
A Nio segue acelerando sua revolução no mundo dos elétricos, e agora com um novo parceiro estratégico, de modo a ampliar suas estações de troca automática de baterias de carros elétricos.
Poucos dias após firmar um acordo com a CATL, gigante global na fabricação de baterias de íons de lítio, a marca chinesa fechou parceria com o Future Science City Group, de Pequim, para criar uma rede de 100 estações de troca de baterias.
O projeto será implantado inicialmente no distrito de Changping e representa um passo importante na mudança de paradigma da mobilidade elétrica, eliminando a necessidade de longas recargas.
Dona de um portfólio com oito modelos elétricos, a Nio aposta forte na tecnologia de troca rápida de baterias, dispensando os tradicionais carregadores.
A estratégia agora ganha o reforço da Future Science City, uma empresa estatal que terá papel fundamental na expansão dessa infraestrutura.
O cofundador e presidente da Nio, Li Hong Qin, destacou: “Na semana passada, firmamos uma parceria estratégica com a CATL para criar a maior rede de troca de baterias do mundo.
Agora, temos o apoio da Future Science City e outros projetos estão em andamento para ampliar a Nio Power.”
A Future Science City é controlada majoritariamente (86,06%) pela Comissão de Supervisão e Administração de Ativos Estatais de Changping, enquanto os 13,94% restantes pertencem a empresas estatais locais.
Em 2024, a empresa recebeu um financiamento de 50 bilhões de yuans ou R$ 39,5 bilhões, permitindo grandes investimentos na ampliação da infraestrutura elétrica da China, incluindo o projeto com a Nio.
A marca não para por aí. Em outubro de 2024, assinou outro acordo com a Shouvi Scientific Innovation Group dentro do programa Power Up Partners.
Atualmente, já são 3.196 estações de troca de baterias e 25.780 carregadores espalhados pela China. A meta? Cobrir todas as regiões municipais do país até junho de 2025.
Nascida em 2014, a Nio primeiro dominou a China, depois conquistou a Europa entre 2021 e 2023.
Agora, 2025 marca a entrada oficial da marca no mercado norte-americano, consolidando sua presença em 25 países e mostrando que sua visão de mobilidade elétrica veio para ficar.

Quer receber todas as nossas notícias em tempo real?
Acesse nossos exclusivos: Canal do Whatsapp e Canal do Telegram!