Chinesa GAC desembarca em peso no Uruguai; marca leva cinco modelos que podem ser vendidos no Brasil

gac emzoom
gac emzoom

A marca chinesa GAC chegou em peso ao Uruguai, onde está desembarcando com cinco modelos que possivelmente serão vendidos no mercado brasileiro, onde a montadora pretende adicionar uma fábrica para atender a demanda local.

Com investimento de US$ 1 bilhão, a GAC quer, em cinco anos, se estabelecer como mais uma montadora de veículos no Brasil e para isso precisará de um portfólio de carros adequados ao panorama nacional.

gac emkoo
gac emkoo

No Uruguai, a GAC apresenta um portfólio diversificado com os modelos Emzoom, Emkoo, GS8, Aion Y e Aion ES. Todavia, alguns dos modelos não parecem adequados para a realidade do mercado brasileiro, embora atendam ao uruguaio.

Diante do Proconve L8, a GAC deverá aplicar aqui somente carros híbridos e elétricos . Por lá, o modelo Emzoom é um crossover compacto que está sendo oferecido apenas com motor 1.5 Turbo de 174 cavalos e 27,5 kgfm, com dupla embreagem de sete marchas.

gac gs8
gac gs8

Outro que está sendo oferecido no Uruguai é o Emkoo, que usa a mesma plataforma GPMA, tem porte médio, com motorização de 2.0 Turbo de somente 138 cavalos, com motor elétrico de 179 cavalos, que entrega 243 cavalos combinados.

O Emkoo tem transmissão DHT e tração dianteira, mas não é PHEV. Este modelo já seria interessante para vir ao Brasil, mas o GS8, outro SUV médio, não deve vir. Ele usa o mesmo motor 2.0 Turbo do Emkoo, mas com 248 cavalos e 40,8 kgfm, com DCT.

gac aion es
gac aion es

Já o Aion ES é um sedã médio elétrico com bateria de 55,2 kWh e autonomia de 442 km no NEDC, com 134 cavalos e 22,9 kgfm. Esse é um produto que a GAC precisa colocar no mercado brasileiro com preço na casa dos R$ 150 mil.

gac aion y
gac aion y

Por fim, o Aion Y é um crossover médio com 200 cavalos e 22,9 kgfm, com bateria de 63,2 kWh e autonomia de 490 km no NEDC. Vem? É uma opção interessante e viável, que faria uma boa dupla com o Aion ES.

google news2Quer receber todas as nossas notícias em tempo real?
Acesse nossos exclusivos: Canal do Whatsapp e Canal do Telegram!

Na enquete anterior, 73% das respostas (573 pessoas) indicaram que acessam o NA usando o celular.

Agora, queremos saber: com que frequência você acessa o NA?

.

O que você achou disso?

Toque nas estrelas!

Média da classificação / 5. Número de votos:

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.




unnamed
Autor: Ricardo de Oliveira

Com experiência de 27 anos, há 16 anos trabalha como jornalista no Notícias Automotivas, escreve sobre as mais recentes novidades do setor, frequenta eventos de lançamentos das montadoras e faz testes e avaliações. Suas redes sociais: Instagram, Facebook, X