A GWM iniciará a produção de veículos no Brasil a partir de 15 de agosto, em evento que terá a presença do presidente Luiz Inácio Lula da Silva, começando assim sua carreira como montadora no país.
A planta comprada da Mercedes-Benz e localizada em Iracemápolis, no interior de São Paulo, já conta com 500 empregados que trabalharão em um turno.
Veja também
Projetada para 50 mil carros por ano, a fábrica da GWM começará com 30 mil veículos anualmente, o que significa ainda manter um bom volume de carros importados da China.
Em um processo industrial que requer o emprego de peça por peça, com soldagem, tratamento de superfície, pintura e montagem final, a planta da montadora chinesa só não tem a estamparia.
Todavia, segundo o site Automotive Business, a planta tem espaço para receber grandes prensas para moldagem de chapas de aço com as formas das carrocerias que serão feitas por lá.
O processo de produção não é SKD ou CKD, sendo bem mais completo e complexo do que o pretendido pela BYD em sua planta de Camaçari, na Bahia, onde irá operar nos dois sistemas mencionados antes de uma produção completa.
Inicialmente, contudo, a GWM irá importar peças e componentes que serão montados na planta paulista, com os modelos Haval H6 e H9, bem como a picape Poer, sendo os primeiros produtos da empresa a saírem da instalação nacional.
Sobre a área de estamparia, onde as chapas são moldadas em grandes prensas verticais, a GWM revelou que pretende instalar uma seção específica em sua fábrica ou contratar um fornecedor de chapas moldadas para seus carros nacionalizados.
Dessa forma, a GWM completaria o processo industrial que, ainda, dependerá de fornecedores locais para atender parte do conteúdo localizado de peças e componentes destes modelos.
A produção nacional é almejada ainda por outros fabricantes chineses que estão se estabelecendo no país.
📲 Receba as notícias do Notícias Automotivas em tempo real!Entre agora em nossos canais e não perca nenhuma novidade:
✅ Canal do WhatsApp📡 Canal do Telegram
📰 Siga nosso site no Google Notícias