O mercado brasileiro está aberto às marcas chinesas, porém, para vender carros aqui, é necessário grande investimento e planejamento e, na falta deles, o destino é um só… Esse parece o caso da Seres, marca que seria ligada à Huawei.
Segundo a revista Auto Esporte, a Seres interrompeu suas operações no Brasil, onde em 2024, vendeu somente oito carros, sendo cinco exemplares do Seres 3 e três do Seres 5.
A chinesa chegou de forma tímida após um longo período de experimentação por parte dos responsáveis pela importação, do modelo Seres 5 EREV, que circulou por diversos lugares no Brasil.
Oficialmente, a Seres tinha como estratégia seguir o modelo da Tesla, ou seja, de vender diretamente da internet sem a intermediação de um revendedor. Contudo, a marca mudou de ideia e abriu uma loja em São Paulo e outra no Rio de Janeiro.
Mas, segundo a publicação, nenhuma das lojas respondeu aos contatos. Então, após lançar dois produtos com preços bem elevados, os reduziu e atualmente o site da Seres continua ativo tem os dois modelos, com o Seres 5 tendo versões BEV e EREV, com motor a gasolina como gerador.
O Seres 3 é um SUV de porte médio com preço de R$ 199.990, tendo motor elétrico de 163 cavalos e 30,6 kgfm, além de 0 a 100 km/h em 8,5 segundos, com sua bateria de lítio de 53 kWh garantindo autonomia de 206 km no ciclo PBEV.
Já o Seres 5 EVR tem um ou dois motores elétricos com 347 cavalos na RWD, ou 550 cavalos na versão AWD, indo assim de 0 de 100 km/h em 6,8 e 4,7 segundos, respectivamente.
O Seres 5 BEV tem dois motores elétricos com 585 cavalos e duas versões de bateria de 80 kWh e 90 kWh, mas com autonomias ainda não divulgadas pelo Inmetro.
Com 4,70 m de comprimento, o Seres 5 BEV vai de 0 a 100 km/h em 4,0 segundos na versão de 80 kWh e em 3,7 segundos com células de 90 kWh. Enfim, será que a Seres continua?
Quer receber todas as nossas notícias em tempo real?Acesse nossos exclusivos: Canal do Whatsapp e Canal do Telegram!