Na Fase XV de testes do Latin NCAP, o instituto independente de segurança avaliou dois SUVs compactos vendidos na América Latina, sendo eles o chinês Chevrolet Groove e o brasileiro Volkswagen T-Cross.
O primeiro foi bem mau, enquanto o segundo só confirmou o que já imaginávamos. O Groove é vendido em alguns países da América Latina e vem da China com quatro bolsas infláveis para proteção de motorista e passageiro dianteiro.
No teste, o Chevrolet Groove levou zero estrelas, obtendo 39% de proteção de ocupante adulto, 69% de proteção de ocupante infantil, 36% de proteção para pedestres e vulneráveis e 58% de sistemas de assistência de segurança.
O SUV não tem ADAS e só aí perdeu muitos pontos na avaliação do NCAP. Batendo de frente, o Groove apresentou proteção marginal para o peito, os joelhos e os pés do motorista.
No lateral, o SUV da GM mostrou uma “intrusão relevante no compartimento do passageiro. O veículo não proporciona proteção lateral padrão para a cabeça”, segundo o NCAP.
Alejandro Furas, Secretário Geral do Latin NCAP, disse: “A Chevrolet decepcionou com o Groove, destacando negativamente a política do fabricante de oferecer seis airbags como padrão e bom desempenho de segurança [no Brasil]”.
Furas finalizou: “Incentivamos a GM a voltar logo ao seu padrão de segurança mais elevado e substituir ou atualizar o Groove em breve”.
Já o T-Cross andou sem problemas pelos testes na ADAC, na Alemanha, com 92% de proteção de ocupante adulto, 90% de proteção de ocupante infantil, 66% de proteção para pedestres e vulneráveis e 85% de sistemas de assistência de segurança.
Apesar das 5 estrelas, com pacote ADAS com AEB e seis bolsas, o SUV da VW foi apontado com o “impacto de poste proporcionou proteção marginal para o peito. O teste de efeito chicote cervical também ofereceu proteção marginal”, segundo o Latin NCAP.
Chevrolet Groove – 4 airbags
Volkswagen T-Cross – 6 airbags
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