Chinesa NIO inicia produção de bateria que garante 255 km em 5 minutos

nio thunder 900v
nio thunder 900v

A NIO está em busca da bateria mais potente para adicionar em seus carros, visando também uma autonomia de 1.000 km e recargas ultrarrápidas para ninguém botar defeito. Esse é o caso de uma nova célula de 900 volts.

Esse tipo de bateria ainda é inédito em carros elétricos, mas já indica a ambição da NIO em buscar mais energia, mesmo sendo a marca que aposta em estações de troca rápida de bateria.

Chamada Thunder, essa nova bateria tem um peso reduzido em 30% e também é 280 mm mais curta em comprimento, sendo equipada inicialmente no sedã executivo ET9, que terá o primeiro motor elétrico síncrono de ímã permanente de 925 V W-Pin do mundo.

Serão dois propulsores no NIO ET9, sendo um dianteiro de 241 cavalos e outro duplo traseiro, que entregará 456 cavalos. Este último motor pesa somente 79 kg. Feito em carboreto de silício, a nova célula suporta nada menos que 300.000 ciclos de recarga.

Com 697 cavalos, o NIO ET9 poderá recarregar em equipamentos de até 600 kW, o que garantirá 255 km de alcance extra em apenas 5 minutos no conector. Seria o mesmo que abastecer um carro com tanque pequeno.

Essa nova bateria Thunder terá versão de 120 kWh com 800 km de alcance ou 150 kWh com 900 km de autonomia. Então, como se vê, agora os fabricantes chineses buscam melhorar muito e eficiência energética de motores e baterias.

A BYD, por exemplo, já projeta uma nova geração de carros elétricos com a e-Platform 4.0, que terá um motor elétrico compacto com os módulos de controle embutidos, assim como uma nova bateria Blade menor, mais leve e de maior capacidade.

A redução de peso e aumento de capacidade tem sido uma ambição para estes fabricantes, que procuram também reduzir os custos de produção e oferecer preços mais agressivos nos mercados do exterior.

Nos dois casos, a NIO tem preços bem altos e ainda não assustou mutos fabricantes europeus e americanos, mas a BYD tem metido medo em muita gente grande do setor…

 

 

google news2Quer receber todas as nossas notícias em tempo real?
Acesse nossos exclusivos: Canal do Whatsapp e Canal do Telegram!

O que você achou disso?

Toque nas estrelas!

Média da classificação / 5. Número de votos:

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.


Últimas Notícias



unnamed
Autor: Ricardo de Oliveira

Com experiência de 27 anos, há 16 anos trabalha como jornalista no Notícias Automotivas, escreve sobre as mais recentes novidades do setor, frequenta eventos de lançamentos das montadoras e faz testes e avaliações. Suas redes sociais: Instagram, Facebook, X