Chinesa atinge 1 milhão de carros elétricos feitos em apenas 4 anos

aion 1 milhão 2
aion 1 milhão 2

A marca Aion foi criada pela chinesa GAC em 2019 para ser sua representante no segmento de carros elétricos com uma gama 100% energizada e agora chega a um marco importante e até histórico para o mercado chinês e mundial.

A GAC Aion comemorou agora em dezembro a produção de seu carro número 1.000.000, sendo ele um crossover elétrico chamado Hyper HT, num momento em que a marca é apenas uma das muitas chinesas dedicadas somente aos elétricos.

O feito faz com que a Aion seja a marca de crescimento fabril mais rápido do mundo, dada sua pouca idade, além de ter sido ela que produziu também o 20.000.000º carro eletrificado feito na China.

aion 1 milhão 1
aion 1 milhão 1

A Aion tem um portfólio com cinco modelos elétricos, formada em 4 anos e 8 meses de existência, com começo tímido. Não sendo vendida fora da China, a marca da GAC mostra como o mercado local é enorme.

A GAC construiu o que chama de fábrica ecológica e em apoio à produção, uma segunda planta foi erguida para produção de baterias da marca Yinpai, permitindo assim que a produção se dê com sustentabilidade.

Em menos de cinco anos, a Aion surpreende por ter até desenvolvido um robotáxi baseado no crossover LX, sendo um veículo de condução autônoma e com uma tela traseira enorme para servir de entretenimento.

A Aion é uma das marcas da GAC, tradicional sócia de fabricantes como a Honda e a Toyota, por exemplo, tendo como modelos o crossover Aion Hyper HT, Aion LX Plus (que deu origem ao robotáxi) e o monovolume Aion Y.

O sedã Aion S tem ainda variantes S Plus e S Max, cada um com layout diferente, mas compartilhando a mesma base. A marca chinesa tem potencial para vender bem fora da China. Também desenvolveu o superesportivo elétrico Aion GT.

Ela também é uma das causas da queda nas vendas de fabricantes estrangeiros por lá.

google news2Quer receber todas as nossas notícias em tempo real?
Acesse nossos exclusivos: Canal do Whatsapp e Canal do Telegram!

O que você achou disso?

Toque nas estrelas!

Média da classificação / 5. Número de votos:

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.


Últimas Notícias



unnamed
Autor: Ricardo de Oliveira

Com experiência de 27 anos, há 16 anos trabalha como jornalista no Notícias Automotivas, escreve sobre as mais recentes novidades do setor, frequenta eventos de lançamentos das montadoras e faz testes e avaliações. Suas redes sociais: Instagram, Facebook, X