China recomenda montadoras locais a não investir em fábricas no exterior

byd fabrica 4
byd fabrica 4

Fontes ouvidas pela Reuters afirmaram que o governo chinês está desaconselhando os fabricantes locais a investir em fábricas no exterior, indicando que o país tem excesso de produção, apesar da estratégia de expansão global.

Como se sabe, existem fabricantes demais na China e o excesso de fábricas fazendo carros elétricos geram uma guerra de preços que está destruindo fabricantes menores, já que as vendas desaceleraram e o maior tem sempre mais chance de sobreviver que o menor.

Numa reunião com os fabricantes, Pequim expressou preocupação com tais investimentos, muito em parte em decorrência da geopolítica desfavorável ao país. Assim, recomendou não investirem em regiões como a Índia, por exemplo.

China e Índia têm problemas fronteiriços no Himalaia e a MG opera no subcontinente apenas por ser uma marca inglesa, porém, sua dona é a chinesa SAIC, que agora está na berlinda.

O governo popular também recomendou evitar investimentos pesados na Europa, ainda que tenha reconhecido que é melhor produzir lá e evitar multas, que tentar forças com importações custosas.

xiaomi super factory 1
xiaomi super factory 1

Pequim teria dito que o ideal é construir plantas para montagem com componentes importados da China, mas o governo não proibiu a exportação de nenhuma tecnologia das marcas locais.

A China também “fortemente desaconselhou” investimentos com fábricas na Rússia e na Turquia. Esta última certamente é em resposta à sobretaxa de 40% para carros chineses.

Já o país beligerante ao norte, tem muitas fábricas herdadas do êxodo de marcas estrangeiras que saíram após o início da Guerra da Ucrânia. O governo chinês também não recomendou investir muito em fábricas na Tailândia.

Os EUA, nesse caso, está fora de questão, uma vez que americanos e também os canadenses, colocaram uma verdadeira muralha da China para impedir a entrada de carros chineses…

A América Latina não foi citada, o que significa que os fabricantes chineses podem gastar o que quiserem na região, em especial no Brasil e no México. Então, logo teremos mais fábricas de chinesas por aqui? É o que o governo brasileiro quer.

 

google news2Quer receber todas as nossas notícias em tempo real?
Acesse nossos exclusivos: Canal do Whatsapp e Canal do Telegram!

Na enquete anterior, 29% das respostas (254 pessoas) indicaram que acessam o NA algumas vezes por semana. 24% acessam todos os dias.

Agora, queremos saber: O que você acha do tempo de carregamento das páginas do nosso site? Usamos um sistema de CDN (rede de distribuição de conteúdo) da Amazon, que traz os dados do site a partir da capital mais próxima da sua casa.

.

O que você achou disso?

Toque nas estrelas!

Média da classificação / 5. Número de votos:

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.




unnamed
Autor: Ricardo de Oliveira

Com experiência de 27 anos, há 16 anos trabalha como jornalista no Notícias Automotivas, escreve sobre as mais recentes novidades do setor, frequenta eventos de lançamentos das montadoras e faz testes e avaliações. Suas redes sociais: Instagram, Facebook, X