Com a mudança da política americana para veículos, com preferência pelo retorno dos grandes motores V8, a General Motors vai responder ao chamado da Casa Branca com um V8 gigantesco, considerando a atual realidade do mercado americano.
Como os antigos Big Block, o V8 apelidado de MegaMax é bem grande, mas abastecido com óleo diesel. Ele teria supostamente sido visto a bordo de picapes e caminhões leves em testes, como Chevrolet Silverado HD e GMC Sierra HD.
Isto sugere que as versões mais pesadas dessas picapes venham com o enorme propulsor diesel, oficialmente chamado de Duramax 8.3, com seus mais de 8 litros de volume e praticamente se equiparando aos antigos motores a gasolina que moviam caminhonetes.
Atualmente, a GM usa o Duramax 6.6 litros, outro V8, conhecido pelo código L5P, mas se isso de fato ocorrer, as marcas Chevrolet e GMC terão um propulsor V8 diesel muito acima do volume do atual.
Da mesma forma, ele forçaria o peso sobre os seis em linha Cummins 6.7 usados largamente pela Ram e até mesmo sobre o Godzilla da Ford, o V8 7.3 litros a gasolina.
Hoje, o Duramax 6.6 litros tem 476 cavalos e 134,3 kgfm, podendo puxar até 16.300 kg de reboque, o que sugere que um MegaMax poderia superar facilmente as 17 toneladas.
A GM, em relação ao 6.6, poderia ainda o modernizar com novos turbocompressores e hardware de suporte do motor, bem como calibrações atualizadas do motor, como sugerido pelos americanos do GM Authority.
Com aprimoramentos na transmissão automática de 10 marchas, o Duramax 6.6 poderia render mais, mas imaginar um V8 8.3 litros com muito mais cavalos e um torque avassalador é para deixar qualquer entusiasta maluco…
Numa Silverado HD com chassi longo, cabine ampla e caçamba enorme, tendo ainda um rodado duplo atrás, esse V8 8.3 MegaMax pode ser o que falta para muitos fecharem a compra, especialmente se o poder oferecer for muito maior que o 6.6 atual.
Quer receber todas as nossas notícias em tempo real?
Acesse nossos exclusivos: Canal do Whatsapp e Canal do Telegram!