Zárate é o principal porto de exportação de veículos da Argentina e onde Mercedes-Benz e Toyota possuem suas fábricas de veículos pesados e automóveis por lá. Localizada às margens do Rio Paraná, a cidade vive agora uma nova expectativa, a de ter uma fábrica da Tesla.
O prefeito da cidade, Marcelo Matzkin, anunciou que o município dará a quaisquer fabricantes de veículos elétricos, uma década de isenção de impostos e chamou Elon Musk para conhecer o local que, segundo o “intendente”, tem a melhor localização e uma culinária incrível.
Sobre a culinária não sabemos, mas a localização de Zárate é realmente estratégica, já que seu porto é a porta de entrada e saída da Argentina e um caminho fluvial em direção a outros membros do Mercosul.
Matzkin aproveita o momento em que o presidente argentina Javier Milei está mais próximo de Elon Musk, buscando atrair a atenção do bilionário para seu país, com enormes reservas de lítio.
En Zárate, Argentina, toda empresa que quiera instalarse para producir vehículos eléctricos, sus autopartes e infraestructuras de carga, no va a pagar impuestos por 10 años. Te esperamos @elonmusk. Tenemos la mejor ubicación en 🇦🇷 y una gastronomía increíble! https://t.co/YuJ5TTbtDe
— Marcelo Matzkin (@MarceloMatzkin) April 12, 2024
O mesmo movimento já foi visto em outro país sul-americano quando de um governo que se aproximou de Musk na mesma intenção, mas que não deu em nada. Diferente deste, a Argentina tem o que Elon quer.
Embora Elon Musk queira reescrever a história automotiva desde Henry Ford, diferente deste último, o bilionário sul-africano não tem uma visão global como o americano, focando suas atenções apenas nos principais mercados, como EUA, China e Europa.
Assim, no vácuo não ocupado pela Tesla é que marcas como a BYD, seu maior rival, esteja em vários lugares, preferindo a marca americana vender em alguns pontos do mundo, como além da Cordilheira dos Andes, onde está oficialmente.
Fabricar na Argentina, caso a estratégia da Tesla mude algum dia, colocaria a empresa junto de sua matéria-prima essencial, fazendo exatamente o que as marcas chinesas executam em casa, reduzindo assim enormemente seus custos. Será que Milei consegue sensibilizar seu “amigo”?
Quer receber todas as nossas notícias em tempo real?Acesse nossos exclusivos: Canal do Whatsapp e Canal do Telegram!