Brigando pela posição de SUV mais vendido em nosso mercado, a dupla Tracker e Creta figura entre os mais procurados pelos brasileiros e exibem diversas qualidades para justificar esse sucesso.
Mas qual deles é mais vantajoso?
Com preços bem parecidos, vamos descobrir quem oferece mais equipamentos, tem revisões mais baratas e consegue ser mais eficiente com suas opções de motorização.
Confira!
Preços quase iguais
Os dois modelos contam com diversas versões, mas a linha do Tracker 2025 é um pouco menor. A versão de entrada, porém, tem o mesmo preço do rival, partindo próximo a R$ 120 mil.
Aqui, o SUV usa o motor 1.0 turbo de 116 cv, o mesmo visto nas versões LT, que sai por R$ 143 mil, e LTZ, por R$ 157 mil.
Como deu para perceber, o salto de preço é enorme entre as duas primeiras opções.
O outro propulsor é o 1.2 turbo de 133 cv, presente na RS, opção com visual esportivo que custa quase R$ 175 mil, e na topo de linha Premier, que sai por aproximadamente R$ 176 mil.
Veja os preços do Tracker 2025:
- Tracker 1.0 Turbo AT – R$ 119.900
- Tracker LT 1.0 Turbo AT – R$ 142.990
- Tracker LTZ 1.0 Turbo AT – R$ 157.290
- Tracker RS 1.2 Turbo AT – R$ 174.790
- Tracker Premier 1.2 Turbo AT – R$ 175.990
Com seis versões ao todo, o Creta 2025 segue com a geração anterior como porta de entrada da gama, também por R$ 120 mil. Essa é a única opção com motor 1.6 aspirado de 130 cv.
A maioria das outras versões usa o motor 1.0 turbo de 120 cv, como é o caso das opções Comfort Plus, Limited Safety, Platinum Safety e N Line, esta última com visual exclusivo.
Os preços variam entre R$ 142 mil e R$ 182 mil.
Fechando a família do SUV, a versão Ultimate 2.0 entrega 167 cv e sai por quase R$ 188 mil. Ou seja, Tracker e Creta começam exatamente no mesmo preço, mas o Chevrolet é mais barato na versão topo de linha.
Esses são os valores do Creta 2025:
- Creta Action 1.6 AT – R$ 119.990 (geração anterior)
- Creta Comfort Plus 1.0 Turbo AT – R$ 141.890
- Creta Limited Safety 1.0 Turbo AT – R$ 156.490
- Creta Platinum Safety 1.0 Turbo AT – R$ 172.690
- Creta N Line 1.0 Turbo AT – R$ 182.090
- Creta Ultimate 2.0 AT – R$ 187.890
VENCEDOR: Tracker.
Você pode pagar quanto?
Em alguns comparativos, é difícil encontrar versões com preços similares para compararmos seus equipamentos. Aqui a situação é bem diferente, com diversas disputas possíveis.
Vamos começar analisando quem oferece mais por R$ 119.990, entre Tracker 1.0 Turbo e Creta Action.
O Chevrolet se destaca por ser um modelo de geração atual, sendo o único com airbags laterais e de cortina, câmera de ré, chave presencial e multimídia, enquanto o Creta oferece faróis de neblina, alerta de pressão dos pneus e rodas de liga leve.
Subindo para a disputa entre Tracker LT (R$ 142.990) e Creta Comfort Plus (R$ 141.890), temos um empate.
O primeiro tem rodas aro 17 e Wi-Fi, enquanto o Hyundai entrega troca de marchas no volante e start/stop.
O nível melhora na briga entre Tracker LTZ (R$ 157.290) e Creta Limited Safety (R$ 156.490), mas o Chevrolet tem apenas bancos em couro e alerta de ponto cego como diferenciais.
Já o rival ganha de lavada ao oferecer assistente de farol alto, indicador de fadiga, alerta de mudança de faixa com assistente de permanência e centralização, A/C automático com saída traseira, rebatimento elétrico dos retrovisores, partida remota e carregador por indução.
Finalmente, temos a disputa entre Tracker Premier (R$ 175.990) e Creta Platinum Safety (R$ 172.690).
O primeiro é o mais caro de sua gama e oferece assistente de estacionamento, faróis em LED, apoio de braço traseiro, retrovisor fotocrômico e sensor de chuva como itens exclusivos.
O Hyundai, por sua vez, tem câmera 360º, banco do motorista com ventilação, freio de estacionamento elétrico com Auto Hold, GPS e aplicativo com visão remota do veículo.
Deu para perceber que o Tracker começa melhor se você quiser gastar menos, enquanto o Creta se destaca na briga das versões intermediárias.
Ou seja, depende de quanto você pode pagar para descobrir qual deles é a melhor opção.
VENCEDOR: Empate.
O Creta anda mais e bebe menos
Sempre eficiente quando o assunto é sua motorização, o Tracker começa com o propulsor 1.0 turbo de 116 cv e 16,8 kgfm, com câmbio automático de 6 marchas.
Ele chega aos 100 km/h em 10,9 segundos e atinge 177 km/h de máxima.
Se quiser mais, opte pelas versões mais caras. Elas vem com o 1.2 turbo de 133 cv e 21,4 kgfm (com o mesmo câmbio), baixando o tempo de 0 a 100 km/h para 9,4 segundos e chegando a 185 km/h de velocidade final.
Do outro lado, o Creta inicia com seu motor 1.6 aspirado de 130 cv e 16,5 kgfm, aliado ao câmbio automático de 6 velocidades (assim como as outras versões).
Seu desempenho fica abaixo da média, com 0 a 100 km/h em 12 segundos e máxima de 172 km/h.
Os modelos mais novos usam o motor 1.0 turbo de 120 cv e 17,5 kgfm, amplamente conhecidos na família HB20. Sua aceleração até os 100 km/h é feita em 11,5 segundos e a máxima é de 180 km/h.
Os melhores números, porém, aparecem no Creta 2.0, de 167 cv e 20,6 kgfm: apenas 9,3 segundos até chegar aos 100 km/h e velocidade final de 190 km/h. Com ele, o modelo da Hyundai leva a melhor no desempenho.
Falando sobre o consumo, o Creta 1.6 exibe as piores médias em todas as situações, como já era esperado.
Entre os melhores, a versão 1.0 turbo do Hyundai é a mais econômica na cidade, enquanto o Tracker 1.0 turbo gasta menos na estrada.
Com isso, vemos que o SUV sul-coreano é o melhor no desempenho e no consumo urbano, enquanto seu rival ganha apenas no consumo rodoviário. Ponto para o Creta.
Consumo | Tracker 1.0 Turbo | Tracker 1.2 Turbo | Creta 1.6 AT | Creta 1.0 Turbo | Creta 2.0 |
Cidade – etanol | 7,8 | 7,2 | 7,1 | 8,3 | 7,7 |
Cidade – gasolina | 11,2 | 10,4 | 9,7 | 11,9 | 11,1 |
Estrada – etanol | 9,6 | 9,2 | 8,1 | 9,1 | 8,8 |
Estrada – gasolina | 13,6 | 13,2 | 12,1 | 12,6 | 12,4 |
VENCEDOR: Creta.
Um pouco mais de conforto
As medidas do Creta são ligeiramente mais generosas, especialmente no comprimento (4,30 x 4,27) e no entre-eixos (2,61 x 2,57). A altura é quase igual (1,63 x 1,62), enquanto a largura é a mesma nos dois modelos (1,79 m).
Num segmento de modelos compactos, esses centímetros a mais fazem a diferença e tornam a vida dos passageiros um pouco melhor no Creta.
Além disso, ele oferece saída traseira do ar-condicionado, algo que não é visto no Chevrolet.
Um item que sentimos falta nos dois modelos foi o apoio de braço traseiro, que aparece apenas na versão mais cara do Tracker e em nenhuma versão do Creta. Os dois contam com entrada USB traseira.
No porta-malas, a nova geração do modelo da Hyundai diminuiu seu espaço, caindo de 431 para 422 litros. Mesmo assim, ele segue sendo mais generoso que o Tracker, que leva 393 litros.
VENCEDOR: Creta.
Uma garantia que faz a diferença
A Chevrolet cobra o mesmo valor nas revisões do seu SUV, seja com o motor 1.0 turbo ou 1.2 turbo. Com isso, ele tem um custo de quase R$ 4,8 mil até os 60.000 km.
No caso do Creta, os valores são diferentes em cada configuração.
O mais barato é o modelo 1.6, que fica abaixo de R$ 4,3 mil no mesmo período citado acima. Já as versões 1.0 turbo e 2.0 ficam entre R$ 4,7 mil e R$ 4,8 mil.
Levando em conta a nova geração do Hyundai, o valor é quase igual ao cobrado pela Chevrolet, lembrando que as revisões são feitas a cada 10.000 km ou 12 meses.
O grande diferencial fica por conta da garantia do Creta, que é de 5 anos em todas as versões.
Enquanto isso, o Tracker oferece apenas 3 anos de cobertura, e isso acabou sendo o suficiente para outra vitória do Creta.
Revisões | Tracker | Creta 1.6 | Creta 1.0 Turbo | Creta 2.0 |
10.000 km | R$ 456,00 | R$ 362,83 | R$ 367,32 | R$ 436,09 |
20.000 km | R$ 944,00 | R$ 759,79 | R$ 764,28 | R$ 833,05 |
30.000 km | R$ 700,00 | R$ 683,66 | R$ 688,15 | R$ 756,92 |
40.000 km | R$ 1.052,00 | R$ 952,53 | R$ 1.012,39 | R$ 1.045,51 |
50.000 km | R$ 672,00 | R$ 648,01 | R$ 652,50 | R$ 721,27 |
60.000 km | R$ 944,00 | R$ 831,09 | R$ 1.300,05 | R$ 904,35 |
TOTAL | R$ 4.768,00 | R$ 4.237,91 | R$ 4.784,69 | R$ 4.697,19 |
VENCEDOR: Creta.
Uma briga apertada nas vendas
A briga nas vendas em 2024 tem sido emocionante entre esses modelos, que brigam pela 2ª posição no segmento.
Mas o vencedor até aqui é o Creta, que já acumulou 37.812 unidades entre janeiro e julho deste ano.
O Tracker aparece logo atrás, com 35.256 emplacamentos, na 3ª posição. Ambos ainda precisam melhorar um pouco se quiserem alcançar o T-Cross, atual líder dos SUVs com 39.703 vendas até o momento.
Boa parte da vantagem alcançada pelo Creta diante do Tracker veio em julho, quando ele vendeu 7.281 unidades contra 6.391 de seu rival. Vamos ver o que acontece até o final do ano.
VENCEDOR: Creta.
Conclusão
O Tracker começou bem o comparativo ao vencer o primeiro duelo, sendo o modelo mais barato nas versões mais equipadas. Mas suas vitórias pararam por aí, exatamente quando começou a virada do rival.
O Creta foi o melhor na motorização, com melhor desempenho e consumo urbano mais interessante.
Além disso, ele é mais espaçoso, tem revisões mais baratas e atualmente vende um pouco mais que o modelo da Chevrolet.
Eles ainda empataram no quesito equipamentos, onde o Tracker leva a melhor nas versões mais baratas e o Creta fica mais equipado nas opções intermediárias.
Fichas técnicas
Tracker |
Creta |
|
Preço | R$ 119.900 a R$ 175.990 | R$ 119.990 a R$ 187.890 |
Motor | 1.0 turbo ou 1.2 turbo | 1.6, 1.0 turbo ou 2.0 |
Potência e torque | 1.0T – 116 cv e 16,8 kgfm | 1.6 – 130 cv e 16,5 kgfm |
1.2T – 133 cv e 21,4 kgfm | 1.0 turbo – 120 cv e 17,5 kgfm | |
2.0 – 167 cv e 20,6 kgfm | ||
Câmbio | Automático de 6 marchas | Automático de 6 marchas |
Aceleração e velocidade máxima | 1.0T – 10,9s e 177 km/h | 1.6 – 12s e 172 km/h |
1.2T – 9,4s e 185 km/h | 1.0T – 11,5s e 180 km/h | |
2.0 – 9,3s e 190 km/h | ||
Consumo cidade | 1.0T – 7,8 km/l (E) e 11,2 km/l (G) | 1.6 – 7,1 km/l (E) e 9,7 km/l (G) |
1.2T – 7,2 km/l (E) e 10,4 km/l (G) | 1.0T – 8,3 km/l (E) e 11,9 km/l (G) | |
2.0 – 7,7 km/l (E) e 11,1 km/l (G) | ||
Consumo estrada | 1.0T – 9,6 km/l (E) e 13,6 km/l (G) | 1.6 – 8,1 km/l (E) e 12,1 km/l (G) |
1.2T – 9,2 km/l (E) e 13,2 km/l (G) | 1.0T – 9,1 km/l (E) e 12,6 km/l (G) | |
2.0 – 8,8 km/l (E) e 12,4 km/l (G) | ||
Rodas e pneus | 215/60 R16 ou 215/55 R17 | 205/65 R16, 215/60 R17 ou 215/55 R18 |
Medidas | comprimento, 4,27 m; altura, 1,62 m; largura, 1,79 m; entre-eixos, 2,57 m | 1.6 – comprimento, 4,29 m; altura, 1,63 m; largura, 1,78 m; entre-eixos, 2,59 m |
1.0T e 2.0 – comprimento, 4,30 m; altura, 1,63 m; largura, 1,79 m; entre-eixos, 2,61 m | ||
Tanque | 44 litros | 55 litros (1.6) ou 50 litros (1.0T e 2.0) |
Porta-malas | 393 litros | 431 litros (1.6) ou 422 litros (1.0T e 2.0) |
Peso | 1.228 kg a 1.271 kg | 1.6 – 1.359 kg |
1.0T e 2.0 – 1.270 kg a 1.359 kg |
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