Chevrolet pode voltar à Europa? Registro da General Motors em um país do leste europeu indica que sim

chevrolet spark 21 1
chevrolet spark 21 1

Em 2013, a General Motors fez coisas que muitos jamais imaginariam um dia ver e uma delas foi retirar a marca Chevrolet da Europa, um continente onde a gravata dourada mantinha sua presença desde a época de fundação.

Na época, a GM também se retirou por meio da venda das marcas Opel na Alemanha e Vauxhall no Reino Unido, numa manobra que fez a francesa PSA se fortalecer. Sem as três marcas, a gigante de Detroit deixou somente o Corvette via importação oficial.

Desde então, a GM tem mantido distância da Europa e, por consequência, da Rússia, de onde saiu bem antes dos eventos atuais, assim como a Ford quase inteiramente.

No leste europeu, não foi diferente para a empresa, porém, na distante Moldávia, surgiu um sinal de esperança para quem gostaria de ver novamente a Chevrolet na região.

Um registro de patente do Chevrolet Spark foi feito no vizinho da Ucrânia, que tem fortes laços com a Rússia, segundo o site GM Authority . Seria uma volta da GM à Europa?

Como se sabe, a GM encolheu muito nos últimos 15 anos. Diante da falência da velha empresa, perderam-se várias marcas, como Pontiac e Holden, por exemplo, fora as vendas das bandeiras da Alemanha e Reino Unido.

A própria Chevrolet saiu das regiões citadas e também da Índia, onde realmente nunca considerou de importância, porém, desaparecer do Sudeste Asiático e Austrália, indicou que a empresa já não era mais um gigante como outrora fora.

Hoje, com as vendas em queda na China, onde sempre se apoiou e prestes a ver uma nova guerra comercial dos EUA com o gigante asiático, a GM pode tentar retomar parte do que abriu mão no passado recente.

Nos EUA, a eleição de Trump traz insegurança ao setor automotivo, altamente dependente do México. Além disso, a mudança para híbridos vem forçar ainda mais as finanças da montadora.

Com a América do Sul como último bastião fora do eixo consolidado EUA-China-Coreia do Sul, a GM poderia valer-se até de suas marcas chinesas com a SAIC para retomar as vendas na Europa, mas o Spark não faria parte disso. Pelo menos não como um projeto de origem coreana.

Quem sabe um Baojun sob a gravata dourada faria mais sentido entre os europeus? Veremos.

 

 

google news2Quer receber todas as nossas notícias em tempo real?
Acesse nossos exclusivos: Canal do Whatsapp e Canal do Telegram!

Na enquete anterior, 29% das respostas (254 pessoas) indicaram que acessam o NA algumas vezes por semana. 24% acessam todos os dias.

Agora, queremos saber: O que você acha do tempo de carregamento das páginas do nosso site? Usamos um sistema de CDN (rede de distribuição de conteúdo) da Amazon, que traz os dados do site a partir da capital mais próxima da sua casa.

.

O que você achou disso?

Toque nas estrelas!

Média da classificação / 5. Número de votos:

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.




unnamed
Autor: Ricardo de Oliveira

Com experiência de 27 anos, há 16 anos trabalha como jornalista no Notícias Automotivas, escreve sobre as mais recentes novidades do setor, frequenta eventos de lançamentos das montadoras e faz testes e avaliações. Suas redes sociais: Instagram, Facebook, X