China quer dominar o mundo dos carros: Europa já diz “sim” e os EUA podem ser os próximos

xpeng g9 1
xpeng g9 1

A revolução dos carros chineses já não é mais uma previsão futurista: ela está acontecendo agora, especialmente na Europa, onde mais de 20% dos carros vendidos atualmente vêm da China.

Em meio a mais de 150 fabricantes tentando se destacar no país asiático, alguns nomes já começam a se firmar como os grandes protagonistas dessa nova era automotiva.

O site Top Gear, uma das publicações mais respeitadas do setor, decidiu colocar 20 desses modelos à prova em um rigoroso teste de pista .

O objetivo? Separar o que realmente vale a pena daquilo que não passa de promessas baratas. O resultado trouxe boas surpresas.

Veja também

mg cyberster 1
mg cyberster 1

MG Cyberster, Lotus Eletre e Emiya, além do XPeng G6, ganharam elogios por desempenho, acabamento e usabilidade. Já modelos como o Chery Omoda 5 e o Skywell BE11 decepcionaram por completo.

O mais interessante é que, a cada novo lançamento, a qualidade média dos carros chineses melhora.

Essa curva de aprendizado lembra muito o que aconteceu com os carros japoneses nos anos 70 e com os coreanos nos anos 2000.

Mas com uma diferença: os chineses estão evoluindo muito mais rápido. Em poucos anos, deixaram de ser sinônimo de cópia malfeita e passaram a oferecer soluções competitivas, especialmente no segmento de elétricos compactos.

lotus eletre 5
lotus eletre 5

Um dos maiores exemplos disso é o BYD Dolphin Surf, vendido no Reino Unido por cerca de 18 mil libras esterlinas (cerca de 25 mil dólares). Um carro elétrico, moderno e funcional por esse preço?

Em tempos de inflação global e carros cada vez mais caros, a proposta soa irresistível para muitos consumidores. E não é exagero imaginar que, se não fossem as barreiras tarifárias, ele já estaria rodando pelas ruas americanas.

Essa ofensiva chinesa não se limita à Europa.

O plano é dominar também mercados emergentes, onde o custo-benefício fala mais alto que a tradição de marca. Países do sul global, onde antes Toyota, Volkswagen e Ford reinavam soberanas, estão cada vez mais abertos às novidades vindas do oriente.

Every Chinese Car In The UK… RATED!

Enquanto isso, os Estados Unidos tentam proteger sua indústria com tarifas e barreiras comerciais. Mas até quando isso será sustentável?

O consumidor médio está cada vez mais consciente, e diante da opção de pagar menos por algo bom, a bandeira de origem pode perder importância. Se já compramos celulares, roupas, eletrônicos e até comida da China, por que não carros também?

O domínio chinês sobre a próxima geração de veículos não depende apenas de fazer o melhor carro, mas de oferecer o pacote certo, na hora certa.

E nesse jogo, parece que eles estão um passo à frente.

📣 Compartilhe esta notícia:🕊️ X📘 Facebook📱 WhatsApp💼 LinkedIn📌 Pinterest
📲 Receba as notícias do Notícias Automotivas em tempo real!Entre agora em nossos canais e não perca nenhuma novidade:

✅ Canal do WhatsApp📡 Canal do Telegram
📰 Siga nosso site no Google Notícias
noticias
Autor: Eber do Carmo

Fundador do Notícias Automotivas, com atuação por três décadas no segmento automotivo, tem 20 anos de experiência como jornalista automotivo no Notícias Automotivas, desde que criou o site em 2005. Anteriormente trabalhou em empresas automotivas, nos segmentos de personalização e áudio.


formulario noticias por email

O que você achou disso?

Toque nas estrelas!

Média da classificação / 5. Número de votos:

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.