Se você já percebeu, os fabricantes chineses estão chegando aos montes ao Brasil e, entre anúncios de carros elétricos, híbridos plug-in e preços agressivos, outro ponto em comum é a produção nacional.
Com o imposto de importação indo para 35% em julho de 2026, ainda que a Anfavea pressione o governo para antecipar essa tarifa do imposto de importação, todas as chinesas sabem que o fim das alíquotas graduais acabará em breve.
Assim, praticamente todas – até mesmo a Seres, que suspendeu a operação para reavaliar sua estratégia – falam em plantas por aqui, com BYD e GWM já tendo unidades no país, assim como a Chery terá praticamente de volta a fábrica para as Omoda e Jaecoo.
Mas, esse movimento, que inclui até transferir a guerra de preços da China para cá, não será exclusividade brasileira. Na Europa, a sobretaxa de até 38,1% para carros chineses fez com que as montadoras do gigante asiático acelerassem ou mudanças seus planos para a região.
Como se pode pagar até quase 50% de imposto, os fabricantes chineses decidiram fazer lá o mesmo que aqui, ou seja, investir em fábricas nos países do bloco e até mesmo na Turquia, onde a taxa é de 40%, porém, o país é estratégico porque supre a demanda da União Europeia.
A SAIC negocia com a Espanha, a Volvo decidiu fazer o EX30 na Bélgica, enquanto NIO e Xpeng pensam também em ter fábricas no velho mundo, bem como locais como a Stellantis, escolheu a Polônia para o Leapmotor T03.
Tudo para evitar a sobretaxa, que simplesmente arruinaria as margens de lucro chinesas na região, com a MG, por exemplo, caindo de 24% para apenas 1%. Melhor produzir no continente e com todos os custos maiores, que perder espaço.
Ainda que a balança fique mais equilibrada para o lado dos europeus, não se pode subestimar os chineses, como alguns fabricantes sugerem ao convidá-los para ter, na produção local, o mesmo custo de autopeças, encargos diversos, etc.
Para outros fabricantes, não ter tarifa significa que terão mais trabalho, mas é exatamente isso que fará com que avancem tecnologicamente para vencer o concorrente.
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