
A marca chinesa GAC está considerando abrir no mercado brasileiro um centro de pesquisa em desenvolvimento de produto de modo a fortalecer a sua presença no mercado brasileiro, o desenvolvimento de produtos focados no consumidor brasileiro.
Segundo o site Automotive Business, a GAC já possui dois centros de pesquisa e desenvolvimento de veículos, sendo que um deles fica em Milão, na Itália, e o outro está localizado na Califórnia, nos Estados Unidos.
A montadora chinesa se prepara para começar a vender seus carros no mercado brasileiro e entre seus planos está a produção nacional de veículos, que pode ser feita com uma fábrica totalmente nova ou por uma unidade já instalada no país de um fabricante terceiro.
Zhang Fan, vice-presidente de Pesquisa e Desenvolvimento do GAC, comenta: “Há interesse de nossa parte em outros mercados pelo mundo, inclusive na América do Sul e especialmente no Brasil. Acredito que é um mercado com grande potencial para nós, até porque, para fornecer um produto adequado às necessidades do consumidor brasileiro, precisamos entender fatores como a situação do mercado, as perspectivas do consumidor e as regras técnicas do país”.
A GAC já implementou seu plano de nacionalização de peças e componentes, bem como de tecnologias para aplicações nacionais, em especial o sistema flex, por meio de parcerias com três universidades brasileiras.
A montadora chinesa já está testando seus carros no Brasil e, no segundo semestre, deve introduzi-los no mercado nacional, com modelos elétricos e híbridos.
Tal como outras marcas chinesas, a GAC quer aproveitar a oportunidade de vender no mercado brasileiro, que atualmente está recebendo grandes investimentos de fabricantes do gigante asiático.
Só a GAC irá investir US$ 1 bilhão no Brasil, mostrando que o país é altamente atraente para investimentos chineses.
Isso permite converter o Brasil em uma plataforma de exportação de carros de tecnologia para países vizinhos, atingindo toda a América Latina e outros continentes, projetando assim a engenharia estabelecida no país de modo a ser mais competitiva no mercado internacional.

Quer receber todas as nossas notícias em tempo real?
Acesse nossos exclusivos: Canal do Whatsapp e Canal do Telegram!