Chery Tiggo 2 – Reclamações, Defeitos e Problemas

Tiggo 2 002

A Chery está se consolidando no mercado brasileiro, com preços competitivos, pacotes de opcionais interessantes, design moderno e ganhando a confiança no quesito robustez e durabilidade.

O Tiggo 2 é um exemplo do avanço da marca, tendo razoável sucesso no mercado e sem graves problemas em motor ou câmbio, se você está pensando em adquirir um,  fique de olho no nosso texto de hoje.

Num passado recente comprar um carro chinês, coreano ou até francês era motivo de piada, diziam que os carros eram descartáveis e problemáticos, tinham baixo valor de revenda, não tinham peças de reposição e por aí vai.

Talvez isso até tenha sido verdade algum dia, mas hoje as coisas estão diferentes, a Chery e BYD estão aí pra nos mostrar a força das montadoras chinesas, e o custo benefício realmente as favorece, mas isso não quer dizer que os carros sejam perfeitos, o mesmo vale para o modelo abordado nesse texto, mas certamente não são carros ruins e muito menos descartáveis.

Dentre os itens que podem acompanhar o veículo estão airbags, ABS, rodas em liga, ar-condicionado, direção assistida, sensor de estacionamento e bancos de couro, o motor sempre é o 1.5 aspirado com 115 cv e 15 kgfm de torque que levam o carro de 0 a 100 km/h em cerca de 13s e tem velocidade final de 170 km/h.

Abaixo os principais pontos de reclamação dos donos e defeitos apresentados pelo Tiggo 3X:

Desempenho fraco

O desempenho do carro é fraco seja na versão manual, com aceleração de 0 a 100 km/h em 13s, mas principalmente a versão automática, que faz de 0 a 100 km/h em eternos 15s e tem velocidade final de 167 km/h.

Consumo elevado

O consumo do carro é bem alto, principalmente levando em conta o fraco desempenho citado acima, e só piora se comparar com alguns rivais como motores turbo modernos, as médias do Tiggo ficam na faixa dos 10 km/l na cidade e 12 km/l na rodovia, quando abastecido na gasolina.

Câmbio só tem 4 marchas

O câmbio automático só tem 4 velocidades, o que já caiu em desuso no mercado brasileiro, atualmente os câmbios tem normalmente 6 velocidades ou simulam 6 ou mais, uma quantidade pequena assim causa baixo desempenho e alto consumo de combustível.

Revenda ruim

Apesar da Chery estar cada vez mais forte e com alta adesão no mercado, ainda é um pouco difícil vender um usado, e quando ofertado na troca por um outro carro, é muito depreciado pelos lojistas, especialmente se for um modelo que já saiu de linha e vendeu pouco.

Ruídos internos

Tiggo 2 001

Apesar do acabamento não ser dos piores, há focos de ruído espalhados, existem relatos de barulhos nas portas, forração do teto, dentro dos conjuntos de iluminação interno, dentro dos acabamentos das colunas e no painel são os mais comuns.

Motor desliga sozinho

O motor do Tiggo 2 pode se desligar sozinho, sem nenhum aviso, com relatos de quase causar acidentes, colocando a vida dos ocupantes em risco.

A Chery criou um recall para solucionar o problema que, segundo a montadora, está relacionado à fixação do chicote do motor, que pode vibrar e afetar o conector do módulo do motor, causando funcionamento anormal e até desligamento.

Conclusão

Tiggo 2 004

O Chery Tiggo 2 é um carro sem grandes problemas crônicos de motor e câmbio, o maior problema do conjunto é de fato seu baixo desempenho e alto consumo, que são agravados em unidades com o câmbio automático de 4 marchas, conjunto que poderia ter sido substituído por um automático de 6 marchas ou um CVT.

O problema mais perigoso é o desligamento repentino do motor, verifique se esse recall foi aplicado, se não foi faça o mais rápido possível, os ruídos internos são bem incômodos para consumidores mais exigentes, então faça o teste em uma rua esburacada e veja se o nível de barulho te incomoda ou se é suportável.

Existem relatos pontuais de dificuldade de encontrar algumas peças ou demora na entrega pela concessionária, mas de forma geral o atendimento da rede não é ruim e as peças são facilmente encontradas na internet e por um preço bem acessível, comparado aos principais concorrentes, portanto o Tiggo 2 pode sim ser uma boa compra, se encontrado bem conservado e por um preço aceitável.

google news2Quer receber todas as nossas notícias em tempo real?
Acesse nossos exclusivos: Canal do Whatsapp e Canal do Telegram!

O que você achou disso?

Toque nas estrelas!

Média da classificação / 5. Número de votos:

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.


Últimas Notícias



c12OrqyAeQ65CANuSaRgcOXX3cvWvBvO3VrU zKQNKMIjAIN28coKUHnlTgz76QZ90
Autor: Luca Magnani

Engenheiro mecânico na indústria automotiva, pós graduado pela Universidade da Indústria do Paraná em Engenharia de veículos elétricos e híbridos.