China agora tem um navio ainda maior para exportar carros elétricos e híbridos; embarcação leva quase 11 mil de uma vez

glovis leader 1
glovis leader 1

Se você ficou impressionado quando um navio da BYD aportou em Itajaí, Santa Catarina, com 7 mil carros a bordo, sendo que ainda havia capacidade para mais 2 mil, então precisa prestar atenção em uma nova classe de navios que está surgindo na China.

O Glovis Leader, um navio construído no estaleiro Guangzhou Shipyard International e tipo ro-ro, foi lançado recentemente para superar em capacidade os meganavios de transporte de veículos da BYD , com uma capacidade de 10.800 carros a bordo.

Trata-se de 1.800 carros a mais por viagem que os dois maiores navios da BYD e de outras montadoras chinesas, evidenciando que as exportações do gigante asiático só tendem a aumentar nas principais rotas marítimas rumo à Europa e Américas, especialmente agora com o Canadá.

Aliás, no acordo Canadá-China, o Glovis Leader precisaria de 4,5 viagens pelo Pacífico até o país do norte para cumprir sozinho a cota anual de 49 mil carros elétricos chineses permitidos a entrar no mercado canadense.

Veja também

glovis leader 2
glovis leader 2

Dez viagens do Glovis Leader batem a meta da BYD no mercado nacional anualmente, por exemplo. Movido por GNL (Gás Natural Liquefeito) para cumprir as metas de emissão de CO2 do cálculo de “poço à roda” cobrado dos modelos importados, o navio mede 230 m.

Ele tem ainda 40 m de largura e um calado estrutural de 10,5 m, dispondo ainda de 14 conveses para veículos (incluindo 5 conveses móveis), permitindo o carregamento flexível de diversas cargas, incluindo veículos elétricos, veículos com células de combustível de hidrogênio, entre outros.

Com embarcações como o Glovis Leader, a China aumentará a capacidade de transporte de veículos em 20% e, embora seu destino ainda não tenha sido revelado, esse navio pode até mesmo aportar em terminais brasileiros como Vitória e Itajaí, trazendo mais carros chineses.

Atualmente, os maiores navios de transporte de carros chineses em serviço têm entre 7.000 e 9.000 carros de capacidade por viagem, mas o Glovis Leader pretende mudar a coisa toda.

📣 Compartilhe esta notíciaX FacebookWhatsAppLinkedInPinterest
📨 Receba um email com as principais Notícias Automotivas do diaReceber emails
📲 Receba as notícias do Notícias Automotivas em tempo real!Canal do WhatsAppCanal do Telegram
Siga nosso site no Google Notícias
unnamed
Autor: Ricardo de Oliveira

Com experiência de 29 anos na área automotiva, há 18 anos trabalha como jornalista no Notícias Automotivas, escreve sobre as mais recentes novidades do setor, frequenta eventos de lançamentos das montadoras e faz testes e avaliações. Suas redes sociais: Instagram, Facebook


formulario noticias por email

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação / 5. Número de votos:

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.