Alguns modelos se destacam com facilidade dentro de seu segmento, enquanto outros brigam para conquistar os brasileiros. Podemos dizer que a dupla Tracker e Renegade se encaixa no segundo grupo.
Mesmo sendo muito conhecidos por aqui, os dois não estão na liderança do segmento. Ainda assim, eles oferecem boas características para quem procura um modelo eficiente e tecnológico.
Qual deles é o melhor? Confira no comparativo abaixo!
Baratos apenas na versão de entrada
Mesmo com um pequeno reajuste nos preços, o Tracker 2025 continua partindo de quase R$ 120 mil. Com exceção da opção de entrada, que tem o mesmo motor 1.0 turbo do Onix, todas as outras ficaram mais caras.
As versões LT e LTZ, com o mesmo conjunto, custam entre R$ 144 mil e R$ 159 mil, enquanto as mais potentes RS e Premier, que usam o motor 1.2 turbo, já se aproximam dos R$ 178 mil.
Veja os preços do Tracker 2025:
- Tracker 1.0 Turbo AT – R$ 119.900
- Tracker LT 1.0 Turbo AT – R$ 144.490
- Tracker LTZ 1.0 Turbo AT – R$ 159.090
- Tracker RS 1.2 Turbo AT – R$ 176.950
- Tracker Premier 1.2 Turbo AT – R$ 177.990
O Renegade 2025 tem uma linha maior que o rival e ainda começa com um preço inferior: a versão de entrada, com motor 1.3 turbo e tração 4×2, sai por menos de R$ 116 mil.
A mesma motorização é vista na maioria das outras versões, como Altitude, Longitude e Sahara, que custam entre R$ 148 mil e R$ 174 mil. Assim como o Chevrolet, o salto entre a versão de entrada e as outras é enorme.
O Jeep ainda conta com as configurações Trailhawk e Willys, que unem o mesmo motor à tração 4×4. Nesse caso, os valores ficam entre R$ 174 mil e R$ 180 mil.
Confira os valores do Renegade 2025:
- Renegade 1.3 Turbo 4×2 – R$ 115.990
- Renegade Altitude 1.3 Turbo 4×2 – R$ 147.990
- Renegade Longitude 1.3 Turbo 4×2 – R$ 165.990
- Renegade Longitude Night Eagle 1.3 Turbo 4×2 – R$ 170.990
- Renegade Sahara 1.3 Turbo 4×2 – R$ 173.990
- Renegade Trailhawk 1.3 Turbo 4×4 – R$ 173.990
- Renegade Willys 1.3 Turbo 4×4 – R$ 179.990
VENCEDOR: Renegade.
O Renegade é mais equipado
Com preços similares, fica mais fácil comparar os dois SUVs e determinar quem tem o melhor custo-benefício. A primeira batalha é entre as versões de entrada: Tracker 1.0 Turbo (R$ 119.900) e Renegade 1.3 Turbo (R$ 115.990).
Aqui o Jeep leva a melhor, sendo o único com rodas de liga leve aro 17, faróis full LED com regulagem de altura, alerta de pressão dos pneus, start/stop e freio de estacionamento elétrico. Enquanto isso, o Tracker mais barato tem apenas câmera de ré, faróis com acendimento automático e chave presencial como itens exclusivos.
Na parte intermediária, temos a briga entre o Tracker LTZ (R$ 159.090) e o Renegade Longitude (R$ 165.990). Além dos itens em comum, o Tracker agrega alerta de ponto cego, Wi-Fi e comandos pelo aplicativo.
Já o Renegade vem com A/C automático dual zone, rodas aro 18, indicador de fadiga, alerta de mudança de faixa com assistente de permanência, GPS, leitor de placas e carregador por indução. Outra vitória do Jeep.
Ao chegar no topo, na disputa entre Tracker Premier (R$ 177.990) e Renegade Willys (R$ 179.990), vemos outra vitória da Jeep. O motivo é que o Tracker tem apenas os sensores de estacionamento dianteiros e apoio de braço no banco traseiro como diferenciais.
Do lado do Renegade, você recebe assistente de farol alto, faróis de neblina, alerta de tráfego cruzado traseiro e troca de marchas no volante.
VENCEDOR: Renegade.
Andar mais ou consumir menos?
A linha de motores do Tracker é bem conhecida, começando pelo propulsor 1.0 turbo de 116 cv e 16,8 kgfm visto também na família Onix. Com câmbio automático de 6 marchas, ele chega aos 100 km/h em 10,9 segundos e tem máxima de 177 km/h.
As duas versões mais caras do Chevrolet trocam esse motor pelo 1.2 turbo de 133 cv e 21,4 kgfm, com o mesmo câmbio. Os números melhoram um pouco, com 0 a 100 km/h em 9,4 segundos e máxima de 185 km/h.
Já o Renegade aparece sempre com o motor 1.3 turbo de 185 cv e 27,5 kgfm. As versões com câmbio automático de 6 marchas e tração dianteira chegam aos 100 km/h em 8,7 segundos e alcançam 210 km/h.
No caso das duas opções com tração 4×4, o câmbio usado é o automático de 9 marchas, mas o desempenho piora: a aceleração de 0 a 100 km/h é feita em 9,7 segundos e a máxima é de 202 km/h.
Fica claro que o Renegade tem desempenho superior, mas o Tracker é mais econômico. A diferença não é tão grande, mas sua versão 1.0 turbo consome menos em todas as situações. Aliás, o Renegade perde até para o Tracker 1.2 turbo na estrada.
Do outro lado, como já era esperado, a versão 4×4 do Jeep apresenta as piores médias de consumo, ficando próximo dos 6 km/l na cidade (com etanol).
Consumo | Tracker 1.0 Turbo | Tracker 1.2 Turbo | Renegade 4×2 | Renegade 4×4 |
Cidade – etanol | 7,8 | 7,2 | 7,7 | 6,2 |
Cidade – gasolina | 11,2 | 10,4 | 11,0 | 9,0 |
Estrada – etanol | 9,6 | 9,2 | 9,1 | 7,5 |
Estrada – gasolina | 13,6 | 13,2 | 12,8 | 10,7 |
VENCEDOR: Empate.
Mais espaço no Tracker
O Renegade ganhou fama de carro apertado, especialmente no porta-malas, mas será que isso realmente é verdade?
Na ficha técnica, vemos que o Jeep é maior na altura (1,70 x 1,62) e na largura (1,80 x 1,79), enquanto o Tracker é maior no comprimento (4,27 x 4,26). Além das similaridades nessas medidas, os dois contam com 2,57 m de entre-eixos.
Mas se você entrar nos dois SUVs, verá que o Tracker é mais espaçoso para quem viaja atrás, além de ser o único com apoio central para os braços e duas entradas USB, enquanto o Renegade tem apenas uma porta USB.
No porta-malas, a Jeep tentou esconder a distância entre seu modelo e os concorrentes ao divulgar que o Renegade carrega até 320 litros. Mas essa medição não é VDA, a mais comum em nosso mercado, onde o número cairia para 285 litros.
No Tracker, são 393 litros (na medição “correta”), mostrando que o espaço é bem mais generoso. Ainda que isso não seja tão importante, vale destacar que o Renegade tem mais recursos para acomodar pequenos objetos nesse compartimento, mas o espaço é muito menor.
VENCEDOR: Tracker.
O custo depois da compra
Existe uma diferença importante na garantia desses modelos: o Tracker oferece apenas 1 ano para a versão de entrada e 3 anos para as demais configurações, enquanto o Renegade tem 5 anos de cobertura para a linha inteira.
Além disso, as revisões do Chevrolet são feitas a cada 10.000 km, enquanto a Jeep exige paradas a cada 12.000 km. Isso elimina uma visita à concessionária no caso do Renegade, mas ainda assim seus proprietários vão gastar mais.
Levando em conta o período padrão em nossos comparativos, que é de 60.000 km, o Tracker exige quase R$ 4,8 mil, independentemente da versão. Já o Renegade varia entre R$ 5,1 mil e R$ 5,4 mil, mesmo com uma parada a menos.
No final, temos um empate, e você precisa escolher se prefere uma garantia maior ou um custo inferior nas manutenções.
Revisões | Tracker | Renegade 4×2 | Renegade 4×4 |
10.000 km | R$ 456,00 | ||
12.000 km | R$ 783,00 | R$ 850,00 | |
20.000 km | R$ 944,00 | ||
24.000 km | R$ 892,00 | R$ 959,00 | |
30.000 km | R$ 700,00 | ||
36.000 km | R$ 988,00 | R$ 1.054,00 | |
40.000 km | R$ 1.052,00 | ||
48.000 km | R$ 924,00 | R$ 991,00 | |
50.000 km | R$ 672,00 | ||
60.000 km | R$ 944,00 | R$ 1.488,00 | R$ 1.555,00 |
TOTAL | R$ 4.768,00 | R$ 5.075,00 | R$ 5.409,00 |
VENCEDOR: Empate.
Mirando posições melhores
No acumulado de janeiro a agosto de 2024, podemos dizer que os dois rivais vão bem, mas o Tracker está numa fase ainda melhor. Ele é o terceiro mais vendido entre os SUVs, com 41.672 emplacamentos até aqui.
O Renegade vive uma fase diferente do que vimos anteriormente, aparecendo agora na 6ª posição com 34.782 unidades vendidas. O Nivus, quinto colocado, tem apenas pouco mais de 1.100 unidades de vantagem, o que anima a Jeep para terminar o ano numa posição melhor.
O mesmo pode ser dito para a Chevrolet, que sonha com a segunda posição do Creta, atualmente com 43.774 unidades. De qualquer forma, o Tracker vendeu mais até aqui, levando a melhor nesse quesito.
VENCEDOR: Tracker.
Conclusão
Num empate absoluto nesse comparativo, cada SUV venceu duas categorias, sendo que eles ainda empataram em outros duas. E isso mostra a direção que cada marca está dando para seu produto.
O Tracker foi melhor no espaço interno (incluindo também o porta-malas) e vende mais por aqui, o que traz algumas vantagens para seus donos. Já o Renegade é mais barato na versão de entrada e tem um nível superior de equipamentos.
Os empates ocorreram na motorização, onde o Jeep anda mais e o Chevrolet é mais econômico, e nas revisões, com o Tracker sendo mais barato na manutenção e o Renegade oferecendo uma garantia bem maior.
Fichas técnicas
Tracker |
Renegade |
|
Preço | R$ 119.900 a R$ 177.990 | R$ 115.990 a R$ 179.990 |
Motor | 1.0 turbo ou 1.2 turbo | 1.3 turbo (4×2 ou 4×4) |
Potência e torque | 1.0T – 116 cv e 16,8 kgfm | 185 cv e 27,5 kgfm |
1.2T – 133 cv e 21,4 kgfm | ||
Câmbio | Automático de 6 marchas | Automático de 6 ou 9 marchas |
Aceleração e velocidade máxima | 1.0T – 10,9s e 177 km/h | 1.3T (4×2) – 8,7s e 210 km/h |
1.2T – 9,4s e 185 km/h | 1.3T (4×4) – 9,7s e 202 km/h | |
Consumo cidade | 1.0T – 7,8 km/l (E) e 11,2 km/l (G) | 1.3T (4×2) – 7,7 km/l (E) e 11 km/l (G) |
1.2T – 7,2 km/l (E) e 10,4 km/l (G) | 1.3T (4×4) – 6,2 km/l (E) e 9 km/l (G) | |
Consumo estrada | 1.0T – 9,6 km/l (E) e 13,6 km/l (G) | 1.3T (4×2) – 9,1 km/l (E) e 12,8 km/l (G) |
1.2T – 9,2 km/l (E) e 13,2 km/l (G) | 1.3T (4×4) – 7,5 km/l (E) e 10,7 km/l (G) | |
Rodas e pneus | 215/60 R16 ou 215/55 R17 | 215/60 R17, 225/65 R17 ou 225/55 R18 |
Medidas | comprimento, 4,27 m; altura, 1,62 m; largura, 1,79 m; entre-eixos, 2,57 m | comprimento, 4,26 m; altura, 1,70 m; largura, 1,80 m; entre-eixos, 2,57 m |
Tanque | 44 litros | 55 litros |
Porta-malas | 393 litros | 314 a 320 litros |
Peso | 1.228 kg a 1.271 kg | 1.476 a 1.643 kg |
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