Chinesa Huawei constrói um enorme eletroposto e não é para carregar carros elétricos

posto huawei
posto huawei

O transporte de cargas está se eletrificando intensamente na China e os clientes querem limpar o carbono de seus produtos, exigindo cada vez mais frotas eletrificadas no país.

Assim, num investimento de 150 milhões de yuans ou R$ 113,4 milhões, a chinesa Huawei construiu o maior eletroposto para caminhões elétricos do mundo, tendo ele 18 estações com 1,44 MW e 108 com 600 kW.

Então, com 126 pontos de recarga, o mega posto de energia de Sichuan, pode recarregar diariamente nada menos que 700 caminhões elétricos.

O local tem uma carga diária total estimada de mais de 300.000 kWh, o que é muita energia e dá uma ideia do consumo de uma frota de caminhões elétricos rodando pelas estradas da China .

Veja também

Com painéis fotovoltaicos e energia vinda de aerogeradores, o super posto chinês tem quase 1 MW de energia limpa, mais 215 kWh de energia, provenientes de fontes renováveis.

posto huawei a
posto huawei a

Cada célula solar gera 5.000 kWh de eletricidade renovável por dia e o carregamento de caminhões elétricos corta 45.000 toneladas de emissões de carbono anualmente. 

A tecnologia “fonte-rede-carga-armazenamento” da Huawei permite ainda que um sistema de recarga ultrarrápido possa introduzir 100 km de autonomia por veículo a cada 5 minutos.

Assim, os motoristas passarão menos tempo no local, embora os serviços localizados no estabelecimento possam também lucrar muito com isso.

Já a economia por recarga de caminhão chega a 150.000 yuans por ano, ou R$ 113,4 mil.

A iniciativa da Huawei mostra como pode ser o futuro do transporte, pelo menos no país asiático, onde a cadeia produtiva se move na direção da energia limpa e redução do consumo de combustíveis fósseis.

A redução da pegada de carbono chinesa se intensifica na medida que mercados estrangeiros mais exigentes estão pressionando por tarifas e a emissão de carbono é um dos motivos pelos quais se baliza para diminuir a entrada de vários produtos, como carros, por exemplo.

 

 

 

📣 Compartilhe esta notícia:🕊️ X 📘 Facebook📱 WhatsApp💼 LinkedIn📌 Pinterest
📲 Receba as notícias do Notícias Automotivas em tempo real!Entre agora em nossos canais e não perca nenhuma novidade:

✅ Canal do WhatsApp📡 Canal do Telegram
📰 Siga nosso site no Google Notícias
unnamed
Autor: Ricardo de Oliveira

Com experiência de 29 anos na área automotiva, há 18 anos trabalha como jornalista no Notícias Automotivas, escreve sobre as mais recentes novidades do setor, frequenta eventos de lançamentos das montadoras e faz testes e avaliações. Suas redes sociais: Instagram, Facebook, X


formulario noticias por email

O que você achou disso?

Toque nas estrelas!

Média da classificação / 5. Número de votos:

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.