Como todo mundo sabe, a Audi está com problemas em manter a fábrica de Bruxelas, na Bélgica, buscando agora um comprador para a enorme instalação onde apenas o Audi Q8 e-tron é produzido, porém, ele tem baixa aceitação no mercado.
Segundo o jornal De Tijd, a chinesa NIO está considerando a oferta da Audi por Bruxelas e isso pode resolver alguns problemas para o fabricante asiático, ainda que a manobra não seja aconselhada pelo governo chinês.
A fonte diz que a proposta da NIO será apresenta ao Grupo Volkswagen até a próxima segunda (23) e se for aceita, a montadora chinesa terá uma importante planta para produzir localmente seus carros elétricos e assim fugir da sobretaxa de importação.
Todavia, é uma manobra altamente arriscada, já que de um lado, terá uma fábrica moderna, mas do outro, um quadro altamente sindicalizado e com 3.000 pessoas prontas para trabalhar, mas com poder de negociação elevado.
A compra da fábrica da Audi pela NIO também impactará os alemães, que ficarão receosos quanto ao futuro de duas das fábricas da Volkswagen no país. Para os trabalhadores, qualquer saída que preserve os empregos é válida.
Politicamente, a compra marcaria uma grande virada de jogo dos chineses na Europa, já que não se trata de uma fábrica já fechada há anos, mas uma unidade produzindo um carro de alta tecnologia.
Para a Audi, não será a saída mais atraente, mas será a necessária. Enquanto isso, a NIO ganhará muitos pontos na Europa com produção local e isso atrairá a atenção do mercado.
Hoje a NIO tem um portfólio de produtos com carros considerados premium para um consumidor europeu ainda exigente, porém, também explora uma linha de carros baratos, com a submarca Onvo.
Pode ser que Bruxelas venha a fazer carros da Onvo, já que parte do portfólio atual é feito em Biatorbágy, Hungria.
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