Você prefere levar para casa o Tiggo 7 completo ou o Tiggo 8 de entrada?
A briga interna na Chery é uma das boas disputas que vemos no segmento dos SUVs, mas isso também envolve outras versões desses modelos.
O primeiro aposta em preços atrativos, como os R$ 135 mil da versão Sport, enquanto o grandalhão chinês oferece sete lugares e a opção de um conjunto verdadeiramente híbrido na configuração mais cara. Qual é melhor?
Confira!
Preços que não se cruzam
Em alguns comparativos, os modelos compartilham algumas faixas de preço, mas isso não acontece nessa briga interna. O Tiggo 7 2025 começa e termina numa faixa abaixo do seu irmão maior.
A versão de entrada é a Sport, lançada em fevereiro por menos de R$ 135 mil para bagunçar o segmento de SUVs médios.
Só para se ter uma ideia, o Corolla Cross parte de R$ 163 mil, o Taos começa em R$ 172 mil (valor promocional) e o Compass não sai por menos de R$ 185 mil.
Depois, a marca tem o Tiggo 7 Pro, que custa quase R$ 170 mil na versão a combustão ou na opção com sistema híbrido-leve.
A versão mais barata usa o motor 1.5 turbo de 150 cv, a intermediária opta pelo 1.6 turbo de 187 cv e a híbrida associa um pequeno motor elétrico ao primeiro propulsor citado para entregar 160 cv.
Veja quanto custa o Tiggo 7 2025:
- Tiggo 7 Sport – R$ 134.990
- Tiggo 7 Pro Max Drive – R$ 169.990
- Tiggo 7 Pro Hybrid Max Drive – R$ 169.990
A versão mais em conta do Tiggo 8, a Max Drive, começa R$ 10 mil acima da topo de linha do Tiggo 7. Ou seja, com R$ 180 mil você leva o maior SUV da marca, que usa o mesmo 1.6 turbo citado acima.
No topo da gama, o Tiggo 8 Pro Hybrid usa o motor 1.5 turbo associado aos motores elétricos para produzir 317 cv. Tudo isso sai por R$ 240 mil, um valor interessante no segmento de modelos híbridos de verdade.
Confira os preços do Tiggo 8 2025:
- Tiggo 8 Max Drive – R$ 179.990
- Tiggo 8 Pro Hybrid – R$ 239.990
VENCEDOR: Tiggo 7.
Tiggo 7 completo ou Tiggo 8 de entrada?
Mesmo sem ter versões com preços iguais ou bem próximos, podemos fazer um bom comparativo entre o Tiggo 7 Pro Max Drive (R$ 169.990) e o Tiggo 8 Max Drive (R$ 179.990).
Será que vale a pena investir R$ 10 mil e pular para o SUV maior?
Os dois modelos tem porta-malas com abertura por aproximação, A/C dual zone com saída traseira, bancos elétricos, câmera 360º, carregador por indução, multimídia de 10,25″, sensor crepuscular, painel digital, sensor de chuva, teto panorâmico, faróis full LED e seis airbags.
Além disso, ambos oferecem alerta de colisão frontal, alerta de saída de faixa (com assistente de mudança e permanência), alerta de tráfego cruzado traseiro, farol alto inteligente, assistente de congestionamento, monitoramento de ponto cego e ACC.
Além de tudo isso, o Tiggo 7 ainda tem controle de climatização à distância, alerta de abertura de porta e alerta de colisão traseira. Já o Tiggo 8 agrega freios a disco nas quatro rodas e sistema de som com oito alto-falantes (o irmão menor tem seis).
Fica claro que o pacote do Tiggo 7 em sua versão mais cara é mais interessante que o Tiggo 8, a menos que você precise de um SUV com mais espaço e a terceira fileira de bancos.
VENCEDOR: Tiggo 7.
O imbatível conjunto híbrido
O Tiggo 7 apresenta um conjunto mecânico diferente em cada versão. A opção Sport, por exemplo, usa o motor 1.5 turbo de 150 cv e 21,4 kgfm, com câmbio CVT de 9 marchas. Ela chega aos 100 km/h em 10,7 segundos e tem máxima de 180 km/h.
No meio da gama está o Tiggo 7 Pro Max Drive, com motor 1.6 turbo de 187 cv e 28 kgfm (movido apenas a gasolina), ligado ao câmbio automático de sete marchas.
Ele é o melhor em desempenho, levando 8,1 segundos para atingir 100 km/h e máxima de 180 km/h.
Finalmente, o Tiggo 7 com sistema híbrido-leve adiciona 10 cv e 4,1 kgfm do propulsor elétrico ao motor 1.5 turbo já citado acima (também com câmbio CVT), totalizando 160 cv e 25,5 kgfm.
Seu 0 a 100 km/h é feito em 9,7 segundos e a máxima também é de 180 km/h.
Falando do Tiggo 8, a versão a combustão Max Drive vem com o mesmo 1.6 turbo de 187 cv usado pelo irmão menor, mas o peso superior prejudica um pouco seu desempenho: 0 a 100 km/h em 9 segundos e máxima de 180 km/h.
O Tiggo 8 Hybrid une o motor 1.5 turbo de 147 cv e 22,5 kgfm (gasolina) aos dois propulsores elétricos (95 cv e 17,3 kgfm + 75 cv e 16,8 kgfm), totalizando 317 cv e 56,6 kgfm.
Com câmbio CVT de 11 marchas, ele tem ótimo desempenho: chega aos 100 km/h em 7 segundos, com máxima de 180 km/h.
Sobre o consumo, é claro que essa versão híbrida do Tiggo 8 é a melhor, chegando a quase 33 km/l na cidade.
Se olhamos para o restante da turma, o Tiggo 7 Hybrid apresenta os melhores números, mas o Tiggo 8 a combustão também faz bonito na estrada quando abastecido com gasolina.
Em contrapartida, o Tiggo 7 Sport tem os piores números, especialmente com etanol.
Consumo | Tiggo 7 1.5T | Tiggo 7 1.6T | Tiggo 7 Hybrid | Tiggo 8 1.6T | Tiggo 8 Hybrid |
Cidade – etanol | 6,9 | 8,1 | |||
Cidade – gasolina | 10,0 | 9,9 | 11,1 | 10,1 | 32,7 |
Estrada – etanol | 8,3 | 8,5 | |||
Estrada – gasolina | 11,7 | 11,7 | 11,2 | 12,0 | 27,8 |
VENCEDOR: Tiggo 8.
Sete lugares e porta-malas enorme
Se o Tiggo 7 é bem mais espaçoso que seu irmão menor Tiggo 5x, como já comparamos por aqui, ele acaba perdendo para o Tiggo 8 nesse quesito. Nenhuma surpresa, pois o irmão maior acomoda até sete passageiros.
Detalhando as medidas, o Tiggo 8 é 22 cm maior em comprimento (4,72 x 4,50), 2 cm maior na largura (1,86 x 1,84), 4 cm maior na altura (1,74 x 1,70) e 4 cm maior no entre-eixos (2,71 x 2,67), isso levando em conta as medidas da versão híbrida do SUV.
Na prática, o grandalhão da Chery oferece um espaço bem generoso na segunda fileira, mesmo tendo um entre-eixos menor que alguns rivais.
Na terceira fileira, apenas crianças vão com conforto, mas essa é a realidade na maioria dos carros com sete lugares.
O mesmo acontece no Tiggo 7, que leva com bastante conforto seus ocupantes traseiros e não deixa a desejar entre os SUVs médios.
Mesmo assim, o conforto é maior na segunda fileira do Tiggo 8.
Falando sobre o porta-malas, temos entre 475 e 525 litros no Tiggo 7, com a maior capacidade apenas na versão Sport. Já o Tiggo 8 leva 650 litros numa configuração igual (cinco lugares) ou ainda 150 litros se todos os bancos estiverem ocupados.
VENCEDOR: Tiggo 8.
R$ 3,3 mil numa única revisão?
As revisões do Tiggo 8 Hybrid poderiam ser as mais baratas desse comparativo, mas a parada dos 40.000 km cobra absurdos R$ 3,3 mil. Com isso, o valor total até os 50.000 km chega a quase R$ 6 mil.
A versão a combustão do modelo passa um pouco de R$ 4,1 mil, praticamente o mesmo valor do Tiggo 7 Pro. Finalmente, as outras versões do Tiggo 7 ficam um pouco acima de R$ 4,6 mil.
Lembrando que a Chery divulga os valores das revisões apenas até os 50.000 km.
Além disso, ela exige que seus proprietários façam as revisões a cada 10.000 km ou 12 meses, o que assegura a garantia de 5 anos.
Revisões | Tiggo 7 Sport/Hybrid | Tiggo 7 Pro | Tiggo 8 | Tiggo 8 Hybrid |
10.000 km | R$ 624,92 | R$ 668,25 | R$ 668,25 | R$ 549,89 |
20.000 km | R$ 1.006,65 | R$ 1.016,71 | R$ 1.016,71 | R$ 882,14 |
30.000 km | R$ 624,92 | R$ 787,58 | R$ 782,04 | R$ 624,92 |
40.000 km | R$ 1.720,19 | R$ 1.016,71 | R$ 1.016,71 | R$ 3.333,23 |
50.000 km | R$ 624,92 | R$ 668,25 | R$ 668,25 | R$ 549,89 |
TOTAL | R$ 4.601,60 | R$ 4.157,50 | R$ 4.151,96 | R$ 5.940,07 |
VENCEDOR: Tiggo 7.
O mais caro vende mais
Se um modelo é mais barato, ele acaba vendendo mais, certo?
Essa pode ser a lógica em outros comparativos, mas aqui a história é bem diferente. E isso ajuda a comprovar o sucesso feito pelo Tiggo 8 em nosso mercado.
Em 2023, foram 9.545 unidades vendidas e a 18ª colocação entre todos os SUVs.
Não parece ser um posicionamento tão bom, mas é bom ressaltar que o Tiggo 8 vendeu mais que Equinox, Eclipse Cross, C4 Cactus e outros utilitários que são mais conhecidos.
No mesmo período, o Tiggo 7 ficou na 20ª colocação, com 6.349 emplacamentos. Antes que isso possa parecer algo atípico, em 2024 estamos vendo o mesmo cenário.
Até fevereiro, o Tiggo 8 vendeu 1.681 unidades, contra 1.109 do Tiggo 7.
VENCEDOR: Tiggo 8.
Conclusão
Ao final dessa disputa, os SUVs da Chery terminaram empatados. O Tiggo 7 é o melhor nos preços, com valores bem mais baixos, no nível de equipamentos e também no custo de manutenção.
Já o Tiggo 8 se destaca na motorização, especialmente com sua versão verdadeiramente híbrida, no espaço interno (levando até sete passageiros) e no desempenho nas vendas, repetindo até aqui o mesmo sucesso que teve no ano passado.
Se você quer um carro da marca, saiba que todos são bem equipados e tem melhorado bastante no acabamento.
Isso significa que a versão de entrada do Tiggo 7 já pode atendê-lo bem.
Vale a pena investir no Tiggo 8 se você precisa de mais espaço ou se quer um SUV híbrido, que acaba sendo incomparável no desempenho e consumo.
Fichas técnicas
Tiggo 7 |
Tiggo 8 |
|
Preço | R$ 134.990 a R$ 169.990 | R$ 179.990 a R$ 239.990 |
Motor | 1.5 turbo ou 1.6 turbo | 1.6 turbo ou híbrido |
Potência e torque | 1.5T – 150 cv e 21,4 kgfm | 1.6T – 187 cv e 28 kgfm |
1.6T – 187 cv e 28 kgfm | ||
Híbrido – 160 cv e 25,5 kgfm | Híbrido – 317 cv e 56,6 kgfm | |
Câmbio | CVT ou AT | AT ou CVT |
Aceleração e velocidade máxima | 1.5T – 10,7s e 180 km/h | 1.6T – 9s e 180 km/h |
1.6T – 8,1s e 180 km/h | ||
Híbrido – 9,7s e 180 km/h | Híbrido – 7s e 180 km/h | |
Consumo cidade | 1.5T – 6,9 km/l (E) e 10 km/l (G) | 1.6T – 10,1 km/l (G) |
1.6T – 9,9 km/l (G) | ||
Híbrido – 8,1 km/l (E) e 11,1 km/l (G) | Híbrido – 32,7 km/l (G) | |
Consumo estrada | 1.5T – 8,3 km/l (E) e 11,7 km/l (G) | 1.6T – 12 km/l (G) |
1.6T – 11,7 km/l (G) | ||
Híbrido – 8,5 km/l (E) e 11,2 km/l (G) | Híbrido – 27,8 km/l (G) | |
Rodas e pneus | 225/60 R18 | 235/55 R18 |
Medidas | comprimento, 4,50 m; altura, 1,70 m; largura, 1,84 m; entre-eixos, 2,67 m | comprimento, 4,70/4,72 m; altura, 1,70/1,74 m; largura, 1,86 m; entre-eixos, 2,71 m |
Tanque | 51 litros | 45 ou 51 litros |
Porta-malas | 475 a 525 litros | 650 litros |
Peso | 1.466 a 1.506 kg | 1.600 a 1.829 kg |
Acesse nossos exclusivos: Canal do Whatsapp e Canal do Telegram!