O Chevrolet Onix avança no mundo e agora começa sua produção no distante Uzbequistão, país que tradicionalmente produz modelos da Chevrolet vendidos no Brasil e na China.
O país, por exemplo, já produziu o Cobalt e quase fez a Spin, mas além do Tracker atual, agora faz o Onix Sedan, conhecido aqui como Onix Plus.
Num investimento de US$ 427,6 milhões, a UzAuto Motors – representante da GM na região – passa a dispor de sedã compacto da Chevrolet com 50% de conteúdo local.
A promessa da UzAuto é alcançar 70% de índice de nacionalização para o Onix, que será vendido no mercado ubzque com motor CSS Prime 1.2 Turbo de 132 cavalos e 19,4 kgfm, abastecido apenas por gasolina.
Trata-se do mesmo motor usado aqui pelo Tracker e pela Nova Montana, porém, o Onix Sedan será também equipado com a versão aspirada desse motor, com 90 cavalos, o mesmo enviado daqui para a Argentina, por exemplo.
O Onix Sedan 1.2 tem airbag duplo e controles de tração e estabilidade, mas o topo de linha 1.2 Turbo tem seis bolsas infláveis e transmissão automática de seis marchas, enquanto o aspirado é manual de cinco marchas.
Por lá, os preços começam em 149 milhões de soums ou R$ 68.437, um preço interessante para o sedã compacto da GM na região.
O Onix deixou de ser produzido no México, onde era feito em San Luis de Potosí, mas ganhou essa linha de produção na Ásia Central e pode acabar no mercado paralelo russo, que compra carros independentemente por conta do embargo devido à Guerra da Ucrânia.
O Onix também é fabricado na China, mas somente aqui no Brasil existe a versão hatchback, que não foi aplicada em outros regiões com fábricas da General Motors.
Por aqui, o motor 1.2 Turbo nunca foi usado no Onix, mas seria interessante ver o sedã com o desempenho extra deste três cilindros.
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