta está no porta-malas, que oferece entre 422 e 431 litros. Enquanto isso, o Tiggo 5x fica entre 330 e 340 litros, uma diferença considerável para qualquer família que gosta de pegar estrada e precisa levar muita bagagem.
VENCEDOR: Creta.
Não se esqueça das revisões
Com 5 anos de garantia em todas as versões e revisões a cada 10.000 km ou 12 meses, os dois modelos oferecem planos de manutenção similares para seus compradores. A diferença, porém, está no preço de cada parada.
No caso do Tiggo 5x, não há qualquer diferença entre as versões, somando sempre R$ 5,7 mil até os 60.000 km. Esse valor é mais alto do que todas as versões do Creta, que ficam entre R$ 4,2 mil e R$ 4,7 mil no mesmo período.
Isso indica um ponto de atenção para um comprador do segmento: ainda que os preços de tabela das versões sejam bem chamativos, é preciso ficar atento ao custo posterior que você terá com aquele carro.
Revisões | Tiggo 5x | Creta 1.6 | Creta 1.0 Turbo | Creta 2.0 |
10.000 km | R$ 592,28 | R$ 362,83 | R$ 367,32 | R$ 436,09 |
20.000 km | R$ 987,32 | R$ 759,79 | R$ 764,28 | R$ 833,05 |
30.000 km | R$ 592,28 | R$ 683,66 | R$ 688,15 | R$ 756,92 |
40.000 km | R$ 1.708,22 | R$ 952,53 | R$ 1.012,39 | R$ 1.045,51 |
50.000 km | R$ 592,28 | R$ 648,01 | R$ 652,50 | R$ 721,27 |
60.000 km | R$ 1.281,77 | R$ 831,09 | R$ 1.300,05 | R$ 904,35 |
TOTAL | R$ 5.754,15 | R$ 4.237,91 | R$ 4.784,69 | R$ 4.697,19 |
VENCEDOR: Creta.
O Creta vende muito mais
O único rival que tiraria a vitória do Creta no quesito vendas é o T-Cross, atual líder do segmento. Afinal, o modelo da Hyundai segue firme na segunda posição, muito acima do Tiggo 5x.
Levando em conta os números entre janeiro e julho de 2024, o Creta já somou 37.812 unidades e 7,67% de participação entre os SUVs. No mesmo período, o rival da Chery teve 15.631 vendas e 3,17%, ficando apenas na 12ª posição.
O momento do Creta é tão bom no mercado brasileiro, que ele ocupa a 7ª posição entre todos os automóveis. Ou seja, acaba sendo muito difícil imaginar que o Tiggo 5x consiga terminar o ano à frente desse rival.
VENCEDOR: Creta.
Conclusão
O Tiggo 5x começou com tudo nesse comparativo, vencendo o rival nas duas primeiras categorias. Isso significa que ele é mais barato e ainda oferece um nível superior de equipamentos. Pena para a marca que as vitórias se encerraram por aí.
No restante da disputa, só deu o Creta. O SUV da Hyundai se mostrou mais eficiente (especialmente quando vemos seu consumo), oferece mais espaço interno, tem revisões mais baratas e, como resultado de tudo isso, vende bem mais no mercado nacional.
Fichas técnicas
Tiggo 5x |
Creta |
|
Preço | R$ 119.990 a R$ 147.990 | R$ 119.990 a R$ 187.890 |
Motor | 1.5 turbo | 1.6, 1.0 turbo ou 2.0 |
Potência e torque | 1.5T – 150 cv e 21,4 kgfm | 1.6 – 130 cv e 16,5 kgfm |
Híbrido – 160 cv e 25,5 kgfm | 1.0 turbo – 120 cv e 17,5 kgfm | |
2.0 – 167 cv e 20,6 kgfm | ||
Câmbio | CVT de 9 marchas | Automático de 6 marchas |
Aceleração e velocidade máxima | 1.5T – 10,3s e 193 km/h | 1.6 – 12s e 172 km/h |
Híbrido – 9,2s e 193 km/h | 1.0T – 11,5s e 180 km/h | |
2.0 – 9,3s e 190 km/h | ||
Consumo cidade | 1.5T – 6,9 km/l (E) e 9,9 km/l (G) | 1.6 – 7,1 km/l (E) e 9,7 km/l (G) |
Híbrido – 8,1 km/l (E) e 11,1 km/l (G) | 1.0T – 8,3 km/l (E) e 11,9 km/l (G) | |
2.0 – 7,7 km/l (E) e 11,1 km/l (G) | ||
Consumo estrada | 1.5T – 8,1 km/l (E) e 11,5 km/l (G) | 1.6 – 8,1 km/l (E) e 12,1 km/l (G) |
Híbrido – 8,3 km/l (E) e 10,9 km/l (G) | 1.0T – 9,1 km/l (E) e 12,6 km/l (G) | |
2.0 – 8,8 km/l (E) e 12,4 km/l (G) | ||
Rodas e pneus | 215/60 R17 ou 225/55 R18 | 205/65 R16, 215/60 R17 ou 215/55 R18 |
Medidas | comprimento, 4,33 m; altura, 1,64 m; largura, 1,83 m; entre-eixos, 2,63 m | 1.6 – comprimento, 4,29 m; altura, 1,63 m; largura, 1,78 m; entre-eixos, 2,59 m |
1.0T e 2.0 – comprimento, 4,30 m; altura, 1,63 m; largura, 1,79 m; entre-eixos, 2,61 m | ||
Tanque | 51 litros | 55 litros (1.6) ou 50 litros (1.0T e 2.0) |
Porta-malas | 330 a 340 litros | 431 litros (1.6) ou 422 litros (1.0T e 2.0) |
Peso | 1.452 a 1.454 kg | 1.6 – 1.359 kg |
1.0T e 2.0 – 1.270 kg a 1.359 kg |
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