Chevrolet Equinox 2021: preço, consumo, motor (e equipamentos)

Chevrolet Equinox 2021: preço, consumo, motor (e equipamentos)

O Chevrolet Equinox 2021 tem detalhes e novidades que você lê por completo aqui.


A geração atual do Equinox foi anunciada em 2017 e chegou aqui no Brasil em setembro do mesmo ano, em sua versão top de linha Premier, na época por R$ 149.900 (hoje o valor é de R$ 189.900).

Algum tempo depois, em novembro do mesmo ano, a marca também trouxe o modelo na configuração intermediária LT, com tração dianteira, por R$ 134.900 (já fora de linha por aqui).

De janeiro a dezembro de 2020, o SUV da Chevrolet emplacou 4.812 unidades, terminando o ano 17º lugar entre os utilitários.

Levando em conta sua faixa de preço, o que indica seus concorrentes mais próximos, parece que o SUV da Chevrolet ainda precisa convencer o público de suas qualidades.

A dupla da Jeep (Compass e Renegade), por exemplo, vende cerca de 6 mil unidades por mês cada um (sendo os líderes da categoria), enquanto o Toyota Hilux SW4 emplaca mais de 1.200 unidades mensais, em média, mesmo sendo um veículo tão caro.

Chevrolet Equinox 2021 – detalhes

O visual do Chevrolet Equinox 2021 certamente é um dos seus pontos fortes, apesar da subjetividade que alguns apontam nesse quesito. Mesmo sendo um veículo de grande porte, o que passa a impressão de robustez, ao olhá-lo você percebe um toque esportivo, reforçado obviamente por seu potente motor.

A dianteira do Equinox 2021 segue o padrão de outros produtos globais da marca, com grade proeminente e faróis em LED mais afilados, além dos itens cromados. Outro destaque na dianteira é o capô, talvez a parte com mais vincos no exterior do Equinox.

Já a lateral parece mais simples, com portas lisas, o que confere mais sobriedade e se encaixa bem no conjunto. Os espelhos retrovisores e a moldura dos vidros também são cromados e as rodas são de alumínio, de 19 polegadas.

A traseira do Equinox 2021 apresenta linhas mais fortes, assim como o capô, com aerofólio discreto (pintado na cor do carro), duas saídas de escape e uma moldura preta na lateral do vidro, que dá a sensação de continuidade com os vidros laterais.

Chevrolet Equinox 2021: preço, consumo, motor (e equipamentos)

No interior do Equinox 2021, espaço é o que não falta. Com seus mais de 2,72 m de entre-eixos, o modelo acomoda bem até cinco passageiros (poderia ter a opção de sete lugares), enquanto as bagagens vão num compartimento que varia entre 468 litros e 1.627 litros.

Essa sensação de espaço é reforçada pelo teto solar panorâmico e pelo modo como o painel foi desenhado, separando a parte dos instrumentos do restante.

Os materiais presentes no Equinox 2021 são de boa qualidade e o encaixe das peças também, apesar de ter a mistura entre partes em couro e partes em plástico rígido.

Os passageiros tem uma confortável vida a bordo, já que o Equinox 2021 faz bom uso de tecnologia e tem um rodar silencioso, graças a um sistema que usa ondas contrárias para cancelar os ruídos externos do motor.

Chevrolet Equinox 2021: preço, consumo, motor (e equipamentos)

Os porta-objetos também estão por todos os lados, incluindo um espaço para levar um pequeno guarda-chuva na porta do motorista.

Chevrolet Equinox 2021 – novidades

À espera de sua reestilização, o Equinox 2021 chegou sem alterações visuais, mas com a novidade de ser vendido em versão única a partir de abril de 2021. Com isso, o motor 2.0 turbo de 262 cv, que era oferecido nas versões mais caras, sai de cena.

A única configuração possível para o modelo da Chevrolet agora é a versão Premier com motor 1.5 turbo de 172 cv. Segundo a Chevrolet, a mudança veio para oferecer aos seus clientes o conjunto mecânico mais eficiente, mas o fato é que o outro motor representava cada vez menos nas vendas.

Como em todo modelo vendido em apenas uma versão, o Equinox 2021 é bem completo. Além disso, ele perdeu as cores vermelho e cinza, tendo agora apenas as opções branco, preto e prata.

Vale lembrar que o modelo reestilizado teve sua estreia adiada nos Estados Unidos, mas ela deve ocorrer em breve e depois chegar ao Brasil.

Confira abaixo as mudanças anteriores:

A linha 2020 do Equinox foi apresentada com novidades importantes na configuração de suas versões, o que inclui alterações nos motores. Agora, o modelo conta com o novo motor 1.5 turbo, apontado pela marca como ideal para quem busca uma melhor relação custo-benefício.

Esse novo motor estava presente em três versões (LT, Midnight e Premier), mas depois apenas em duas configurações com a saída da versão Midnight, enquanto o motor mais forte 2.0 turbo de 262 cv fica apenas na Premier.

O novo propulsor de 1,5 litro é turbo e tem 172 cv e 28 kgfm de torque, com câmbio automático de seis marchas. Vale lembrar que o motor da versão topo de linha tem transmissão automática de nove velocidades.

Os preços do Equinox 2020 começam em R$ 142.790 e vão até 179.190, e as entregas do modelo começaram em janeiro de 2020.

Além disso, o Equinox continua com as boas novidades introduzidas na linha passada, como o aumento da lista de itens de série. Nessa época, o Chevrolet Equinox Premier ganhou sistema de detecção de pedestres com frenagem automática de emergência.

Conforme informou a Chevrolet, este novo recurso consegue operar entre 8 km/h e 80 km/h e emite um alerta sonoro, visual ou vibracional no assento do condutor quando ele detecta um risco de atropelamento.

Além do aviso, o sistema consegue acionar automaticamente o conjunto de freios para mitigar ou até mesmo evitar o acidente caso o motorista não consiga reagir no tempo devido.

Chevrolet Equinox 2021: preço, consumo, motor (e equipamentos)

“O Equinox foi o modelo escolhido para estrear este recurso na linha Chevrolet, demonstrando nosso comprometimento em acelerar a democratização mesmo dos mais avançados itens de segurança.

Desde os que ajudam a prevenir acidentes até aqueles capazes de chamar automaticamente resgate em casos mais sérios, como o OnStar”, informou o diretor de marketing da General Motors, Hermann Mahnke, no anunciado da nova linha do SUV.

Fora isso, o Chevrolet Equinox ainda na versão Premier passou a contar com novos detalhes de acabamento. O modelo é equipado com revestimento premium nos bancos e nos painéis de porta na tonalidade Jet Black, o mesmo padrão já encontrado no modelo de entrada LT.

Há também mudanças no badge Premier na tampa do porta-malas, que agora atende a identificação da Chevrolet no mercado global.

De resto, o Chevrolet Equinox segue sendo comercializado com os mesmos itens de antes. A versão de entrada LT, que inclusive estreou em nosso mercado em novembro do ano passado, é bem equipada e dispõe de itens como seis arbags, rodas aro 18, chave presencial, partida por botão, ar-condicionado de duas zonas, sensor crepuscular, alerta de pressão dos pneus, central multimídia MyLink com tela de nove polegadas, Android Auto, Apple CarPlay e navegador GPS, entre outros.

Em contrapartida, o modelo topo de linha Premier se destaca pela lista de equipamentos ainda mais farta. Ele agrega sistema de tração nas quatro rodas, bem como farol alto adaptativo, assistente de estacionamento Easy Park, sistema de som premium Bose, fechamento e abertura elétricos da tampa do porta-malas por sensor de movimento, carregador wireless para smartphone no console central e partida remota do motor.

Tal configuração oferece também faróis em LED, teto solar elétrico, frenagem automática de emergência e alertas de colisão frontal, ponto cego, movimentação traseira (em marcha a ré) e permanência em faixa.

Ambas as configurações saem de fábrica com um motor 2.0 litros turbo de quatro cilindros a gasolina, com injeção eletrônica de combustível. Trata-se do mesmo propulsor usado na versão de entrada do muscle-car Camaro no mercado externo.

Ele rende até 262 cavalos de potência e 37 kgfm de torque.

A transmissão usada pelo Equinox topo de linha é uma automática de nove velocidades com conversor de torque e opção de troca manual de marchas “Active Select” pela alavanca. Já a tração pode ser dianteira ou integral.

O Chevrolet Equinox 2020 pode ser encontrado nas cores sólidas Branco Summit e Preto Global (R$ 1 mil extras cada) e nas metálicas Vermelho Glory (sem custo adicional), Prata Switchblade e Cinza Graphite (R$ 1,7 mil extras cada).

Chevrolet Equinox 2021 – versões

  • Chevrolet Equinox Premier 1.5 Turbo 2021

Chevrolet Equinox 2021 – equipamentos

Chevrolet Equinox 2021: preço, consumo, motor (e equipamentos)

Chevrolet Equinox Premier 1.5 Turbo 2021 – motor 1.5 turbo de 172 cv e 27,8 kgfm de torque, com câmbio automático de seis marchas.

SEGURANÇA: Acionamento do freio de estacionamento elétrico, através de botão no console central, Airbag duplo, laterais e de cortina, Alerta de Colisão Frontal, Alerta de detecção de pedestre frontal com auxilio de frenagem, Alerta de Movimentação Traseira (em marcha ré), Alerta de Ponto Cego com Sensor de Aproximação Repentina, Alerta de esquecimento de pessoa ou objeto no banco traseiro, Alerta de Pressão dos Pneus, Alerta vibratório de segurança no banco do motorista, Sistema auxiliar de permanência em faixa, Controle eletrônico de estabilidade e tração, Farol alto adaptativo, Faróis com ajuste de altura, Faróis de neblina, Faróis dianteiros tipo projetor em LED, Frenagem automática de emergência em baixa velocidade, Indicador de distância do veículo da frente, Lanterna de neblina, Luz de condução diurna / Luz de posição em LED, Sensor de estacionamento dianteiro e traseiro, Sistema de fixação de cadeiras para crianças (“Isofix”), Sistema de freios com ABS, sistema de distribuição de frenagem (“EBD”) e assistência de frenagem de urgência (“PBA”), Sistema de tração integral (AWD), entre outros.

APARÊNCIA: Aplique decorativo cromado no painel de instrumentos, Aplique decorativo no painel com revestimento premium, Controles e saídas de ar com detalhes cromados, Espelhos retrovisores externos na cor do veículo, Friso cromado no contorno inferior do vidro das portas, Friso cromado na tampa traseira, Grade frontal com detalhe cromado, Lanterna em LED, Maçanetas externas na cor do veículo com detalhe cromado, Maçanetas internas cromadas, Moldura cromada do farol de neblina, Painel de portas com revestimento premium, Parachoques dianteiro e traseiro pintados na cor do veículo com detalhes em preto texturizado, Escapamento duplo com ponteira cromada, Roda de alumínio aro 19″ com acabamento exclusivo para a versão Premier, Rack de teto (barras longitudinais), Spoiler traseiro, Volante de direção com revestimento premium e detalhe cromado, entre outros.

CONFORTO: Abertura e fechamento elétrico da tampa do porta-malas com acionamento interno, pela chave ou por sensor de movimento (passando o pé por debaixo do para-choque traseiro) com ajuste do ângulo de abertura, Acendimento automático dos faróis através de sensor crepuscular, Ar-condicionado dual zone com controle eletrônico de temperatura, sistema de recirculação e dutos de ar para o banco traseiro, Banco do motorista com regulagem elétrica de altura, distância do assento, inclinação e lombar do encosto, Banco do motorista com 2 memórias de posição, Controle de velocidade em declive (Hill Descent Control), Assistente de partida em aclive (Hill Start Assist), Câmera de ré com linhas-guia, Carregador wireless para smartphone, Chave presencial eletrônica, Coluna de direção com regulagem em altura e profundidade, Computador de bordo com tela de LCD colorida, com cinco modos, Controlador de velocidade de cruzeiro, Direção Elétrica Progressiva, Easy Entry – Abertura das portas e alarme anti-furto através de sensor de aproximação na chave, Easy Park – sistema de estacionamento semi-automático, Easy Start – Partida sem chave, Espelhos retrovisores externos elétricos, aquecidos, com indicador de direção e rebatimento elétrico, Espelho retrovisor interno eletrocrômico, Para-brisa com isolamento acústico, Sensor de chuva com ajuste automático de intensidade, Sistema de partida do motor por controle remoto “Remote Start System” (com acionamento do Ar-Condicionado, se ligado), Sistema Stop/Start (desligamento e acionamento automático do motor em paradas do veículo), Teto solar elétrico panorâmico, Transmissão automática de nove velocidades com opção de troca manual de marchas “Active Select”, Trava elétrica das portas com acionamento na chave, Vidro elétrico nas portas com acionamento por “um toque”, anti esmagamento e fechamento/abertura automática pela chave, entre outros.

ENTRETENIMENTO: Chevrolet MyLink, com Tela LCD sensível ao toque de 8″, navegador integrado, integração com smartphones através do Android Auto e Apple CarPlay, Radio AM/FM, Entrada USB e Aux-in, Função Audio Streaming, Conexão Bluetooth para Celular e configurações do veículo, Controles de áudio e telefonia no volante, Sistema premium Bose de áudio com 5 alto-falantes, 2 Tweeters, entre outros.

Chevrolet Equinox 2021 – preços

  • Chevrolet Equinox Premier 1.5 Turbo 2021 – R$ 189.900

Chevrolet Equinox 2021 – motor

Chevrolet Equinox 2021: preço, consumo, motor (e equipamentos)

Inicialmente, a Chevrolet decidiu lançar o Equinox aqui no Brasil apenas com o potente motor 2.0 Ecotec Turbo SIDI a gasolina, de 16 válvulas, 4 cilindros em linha e injeção direta. Esse propulsor rendia ótimos 262 cv a 5.500 rpm e 37 kgfm de torque a 4.500 rpm.

A transmissão era automática, com nove velocidades, e conta com a opção Active Select e a função clutch-to-clutch, que engata uma marcha ao mesmo tempo que desacopla a anterior.

Depois disso, porém, o SUV ganhou o novo motor 1.5 turbo, que entrega 172 cavalos e 28 kgfm de torque, sendo associado a uma transmissão automática de seis velocidades. Atualmente, esse é o único motor disponível.

Chevrolet Equinox 2021 – desempenho

Mesmo pesando mais de 1.600 kg, o Equinox 2021 não tem nenhum problema para arrancar com vigor quando parado, ou para atingir velocidades maiores em movimento. Segundo os dados oficiais da marca, a aceleração de 0 a 100 km/h é feita em 9,2 segundos e a máxima é de 199 km/h.

O extinto motor 2.0 turbo acelerava de 0 a 100 km/h em 7,6 segundos, chegando a 210 km/h de velocidade máxima limitada. Os tempos de retomada também eram muito bons: 2,9 segundos de 40 a 80 km/h, 3,5 segundos de 60 a 100 km/h e 4,4 segundos de 80 a 120 km/h.

Chevrolet Equinox 2021 – consumo

Ninguém espera que um SUV tenha um desempenho de esportivo, pelo menos no caso dos modelos vendidos por aqui. E quando isso quase acontece, como é o caso do Chevrolet Equinox 2021, a expectativa é que o consumo seja diretamente afetado.

Mas não é isso o que percebemos, obviamente levando novamente em conta o tamanho do Equinox 2021. Movido apenas a gasolina, o SUV consegue médias de 9,5 km/l em trechos urbanos e 11,7 km/l nos trechos rodoviários.

Chevrolet Equinox 2021 – manutenção e revisão

O plano de revisões da Chevrolet para o Equinox 2021 é bem detalhado em seu site, e os valores estão dentro do esperado para o segmento.

Veja abaixo a tabela de revisões do Chevrolet Equinox 2021:

RevisãoCustoCustoCusto
Quilometragem1.5 FWD (fora de linha)1.5 AWD2.0 AWD (fora de linha)
10.000 kmR$ 340R$ 420R$ 444
20.000 kmR$ 684R$ 776R$ 784
30.000 kmR$ 516R$ 604R$ 620
40.000 kmR$ 944R$ 1.044R$ 1.048
50.000 kmR$ 496R$ 580R$ 596
60.000 kmR$ 684R$ 776R$ 784
TOTALR$ 3.664R$ 4.200R$ 4.276

Chevrolet Equinox 2021 – ficha técnica

Motor

1.5 Turbo

Tipo

Dianteiro, Transversal e Gasolina

Número de cilindros

4 em linha

Cilindrada em cm3

1.490

Válvulas

16

Taxa de compressão

10:1

Injeção eletrônica de combustível

Direta

Potência Máxima Líquida (ABNT NBR 5484/ISO 1585)

172 cv @ 5600 rpm

Torque Máximo Líquido (ABNT NBR 5484/ISSO 1585)

27,8 kgfm @ 2500 rpm

Transmissão

Tipo

Automática, de seis velocidades

Tração

Tipo

Dianteira

Freios

Tipo

Disco ventilado (dianteiros) e sólidos (traseiros)

Direção

Tipo

Elétrica

Suspensão

Dianteira

Independente do tipo McPherson

Traseira

Independente, multibraço

Rodas e Pneus

Rodas

18 polegadas

Pneus

225/60 R18

Dimensões

Comprimento total (mm)

4.652

Largura sem retrovisores (mm)

1.843

Altura com rack de teto (mm)

1695

Distância entre os eixos (mm)

2.725

Capacidades

Porta-malas (litros)

468 a 1627

Tanque (litros)

56

Carga útil (kg)

494

Peso em ordem de marcha (kg)

1.551

Coeficiente de penetração aerodinâmica (Cx)

0,336

 

Motor

2.0 Turbo (fora de linha)

Tipo

Dianteiro, Transversal e Gasolina

Número de cilindros

4 em linha

Cilindrada em cm3

1.998

Válvulas

16

Taxa de compressão

9,5:1

Injeção eletrônica de combustível

Direta

Potência Máxima Líquida (ABNT NBR 5484/ISO 1585)

262 cv @ 5500 rpm

Torque Máximo Líquido (ABNT NBR 5484/ISSO 1585)

37 kgfm @ 4500 rpm

Transmissão

Tipo

Automática, de nove velocidades (com opção Active Select)

Tração

Tipo

4×2 (LT) ou AWD (Premier)

Freios

Tipo

A disco

Direção

Tipo

Elétrica Progressiva (EPS)

Suspensão

Dianteira

Independente do tipo McPherson, com barra estabilizadora ligada a hastes tensoras e molas helicoidais com carga lateral

Traseira

Independente, 4-link

Rodas e Pneus

Rodas

LT: Alumínio 7Jx18 – Premier: Alumínio 7,5Jx19

Pneus

LT: P225/60 R18 – Premier: P235/50 R19

Dimensões

Comprimento total (mm)

4.652

Largura sem retrovisores (mm)

1.843

Altura com rack de teto (mm)

LT: 1697 | Premier: 1695

Distância entre os eixos (mm)

2.725

Capacidades

Porta-malas (litros)

468 a 1627

Tanque (litros)

59

Carga útil (kg)

LT: 460 | Premier: 507

Peso em ordem de marcha (kg)

LT: 1.640 | Premier: 1.693

Coeficiente de penetração aerodinâmica (Cx)

0,336

Chevrolet Equinox 2021 – fotos

Viny Furlani

Formado em Gestão de Negócios, trabalha no segmento automotivo há mais de 17 anos. Em 2009, passou a escrever avaliações e notícias sobre carros, totalizando mais de 2.000 artigos, em vários sites. Além das matérias escritas para o NA, também cuida das mídias sociais do site.