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Chevrolet Montana 2019: preço, consumo, detalhes, motor

Chevrolet Montana 2019: preço, consumo, detalhes, motor
Chevrolet Montana

A Chevrolet anunciou nesta terça-feira, 2, a chegada da linha 2019 da Montana. A picape de porte compacto segue sendo oferecida no mercado brasileiro sem grandes mudanças – a segunda geração do utilitário foi lançada há sete anos.

Entre as novidades, a Chevrolet Montana 2019 passa a oferecer novos equipamentos de série e novos acessórios.


Chevrolet Montana – história

Nascida em 2003, a geração atual é a segunda da picape da Chevrolet, mas esta pode ser considerada como a primeira. O que houve não foi uma evolução, mas um retrocesso que teria acarretado até mesmo a demissão da primeira presidente do sexo feminino da GM do Brasil, Denise Johnson.

Segundo rumores da época, a executiva teria vetado o projeto da Montana e exigido alterações que causaram um atraso de dois meses no lançamento.

O que ela pedia era qualidade do produto. Certo ou não, a picape realmente não havia evoluído, pelo contrário, retrocedeu pelo fato de substituir uma plataforma mais nova, a do Corsa C, pela do anterior Corsa B, utilizando para isso uma versão simplificada da mesma, usada no Celta e que acabou gerando o Chevrolet Agile.


Mas, não antecipando o ponto da história, a Chevrolet Montana é resultado da experiência anterior da General Motors do Brasil com picapes leves. Em dado momento, a empresa tinha – assim como a Ford – picapes de todos os segmentos.

Chevrolet – picapes antes da Montana

Tudo começou lá em 1983, quando o Chevette (Opel Kadett da terceira geração) gerou a picape Chevy 500.

O modelo tinha apenas 4,18 m de comprimento e 2,39 m de entre-eixos, sendo equipada com motor OHV 1.6 de 80 cv com câmbio manual de cinco marchas ou automático de três marchas, sendo a única da categoria até hoje que utilizou uma caixa de mudanças hidramática.

A Chevy 500 sempre foi a menor e menos capaz das picapes existentes na época, quando havia a Fiat Fiorino Pickup, VW Saveiro e Ford Pampa, esta última a mais robusta de todas, inclusive com tração 4×4.

A Chevy 500 também era a única com tração traseira de fábrica, podendo levar até 500 kg. Sem muitas alterações mecânicas, a picape da General Motors saiu de linha em 1995, dois anos depois do Chevette, sendo substituída pela Corsa Pickup.

Este produto era bem mais moderno e era equipado com motor 1.6 OHC 8V em transversal, tendo a segunda geração da plataforma do Opel Corsa, que era produzido ao mesmo tempo na Europa.

A Corsa Pickup era maior e tinha capacidade de carga ampliada, bem como ostentava uma suspensão traseira por eixo de torção ao invés de eixo rígido como na extinta Chevy 500. Na mesma época, sua versão furgão era chamada de Opel Combo na Europa.

Em conformidade com as operações internacionais da GM, a picape foi produzida até 2003, quando foi substituída pela Chevrolet Montana.

O modelo evoluiu junto com o Corsa, que passou da geração B para a C tanto no Brasil quanto na Europa, sob a Opel. Da mesma forma, o furgão Combo fez sua transição no velho continente. Assim, surgiu a uma picape visualmente mais atraente e que seria pivô de uma declaração infeliz de um chefe de montadora rival.

Assim como no Brasil, a picape foi feita também na África do Sul.

Por aqui, a Chevrolet Montana era equipada com motor 1.4 Econo.Flex, que evolutivamente, era seu calcanhar-de-aquiles, pois na Europa o Ecotec já fazia parte da gama da Opel. No exterior, ganhou motor diesel 1.7 inicialmente.

Com a parceria da GM com a Fiat, o motor diesel Multijet 1.3 foi introduzido. Aqui, o Família I 1.8 8V se fez presente. Não era o mais eficiente, mas entregava a performance que o cliente queria. Embora pudesse, nunca recebeu câmbio automático.

Com suspensão semi-independente na traseira e McPherson na dianteira, tinha excelente dirigibilidade para uma picape e um estilo bem jovem, tendo ainda cabine estendida e versões com apelo esportivo.

Preparadores chegaram a criar uma versão de três eixos da Chevrolet Montana, tamanha a admiração pelo modelo. O sucesso de público fez com que a concorrência se preocupasse com suas habilidades.

A Ford não reagiu e manteve a Courier como picape de trabalho, enquanto a Fiat reforçava sua Strada com a versão Adventure e a Volkswagen tentava apelar para versões joviais, como a Saveiro Surf. Mas, a Renault – ao ser questionada sobre uma Logan Pickup, existente na Europa – afirmou que esta não era capaz de brigar com a Montana.

Isso serviu de resposta para a não produção do modelo da Dacia no país. A marca francesa só viria a ter uma picape (com cabine dupla) com a Oroch, mas muito tempo depois.

Chevrolet Montana – segunda geração

Eis então que chega 2010. A GM anuncia – com dois meses de atraso – a segunda geração da Chevrolet Montana. O projeto era derivado do Agile, um infeliz projeto para uma empresa sem dinheiro e cuja matriz agonizava para não fechar as portas.

Como não havia para onde correr, a GMB utilizou-se da plataforma do Celta – na verdade, uma versão simplificada do Corsa B – para criar a dupla. O Agile foi dado aos hermanos argentinos e a picape ficou sendo feita no ABC Paulista.

Com um design muito criticado, inclusive em produtos posteriores e já sob a nova variação da plataforma Gamma II, a Chevrolet Montana era uma volta ao passado.

Inferior ao modelo anterior, herdou apenas o longevo motor 1.4 e não apresentou qualquer avanço estético, tendo frente atarracada e com faróis enormes, bem como interior de gosto duvidoso e painel com mostradores invertidos… Era tudo o que os fãs da geração anterior (ou seria posterior?) não queriam ver.

A partir daí, nota-se uma queda de interesse do consumidor jovem e apenas quem precisa de um transporte de cargas abraçou a ideia da General Motors. Feita apenas no Brasil, a Chevrolet Montana é o calcanhar-de-aquiles da montadora até os dias atuais.

Ela sobreviveu à morte do Agile e ao surgimento do Onix e seus derivados. Atualmente, é o único modelo da marca com a base do Corsa B, enquanto todo o restante da gama nacional tem plataformas mais modernas, como Gamma II e D2XX.

Chevrolet Montana 2019: preço, consumo, detalhes, motor

Chevrolet Montana 2019 – detalhes

A Chevrolet Montana 2019 mantém o mesmo visual da época de seu lançamento, tendo faróis com lentes bem grandes, grade ampliada com barra central e para-choque com vincos mais pronunciados nas extremidades.

Faróis de neblina com molduras pretas dão um ar mais esportivo ao modelo, que também conta com defletor de borracha sob o para-choque, a fim de melhorar a aerodinâmica.

Rodas de liga leve aro 16 polegadas com acabamento em cinza grafite também estão disponíveis na versão Sport, que possui saias laterais. Na traseira, as lanternas são escurecidas e há um santântonio sobre a caçamba.

O vidro traseiro tem grade de proteção e caçamba com revestimento plástico protetor. Há também degrau no para-choque traseiro e capota marítima, além de ganchos para amarração de carga.

Por dentro, a Chevrolet Montana 2019 tem um ambiente bem simples e incomum, com painel dotado de mostrados invertidos e semicirculares, além de um display bem antiquado. O volante é a melhor coisa que há a bordo da picape da General Motors, tendo comandos de mídia e telefonia, bem como fundo chato.

O ar-condicionado mantém o display digital, que não é ruim e cumpre sua missão. Os difusores de ar são circulares e igualmente simples, enquanto o rádio é bem antiquado e de 1DIN.

Os bancos possuem assentos elevados pela espuma e o espaço interno é suficiente para dois adultos. As capacidades de carga e o volume são boas, fazendo da Chevrolet Montana 2019 um veículo pronto para o trabalho.

Chevrolet Montana 2019 – novidades

Agora, a Montana 2019 conta com computador de bordo e saias laterais desde a versão LS, a mais em conta da linha.

Há também duas novas opções de cores: Vermelho Chili (sólida) e Cinza Satin Steel (metálica); que se juntam ao Preto Ouro Negro, Branco Summit, Cinza Grafite e Prata Switchblade.

Chevrolet Montana 2019: preço, consumo, detalhes, motor

Entre os acessórios, a Chevrolet Montana 2019 agora dispõe de rodas de alumínio aro 16 com acabamento cinza grafite, santo antonio tubular, adesivos para o capô e teto, sensor de estacionamento traseiro, pedaleiras esportivas, suporte de bicicleta e tapete de E.V.A para a caçamba.

Convertida em picape de trabalho por conta da atual geração, bem inferior à anterior, que era mais moderna e bonita, a Chevrolet Montana está sim com os dias contados, mas poderíamos dizer que são meses. Sabe-se que a GM prepara uma nova geração de produtos, que serão no total de oito modelos. Entre eles, há uma picape que deverá ter cabine dupla.

Como agora já é de conhecimento que a Saveiro NF será feita sobre a MQB, a montadora americana quer uma rival para a Fiat Toro e a nova picape da VW. Então, provavelmente este produto enterrará de vez a Montana em uma cova bem profunda.

Projeções de todo o tipo já foram feitas em favor do modelo, sempre baseados no Onix, o hatch líder de mercado.

Mas, a GM preferiu gastar em segmentos onde pudesse vender bem e, com a Fiat liderando absoluto com Strada e agora Toro, as chances são mais reduzidas. O produto da marca italiana, feito em Goiana, mostrou que o consumidor quer uma alternativa menor e igualmente capaz em relação às picapes médias tradicionais.

Por isso a Fiat Toro vende tão bem e até a Hyundai com a Creta STC quer ofuscá-la. Quem sabe a picape pernambucana não é hoje o que o baiano EcoSport foi no passado dos SUVs compactos?

Chevrolet Montana 2019 – versões

  • Chevrolet Montana LS 2018
  • Chevrolet Montana Sport 2018

Chevrolet Montana 2019: preço, consumo, detalhes, motor

Chevrolet Montana 2019 – equipamentos

A lista de equipamentos inclui ainda airbags frontais, freios ABS com EBD, lanternas escurecidas, para-choque na cor da carroceria, sistema de luz “siga-me”, protetor de caçamba, capota marítima, direção hidráulica e banco do motorista com ajuste de altura. Entre os opcionais, há vidros, travas e retrovisores elétricos; ar-condicionado e grade de proteção do vidro traseiro.

O modelo topo de linha Sport oferece faróis com acendimento automático, rodas de liga-leve aro 16, faróis com máscara negra, luzes de neblina, alarme antifurto ultrassônio, adesivos de coluna, rack de teto, controle de cruzeiro, sistema de som com USB e Bluetooth e interior na cor cinza Midnight.

Chevrolet Montana 2019 – preços

  • Chevrolet Montana LS 2018 – R$ 48.090
  • Chevrolet Montana Sport 2018 – R$ 58.290

Chevrolet Montana 2019: preço, consumo, detalhes, motor

Chevrolet Montana 2019 – motor

Sob o capô da Chevrolet Montana 2019, há o motor 1.4 Econo.Flex Eco, que desenvolve até 99 cv e 13 kgfm, associado a um câmbio de cinco marchas. O motor ainda é o velho e antiquado Família 0 da General Motores, que tem bloco de ferro fundido, cabeçote de alumínio e cárter de latão.

O propulsor tem comando de válvulas roletado e sem assistência eletrônica para variação de abertura e fechamento.

A General Motors conseguiu extrair tudo o que podia desse motor em termos de eficiência energética, substituindo pistões, bielas, bronzinas, anéis, juntas e ajustando a injeção eletrônica multiponto.

O propulsor ganhou também sistema de proteção da bateria e recuperador de energia. Com ele, a Chevrolet Montana 2019 vai de 0 a 100 km/h em 10,4 segundos e tem consumo de 11,7 km/litro na cidade e 13,4 km/litro na estrada com gasolina e 7,9 e 9,2 km/litro, respectivamente, com etanol.

Chevrolet Montana 2019 – desempenho

Aceleração de 0 a 100 km/h e velocidade máxima final 

  • Chevrolet Montana 1.4 – 10,4 segundos e 170 km/h

A Chevrolet Montana 2019 tem um desempenho mediano. A picape da GM tem 1.136 kg de peso, mas o pequeno – embora antiquado – motor 1.4 Econo.Flex entrega um bom torque em baixa rotação, garantindo assim melhor desenvoltura para o produto.

Com câmbio manual de cinco marchas, o modelo tem saídas boas quando sem carga, atingindo rapidamente rotações elevadas, mas correspondendo ao que se espera.

Nas retomadas, a Chevrolet Montana 2019 também tem uma boa resposta, mas quando carregada, precisa de antecipações nas ultrapassagens e nas alterações de velocidade para cima. O câmbio te engates precisos e macios, assim como a embreagem de acionamento hidráulico. A direção com assistência hidráulica é leve e tem boa precisão na resposta. Já os freios atendem de forma razoável.

A suspensão traseira é por eixo de torção e permite curvas mais eficiente com o conjunto dianteiro, dando mais agilidade e segurança ao motorista, mas não tem a mesma robustez do eixo rígido com molas semielípticas.

A capacidade de carga é de 717 kg, mais do que suficiente para suas pretensões comerciais. Não é feita para o fora de estrada, mas encara com tranquilidade uma estrada de terra.

Chevrolet Montana 2019: preço, consumo, detalhes, motor

Chevrolet Montana 2019 – consumo

Cidade

  • Chevrolet Montana 1.4 – 7,9 km/litro no etanol e 11,7 km/litro na gasolina

Estrada 

  • Chevrolet Montana 1.4 – 9,2 km/litro no etanol e 13,4 km/litro na gasolina

Mesmo o motor 1.4 Econo.Flex ser um propulsor antigo e desatualizado, ele ainda trabalha suave – especialmente com o lubrificante menos viscoso da atualização – permitindo assim uma média de consumo interessante, fazendo logicamente números bons na gasolina e um pouco mais animadores no etanol, ainda mais sendo um veículo de projeto antigo.

Graças também ao bom casamento motor-câmbio, faz com que a Chevrolet Montana 2019 tenha boa eficiência energética, apesar de tudo. A GM não deve realizar alterações que visem reduzir o consumo.

Carregada, porém, a média fica bem elevada, especialmente com etanol. Por isso, mesmo com a queda de 5 cv, o rendimento será melhor e com pouco prejuízo para o bolso do proprietário, cujo negócio muitas vezes depende da economia.

Chevrolet Montana 2019: preço, consumo, detalhes, motor

Chevrolet Montana 2019 – manutenção e revisão

O plano da manutenção da Chevrolet Montana 2019 considera as paradas para inspeção e substituição de peças a cada 10.000 km, sendo que até 60.000 km, o proprietário gastará R$ 3.148 com revisões, já incluída a mão de obra.

Óleo lubrificante, filtro de óleo, velas, correia dentada, correia em V, filtro de combustível, filtro de ar, fluído de freio, entre outros, são itens trocados normalmente nas revisões.

No caso de peças de desgaste natural, o proprietário da Chevrolet Montana 2019 terá de pagar à parte por suas substituições, entre elas pastilhas, discos, pneus, entre outros. As revendas da marca também possuem estrutura para alinhamento, balanceamento, pintura, funilaria, lavagem, higienização, entre outros.

Há também o Road Service, que é um serviço de assistência de 12 meses que permite ao cliente utilizar guincho ou reboque, troca de pneus, carro emergencial, pane seca por falta de combustível, táxi e abertura remota da porta em caso de perda/roubo da chave.

A Chevrolet Montana 2019 ainda conta com uma gama de acessórios para deixar a picape da General Motors mais de acordo com o gosto do proprietário. O agendamento para todos os serviços pode ser feito pelo site da Chevrolet ou ligando direto para a marca ou concessionário.

Revisão

Custo

Quilometragem

Preços 1.4

10.000 km

R$ 208

20.000 km

R$ 556

30.000 km

R$ 580

40.000 km

R$ 460

50.000 km

R$ 728

60.000 km

R$ 636

Chevrolet Montana 2019 – ficha técnica

Motor

1.4

Tipo

Dianteiro, transversal, Etanol e Gasolina

Número de cilindros

4 em linha

Cilindrada em cm3

1389

Válvulas

8

Taxa de compressão

12.4:1

Injeção eletrônica de combustível

Multiponto

Potência Máxima Líquida (ABNT NBR 5484)

Gasolina: 94 cv a 6000 rpm / Etanol: 99 cv a 6000 rpm

Torque Máximo Líquido (ABNT NBR 5484) 

Gasolina: 12,9 kgfm a 3200 rpm / Etanol: 13,0 kgfm a 3200 rpm

Transmissão

Tipo

Manual 5 marchas

Tração

Tipo

Dianteira

Freios

Tipo

Disco sólido / Tambor

Direção

Tipo

Hidráulica

Suspensão

Dianteira

McPherson, barra estabilizadora

Traseira

Eixo de torção

Rodas e Pneus

Rodas

Aço / Liga leve 16 polegadas

Pneus

195/55 R16

Dimensões

Comprimento total (mm)

4514

Largura sem retrovisores (mm)

1700

Altura (mm)

1572

Distância entre os eixos (mm)

2669

Capacidades

Porta-malas (litros)

1152

Tanque (litros)

49

Carga útil, com 5 passageiros mais bagagem (kg)

717

Peso em ordem de marcha (kg)

2036

Coeficiente de penetração aerodinâmica (Cx)

1136

Chevrolet Montana 2019 – fotos

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