A marca chinesa GAC chegou em peso ao Uruguai, onde está desembarcando com cinco modelos que possivelmente serão vendidos no mercado brasileiro, onde a montadora pretende adicionar uma fábrica para atender a demanda local.
Com investimento de US$ 1 bilhão, a GAC quer, em cinco anos, se estabelecer como mais uma montadora de veículos no Brasil e para isso precisará de um portfólio de carros adequados ao panorama nacional.
No Uruguai, a GAC apresenta um portfólio diversificado com os modelos Emzoom, Emkoo, GS8, Aion Y e Aion ES. Todavia, alguns dos modelos não parecem adequados para a realidade do mercado brasileiro, embora atendam ao uruguaio.
Diante do Proconve L8, a GAC deverá aplicar aqui somente carros híbridos e elétricos. Por lá, o modelo Emzoom é um crossover compacto que está sendo oferecido apenas com motor 1.5 Turbo de 174 cavalos e 27,5 kgfm, com dupla embreagem de sete marchas.
Outro que está sendo oferecido no Uruguai é o Emkoo, que usa a mesma plataforma GPMA, tem porte médio, com motorização de 2.0 Turbo de somente 138 cavalos, com motor elétrico de 179 cavalos, que entrega 243 cavalos combinados.
O Emkoo tem transmissão DHT e tração dianteira, mas não é PHEV. Este modelo já seria interessante para vir ao Brasil, mas o GS8, outro SUV médio, não deve vir. Ele usa o mesmo motor 2.0 Turbo do Emkoo, mas com 248 cavalos e 40,8 kgfm, com DCT.
Já o Aion ES é um sedã médio elétrico com bateria de 55,2 kWh e autonomia de 442 km no NEDC, com 134 cavalos e 22,9 kgfm. Esse é um produto que a GAC precisa colocar no mercado brasileiro com preço na casa dos R$ 150 mil.
Por fim, o Aion Y é um crossover médio com 200 cavalos e 22,9 kgfm, com bateria de 63,2 kWh e autonomia de 490 km no NEDC. Vem? É uma opção interessante e viável, que faria uma boa dupla com o Aion ES.
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