Chinesa Seres interrompe operação no Brasil; vendeu somente oito carros

seres 5 bev 1
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O mercado brasileiro está aberto às marcas chinesas, porém, para vender carros aqui, é necessário grande investimento e planejamento e, na falta deles, o destino é um só… Esse parece o caso da Seres, marca que seria ligada à Huawei.

Segundo a revista Auto Esporte , a Seres interrompeu suas operações no Brasil, onde em 2024, vendeu somente oito carros, sendo cinco exemplares do Seres 3 e três do Seres 5.

A chinesa chegou de forma tímida após um longo período de experimentação por parte dos responsáveis pela importação, do modelo Seres 5 EREV, que circulou por diversos lugares no Brasil.

Oficialmente, a Seres tinha como estratégia seguir o modelo da Tesla , ou seja, de vender diretamente da internet sem a intermediação de um revendedor. Contudo, a marca mudou de ideia e abriu uma loja em São Paulo e outra no Rio de Janeiro.

seres 3 oficial 7
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Mas, segundo a publicação, nenhuma das lojas respondeu aos contatos. Então, após lançar dois produtos com preços bem elevados, os reduziu e atualmente o site da Seres continua ativo tem os dois modelos, com o Seres 5 tendo versões BEV e EREV, com motor a gasolina como gerador.

O Seres 3 é um SUV de porte médio com preço de R$ 199.990, tendo motor elétrico de 163 cavalos e 30,6 kgfm, além de 0 a 100 km/h em 8,5 segundos, com sua bateria de lítio de 53 kWh garantindo autonomia de 206 km no ciclo PBEV.

Já o Seres 5 EVR tem um ou dois motores elétricos com 347 cavalos na RWD, ou 550 cavalos na versão AWD, indo assim de 0 de 100 km/h em 6,8 e 4,7 segundos, respectivamente.

O Seres 5 BEV tem dois motores elétricos com 585 cavalos e duas versões de bateria de 80 kWh e 90 kWh, mas com autonomias ainda não divulgadas pelo Inmetro.

Com 4,70 m de comprimento, o Seres 5 BEV vai de 0 a 100 km/h em 4,0 segundos na versão de 80 kWh e em 3,7 segundos com células de 90 kWh. Enfim, será que a Seres continua?

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Autor: Ricardo de Oliveira

Com experiência de 27 anos, há 16 anos trabalha como jornalista no Notícias Automotivas, escreve sobre as mais recentes novidades do setor, frequenta eventos de lançamentos das montadoras e faz testes e avaliações. Suas redes sociais: Instagram, Facebook, X