Os chineses estão vindo em peso para o mercado brasileiro e, diferente de uma década, a base agora é com produção nacional e contra isso, não há barreiras fiscais ou alfandegárias.
Já presente no mercado nacional com caminhões leves, a chinesa Foton deu uma sumida do mercado, mas agora parece querer novamente ter seu espaço por aqui e com picapes médias como da linha Tunland.
Há alguns anos, a Foton ventilou a possibilidade de vender aqui picapes de porte médio, mas não passou da intenção de venda. Agora, segundo o site Auto Indústria, a marca volta seu foco para as picapes.
Ainda este mês, segundo a publicação, a Foton apresentará no Brasil as picapes da linha Tunland, de modo a concorrer com produtos como Toyota Hilux, Chevrolet S10, Ford Ranger, entre outras.
A filial brasileira e a matriz chinesa confirmaram que além de picapes da linha Tunland, também serão vendidos aqui caminhões leves e médios, num retorno da marca ao mercado brasileiro, nesse segundo caso.
No Brasil, a versão G5 manterá a propulsão híbrida, que garante autonomia de 900 km. Com isso, ela pegará a BYD Shark e a GWM Poer, ambas hibridizadas localmente, mas é preciso saber onde será a produção localizada.
A Foton Aumark tinha uma área na região de Guaíba, no Rio Grande do Sul, onde era esperada uma fábrica para produzir caminhões e também picapes. Hoje, a rede teria 30 lojas pelo país, pouco para se apresentar uma picape com pretensões como da Tunland.
Na China, a Foton tem um bom porte e uma gama de caminhões muito ampla, inclusive com versões elétricas, ampliando seu alcance no mercado internacional.
Com visual robusto e linhas elegantes, a Foton Tunland tem ainda versões G7 e G9, com motorização a gasolina ou diesel, mas estas não devem vir ao mercado nacional, ainda que o óleo combustível seja desejado pela maioria dos clientes de picapes.
Quer receber todas as nossas notícias em tempo real?
Acesse nossos exclusivos: Canal do Whatsapp e Canal do Telegram!