
A corrida tecnológica pelo domínio dos céus ganhou um novo capítulo com a estreia de um motor rotativo inédito desenvolvido na China, voltado exclusivamente para veículos de baixa altitude como drones e eVTOLs.
No dia 19 de dezembro, a Harbin Dongan Auto Engine, subsidiária do Grupo Changan, anunciou que o protótipo R05E realizou com sucesso sua primeira ignição, abrindo caminho para a produção em série prevista para 2027.
O projeto começou oficialmente em abril deste ano, fruto de uma parceria com a AVL, empresa austríaca especializada em simulação, desenvolvimento e testes de tecnologias de mobilidade.
Com uma proposta ousada, o R05E utiliza um pistão triangular de bordas curvas, sistema de ignição dupla independente, eixo excêntrico leve com sistema de balanceamento e um compartimento integrado de refrigeração líquida.
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A Dongan afirma que o motor oferece desempenho excepcional em aplicações de baixa altitude, incluindo veículos tripulados de médio e grande porte, graças à sua densidade de potência elevada, tamanho compacto e baixo nível de ruído e vibração.
O motor rotativo alcança 6.500 rpm e entrega 53 kW de potência — o equivalente a 72 cv —, sendo uma solução promissora para plataformas voadoras que exigem leveza e eficiência.
Para reduzir o consumo energético, o R05E incorpora um bloco em alumínio fundido e um revestimento antifricção de NDC, um composto de nanodiamantes que melhora o desempenho e a durabilidade.
O motor também poderá equipar aeronaves não tripuladas em altitudes mais elevadas, como drones militares ou comerciais, por meio de versões aspiradas e turbinadas atualmente em desenvolvimento.
Grandes nomes da tecnologia chinesa, como Xpeng Aeroht (unidade aérea da fabricante de carros elétricos), Huawei e DJI, estão diretamente envolvidos nos testes e aplicações futuras.
A aposta no motor rotativo não é por acaso: o governo chinês colocou a chamada “economia de baixa altitude” como prioridade estratégica para os próximos anos.
Esse novo setor inclui serviços e atividades em altitudes inferiores a mil metros, como transporte urbano por eVTOLs, entrega aérea, turismo e segurança pública.
Nos bastidores, políticas públicas estão sendo moldadas para impulsionar esse ecossistema, com investimentos maciços e regulamentações específicas para acelerar a adoção dessas tecnologias.
Com o avanço de motores compactos e potentes como o R05E, a China busca liderar o que muitos já chamam de “nova revolução do transporte”, desta vez, pelos céus.
A Harbin Dongan, fundada em 1948 e controlada pelo Estado, traz décadas de experiência no desenvolvimento de motores, transmissões e sistemas híbridos para o setor automotivo.
Agora, seu foco se expande para o espaço aéreo urbano, mirando o futuro dos deslocamentos curtos, rápidos e sustentáveis.
O desafio é grande, mas a ignição bem-sucedida do R05E mostra que os céus baixos da China podem estar mais próximos de serem ocupados por veículos voadores do que se imaginava.
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