Chevrolet chinês zera no Latin NCAP; T-Cross ganha 5 estrelas

groove ncap

Na Fase XV de testes do Latin NCAP, o instituto independente de segurança avaliou dois SUVs compactos vendidos na América Latina, sendo eles o chinês Chevrolet Groove e o brasileiro Volkswagen T-Cross.

O primeiro foi bem mau, enquanto o segundo só confirmou o que já imaginávamos. O Groove é vendido em alguns países da América Latina e vem da China com quatro bolsas infláveis para proteção de motorista e passageiro dianteiro.

No teste, o Chevrolet Groove levou zero estrelas, obtendo 39% de proteção de ocupante adulto, 69% de proteção de ocupante infantil, 36% de proteção para pedestres e vulneráveis e 58% de sistemas de assistência de segurança.

O SUV não tem ADAS e só aí perdeu muitos pontos na avaliação do NCAP. Batendo de frente, o Groove apresentou proteção marginal para o peito, os joelhos e os pés do motorista.

No lateral, o SUV da GM mostrou uma “intrusão relevante no compartimento do passageiro. O veículo não proporciona proteção lateral padrão para a cabeça”, segundo o NCAP.

Alejandro Furas, Secretário Geral do Latin NCAP, disse: “A Chevrolet decepcionou com o Groove, destacando negativamente a política do fabricante de oferecer seis airbags como padrão e bom desempenho de segurança [no Brasil]”.

Furas finalizou: “Incentivamos a GM a voltar logo ao seu padrão de segurança mais elevado e substituir ou atualizar o Groove em breve”.

t cross ncap 2024

Já o T-Cross andou sem problemas pelos testes na ADAC, na Alemanha, com 92% de proteção de ocupante adulto, 90% de proteção de ocupante infantil, 66% de proteção para pedestres e vulneráveis e 85% de sistemas de assistência de segurança.

Apesar das 5 estrelas, com pacote ADAS com AEB e seis bolsas, o SUV da VW foi apontado com o “impacto de poste proporcionou proteção marginal para o peito. O teste de efeito chicote cervical também ofereceu proteção marginal”, segundo o Latin NCAP.

Chevrolet Groove – 4 airbags

Volkswagen T-Cross – 6 airbags

google news2Quer receber todas as nossas notícias em tempo real?
Acesse nossos exclusivos: Canal do Whatsapp e Canal do Telegram!

Na enquete anterior, 73% das respostas (573 pessoas) indicaram que acessam o NA usando o celular.

Agora, queremos saber: com que frequência você acessa o NA?

.

O que você achou disso?

Toque nas estrelas!

Média da classificação / 5. Número de votos:

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.




unnamed
Autor: Ricardo de Oliveira

Com experiência de 27 anos, há 16 anos trabalha como jornalista no Notícias Automotivas, escreve sobre as mais recentes novidades do setor, frequenta eventos de lançamentos das montadoras e faz testes e avaliações. Suas redes sociais: Instagram, Facebook, X