A Toyota está apostando mais em carros elétricos no mercado chinês, onde as vendas estão em crescimento, mesmo com a guerra de preços entre as marcas, que está pulverizando os fabricantes menores e consolidando os maiores.
Por lá, o Ministério da Indústria e Tecnologia da Informação da China divulgou imagens de um novo SUV elétrico da marca japonesa, chamado bZ3X, sendo essa uma releitura moderna da proposta do icônico Toyota RAV4.
Com 4,600 m de comprimento, 1,850 m de largura, 1,600 m de altura e 2,765 m de entre eixos, mas não se sabe o tamanho do porta-malas nem como será o espaço interno. Ainda assim, deve apresentar piso plano e bom espaço para pernas atrás.
O motor elétrico será da Guangzhou Nidec Automotive Drive System Co., Ltd, que no bZ3X, terá 204 cavalos, com torque na casa dos 31,5 kgfm, montado com um pacote de baterias de fosfato de ferro e lítio.
Essa célula é de fabricação da BYD, sendo ela a famosa bateria Blade, adicionada no acordo entre as duas empresas, que permite uma boa redução de custo para a Toyota produzir este e outros carros da família bZ na China.
Aqui, a Toyota ainda envolve a GAC, fazendo assim um produto com duas parceiras chinesas ao mesmo tempo. Oficialmente, o produto já foi mostrado pela marca, mas esta variante chinesa é o modelo real, enquanto o divulgado era a forma conceitual.
O bZ3X tem grande potencial para entrar no mercado americano e mesmo europeu, mas com as restrições nas duas regiões, fica difícil enviá-lo a partir da China.
Por aqui, as chances desse modelo chegar são remotas, uma vez que a Toyota aposta fortemente em carros híbridos flex, com a próxima geração sendo plug-in com grande autonomia, na casa dos 2.100 km.
Familiar, o bZ3C deve chegar com cinco lugares e um porta-malas condizente e certa versatilidade.
Quer receber todas as nossas notícias em tempo real?Acesse nossos exclusivos: Canal do Whatsapp e Canal do Telegram!