Chery Tiggo 5x vs Nissan Kicks: O japonês segue mais barato, mas os chineses sempre oferecem mais

caoa chery tiggo 5x 2024 caoa santos (1)
caoa chery tiggo 5x 2024

Um deles conseguiu mudar o patamar da marca e tem sido cada vez mais procurado pelos brasileiros, enquanto o outro briga entre os líderes da categoria e ainda está perto de uma nova geração.

A briga entre Tiggo 5x e Kicks é uma das melhores entre os SUVs nesse momento, e eles comprovam na prática os motivos por trás de tanta procura.

Mas qual é melhor?

Confira nosso comparativo!

nissan kicks 2024 iremoc santos (1)
nissan kicks 2024

O Kicks segue mais barato

A única mudança de preços recente no Tiggo 5x veio na versão mais barata Sport, que ficou R$ 2 mil mais cara e pulou para quase R$ 117 mil. Acima dela está a opção Pro, que sai por R$ 130 mil e usa o mesmo motor 1.5 turbo de 150 cv e câmbio CVT da primeira opção.

No topo da gama temos o Tiggo 5x Hybrid, com o mesmo propulsor citado trabalhando com o auxílio da eletrificação para gerar 160 cv. A diferença aqui é o preço, que chega a quase R$ 145 mil.

Veja os preços atuais do Tiggo 5x 2025:

  • Tiggo 5x Sport – R$ 116.990
  • Tiggo 5x Pro – R$ 129.990
  • Tiggo 5x Pro Hybrid Max Drive – R$ 144.990
caoa chery tiggo 5x 2024 caoa santos (2)
caoa chery tiggo 5x 2024

Esperando sua nova geração, que chega no próximo ano, o Kicks continua com os mesmos preços em sua extensa gama. Ela começa com a versão Active, que parte de R$ 113 mil e coloca o Nissan como mais barato que o rival da Chery.

Acima estão as opções Sense e Advance, que variam entre R$ 118 mil e R$ 138 mil, enquanto a topo de linha Exclusive fica acima dos R$ 150 mil. As configurações mais caras ainda tem os pacotes opcionais Pack Plus e Pack Tech.

Em todas as versões, o SUV usa o mesmo motor 1.6 aspirado de 113 cv, com câmbio CVT.

Preços do Kicks 2024:

  • Kicks Active 1.6 CVT – R$ 112.990
  • Kicks Active 1.6 CVT + Multimídia – R$ 114.990
  • Kicks Sense 1.6 CVT –  R$ 118.290
  • Kicks Advance 1.6 CVT – R$ 135.990
  • Kicks Advance 1.6 CVT + Pack Plus – R$ 138.190
  • Kicks Exclusive 1.6 CVT – R$ 150.190
  • Kicks Exclusive 1.6 CVT + Pack Tech – R$ 152.190

VENCEDOR: Kicks.

nissan kicks 2024 iremoc santos (2)
nissan kicks 2024

Os chineses sempre oferecem mais

O primeiro comparativo entre esses modelos, usando o preço como base, é entre o Tiggo 5x Sport (R$ 116.990) e o Kicks Sense (R$ 118.290). Qual deles é mais equipado?

O modelo da Chery oferece mais, com bancos em couro com ajuste elétrico (motorista), chave presencial, partida remota, freio elétrico com Auto Hold, saída traseira de A/C, rodas aro 17, faróis e lanterna de neblina, retrovisores com rebatimento elétrico, aquecimento e repetidores de seta, controle de descida, sensores de estacionamento e apoios de braço dianteiro e traseiro.

Mesmo sendo bem equipado, com seis airbags, sensor crepuscular, central multimídia e piloto automático, o Nissan não tem nenhum item exclusivo. E ele ainda custa mais caro que o rival.

A outra disputa fica entre o Tiggo 5x Pro (R$ 129.990) e o Kicks Advance (R$ 135.990), novamente com vitória para o chinês. Além de ser o mais barato, é o único com câmera 360º, faróis em LED, A/C dual zone automático, teto panorâmico e rodas aro 18.

caoa chery tiggo 5x 2024 caoa santos (3)
caoa chery tiggo 5x 2024

A última chance para o japonês aparece na disputa entre o Tiggo 5x Pro Hybrid (R$ 144.990) e o Kicks Exclusive (R$ 150.190), mas o modelo da Nissan tem apenas o retrovisor fotocrômico e o sistema de som Bose como diferenciais.

Já o Chery tem alerta de ponto cego, assistente de mudança de faixa, alerta de colisão com frenagem automática, alerta de tráfego cruzado traseiro, ACC, sensor de chuva e carregador de celular por indução.

Ou seja, em todas as disputas com modelos próximos em preço o Tiggo 5x levou a melhor. E sempre com versões mais baratas que seu rival.

VENCEDOR: Tiggo 5x.

nissan kicks 2024 iremoc santos (3)
nissan kicks 2024

Mais econômico que um híbrido

Existe uma pequena diferença na motorização entre as versões do Tiggo 5x. As duas opções mais baratas contam com o motor 1.5 turbo de 150 cv e 21,4 kgfm, com câmbio CVT de 9 velocidades. Elas chegam aos 100 km/h em 10,3 segundos, com velocidade máxima de 193 km/h.

Já a opção híbrida liga esse motor ao auxílio do propulsor elétrico de 10 cv e 4,1 kgfm, totalizando 160 cv e 25,5 kgfm (com o mesmo câmbio CVT). Com isso, seu 0 a 100 km/h cai para 9,2 segundos, enquanto a máxima permanece a mesma.

No caso do Kicks, todas as versões continuam com o motor 1.6 de 113 cv e 15,3 kgfm, com câmbio CVT de 6 velocidades. O SUV chega aos 100 km/h em 11,8 segundos e tem máxima de 175 km/h. A nova geração finalmente terá um motor turbo, prometendo melhorar esse desempenho.

O troco do Kicks vem no consumo, onde ele não é o mais econômico apenas na cidade e rodando com etanol. Nas outras medições, o modelo da Nissan é o que menos gasta, sendo mais eficiente que o Tiggo 5x Hybrid.

Consumo Tiggo 5x 1.5T Tiggo 5x Hybrid Kicks
Cidade – etanol 6,9 8,1 7,8
Cidade – gasolina 9,9 11,1 11,4
Estrada – etanol 8,1 8,3 9,5
Estrada – gasolina 11,5 10,9 13,8

VENCEDOR: Empate.

caoa chery tiggo 5x 2024 NA 2
caoa chery tiggo 5x 2024 NA 2

Conforto ou porta-malas maior?

As medidas não são tão distantes, mas o Tiggo 5x é maior em comprimento (4,33 x 4,31), na altura (1,64 x 1,59), na largura (1,83 x 1,76) e no entre-eixos (2,63 x 2,61). E isso certamente aparece no dia a dia.

Além de oferecer um pouco mais de espaço para as pernas, ele é o único nesse comparativo com saída traseira de ar, entrada USB e porta-objetos, além do apoio de braço com porta-copos e um túnel central mais baixo.

Outro detalhe que favorece a vida a bordo no modelo chinês é seu teto panorâmico, disponível na versão intermediária e na mais cara. Esse item aumenta bastante a iluminação no interior e ainda favorece os passageiros mais altos, que não encostam a cabeça no teto.

Lá atrás, o Kicks inverte a situação oferecendo um porta-malas de 432 litros, que realmente acomoda com facilidade qualquer bagagem. Enquanto isso, o Tiggo 5x fica entre 330 e 340 litros, tendo um compartimento menor na versão híbrida.

Com isso, temos um empate, sendo que você deve decidir se prefere mais espaço (e conforto) na segunda fileira ou um porta-malas maior.

VENCEDOR: Empate.

nissan kicks xplay (3)
nissan kicks xplay (3)

Revisões mais baratas na Nissan

O Tiggo 5x tem a vantagem da garantia de 5 anos, enquanto o Kicks oferece apenas 3 anos. Mas o que realmente importa é quanto custa a manutenção nesse período, e a notícia para os donos (ou interessados) do chinês não é muito boa.

Suas revisões variam entre R$ 624 e R$ 1.720, sendo que a marca informa os valores apenas até os 50.000 km. Nesse período, o total chega a R$ 4,6 mil, enquanto o Kicks soma menos de R$ 3,7 mil no mesmo intervalo.

Esse é um ponto de atenção para quem está pensando em trocar de carro, pois o preço de compra não é tudo que devemos colocar na ponta do lápis.

Revisões Tiggo 5x Kicks
10.000 km R$ 624,92 R$ 615,00
20.000 km R$ 1.006,65 R$ 918,00
30.000 km R$ 624,92 R$ 615,00
40.000 km R$ 1.720,08 R$ 918,00
50.000 km R$ 624,92 R$ 615,00
TOTAL R$ 4.601,49 R$ 3.681,00

VENCEDOR: Kicks.

tiggo 5x sport 6
tiggo 5x sport 6

O Kicks briga entre os líderes

A investida da Chery no mercado brasileiro nunca foi tão forte, e os resultados estão aparecendo. De janeiro a maio de 2024, o Tiggo 5x foi o carro mais vendido da marca, acumulando 11.611 unidades (mais de 2.300 carros por mês) e assegurando a 12ª colocação.

Mesmo assim, o chinês continua longe do Kicks nesse quesito, pois estamos falando de um dos queridinhos do segmento mais aquecido por aqui. Ele foi o 3º colocado nos cinco primeiros meses, totalizando 23.505 unidades e perseguindo de perto os líderes Creta (24.673) e T-Cross (25.583).

É bom relembrar que o modelo da Nissan está perto de uma profunda renovação em nosso mercado, o que indica que a geração atual já está um pouco cansada. Mesmo assim, os brasileiros continuam procurando (e muito) esse SUV.

VENCEDOR: Kicks.

nissan kicks xplay (9)
nissan kicks xplay (9)

Conclusão

A briga foi boa nesse comparativo, mais acirrada do que o resultado final consegue mostrar. Mesmo vencendo apenas na categoria de equipamentos, o Tiggo 5x mostrou que vai continuar incomodando seus rivais.

Prova disso é que ele empatou com o Nissan na motorização (onde tem desempenho melhor, mas perde no consumo) e no espaço interno (sendo superior na vida a bordo, mas com porta-malas menor).

Mas ainda estamos falando do Kicks, um concorrente de peso entre os SUVs compactos. Ele foi o melhor nos preços, no valor das revisões (onde é muito mais barato) e nas vendas, o que comprova a preferência atual dos brasileiros.

Mesmo assim, ambos figuram como boas compras nesse segmento.

Fichas técnicas

Tiggo 5x

Kicks

Preço  R$ 116.990 a R$ 144.990 R$ 112.990 a R$ 152.190
Motor 1.5 turbo 1.6 aspirado
Potência e torque 1.5T – 150 cv e 21,4 kgfm 113 cv e 15,3 kgfm
Híbrido – 160 cv e 25,5 kgfm
Câmbio CVT de 9 marchas CVT de 6 marchas
Aceleração e velocidade máxima 1.5T – 10,3s e 193 km/h 11,8s e 175 km/h
Híbrido – 9,2s e 193 km/h
Consumo cidade 1.5T – 6,9 km/l (E) e 9,9 km/l (G) 7,8 km/l (E) e 11,4 km/l (G)
Híbrido – 8,1 km/l (E) e 11,1 km/l (G)
Consumo estrada 1.5T – 8,1 km/l (E) e 11,5 km/l (G) 9,5 km/l (E) e 13,8 km/l (G)
Híbrido – 8,3 km/l (E) e 10,9 km/l (G)
Rodas e pneus 215/60 R17 ou 225/55 R18 205/60 R16 ou 205/55 R17
Medidas comprimento, 4,33 m; altura, 1,64 m; largura, 1,83 m; entre-eixos, 2,63 m comprimento, 4,31 m; altura, 1,59 m; largura, 1,76 m; entre-eixos, 2,61 m
Tanque 51 litros 41 litros
Porta-malas 330 a 340 litros 432 litros
Peso  1.452 a 1.454 kg 1.122 a 1.139 kg
google news2Quer receber todas as nossas notícias em tempo real?
Acesse nossos exclusivos: Canal do Whatsapp e Canal do Telegram!

Na enquete anterior, 73% das respostas (573 pessoas) indicaram que acessam o NA usando o celular.

Agora, queremos saber: com que frequência você acessa o NA?

.

O que você achou disso?

Toque nas estrelas!

Média da classificação / 5. Número de votos:

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.




viny
Autor: Viny Furlani

Trabalha no segmento automotivo há mais de 18 anos. Desde 2009 trabalha como jornalista no Notícias Automotivas, escrevendo avaliações e notícias sobre carros, totalizando mais de 2.000 artigos.