
A marca chinesa Neta, que pertence à Hozon New Energy, está em processo de recuperação judicial na China, enquanto sua operação no Brasil continua nebulosa, com centenas de carros esperando nos portos o desfecho dessa história.
Na China, segundo a mídia local, reproduzida pelo site Car News China, a marca Neta teria conseguido 47 investidores para voltar a operar e iniciando com a retomada do pagamento integral dos salários em sua fábrica em Tongxiang, a partir de julho.
Segundo o que se sabe, a Neta teria, em 10 de julho, por meio da plataforma de alienação de ativos do Alibaba, aberto um canal de pré-registro para atrair capital para a reestruturação.
Dos interessados, 47 manifestaram o desejo de entrar no negócio, onde precisariam depositar 50 milhões de yuans ou R$ 38,3 milhões cada para ajudar assim na recuperação, ambicionando lucros futuros, caso a montadora volte a ter vendas consideráveis.
O prazo para depositar esse montante é 15 de setembro, sendo um dinheiro desesperadoramente desejado pela empresa para honrar suas dívidas, que começam pela falta de fluxo de caixa, que vem se arrastando há meses.
A Neta também precisa pagar os salários de funcionários atrasados desde novembro de 2024 e promover demissões em massa que possam reduzir seu quadro de funcionários quase pela metade.
Segundo a publicação, “um vídeo que circulou online no início de junho mostrou funcionários confrontando o presidente da empresa, Fang Yunzhou, no escritório da empresa em Xangai, exigindo pagamentos em atraso”.
Pois é, trata-se de uma situação bem complicada para a Neta, cuja crise acontece exatamente no momento em que dá os primeiros passos no mercado brasileiro, onde vendeu até agora somente 47 carros e tem bem mais de 700 carros em portos do Espírito Santo e São Paulo.
Com as notícias ruins que chegam da China, embora essa pareça uma luz no fim do túnel, a Neta acaba tendo sua imagem prejudicada na região e resto do mundo.
📲 Receba as notícias do Notícias Automotivas em tempo real!Entre agora em nossos canais e não perca nenhuma novidade:
✅ Canal do WhatsApp📡 Canal do Telegram
📰 Siga nosso site no Google Notícias