Cidade argentina quer fábrica da Tesla; será que vai?

fabrica tesla
fabrica tesla

Zárate é o principal porto de exportação de veículos da Argentina e onde Mercedes-Benz e Toyota possuem suas fábricas de veículos pesados e automóveis por lá. Localizada às margens do Rio Paraná, a cidade vive agora uma nova expectativa, a de ter uma fábrica da Tesla.

O prefeito da cidade, Marcelo Matzkin, anunciou que o município dará a quaisquer fabricantes de veículos elétricos, uma década de isenção de impostos e chamou Elon Musk para conhecer o local que, segundo o “intendente”, tem a melhor localização e uma culinária incrível.

Sobre a culinária não sabemos, mas a localização de Zárate é realmente estratégica, já que seu porto é a porta de entrada e saída da Argentina e um caminho fluvial em direção a outros membros do Mercosul.

Matzkin aproveita o momento em que o presidente argentina Javier Milei está mais próximo de Elon Musk, buscando atrair a atenção do bilionário para seu país, com enormes reservas de lítio.

O mesmo movimento já foi visto em outro país sul-americano quando de um governo que se aproximou de Musk na mesma intenção, mas que não deu em nada. Diferente deste, a Argentina tem o que Elon quer.

Embora Elon Musk queira reescrever a história automotiva desde Henry Ford, diferente deste último, o bilionário sul-africano não tem uma visão global como o americano, focando suas atenções apenas nos principais mercados, como EUA, China e Europa.

Assim, no vácuo não ocupado pela Tesla é que marcas como a BYD, seu maior rival, esteja em vários lugares, preferindo a marca americana vender em alguns pontos do mundo, como além da Cordilheira dos Andes, onde está oficialmente.

Fabricar na Argentina, caso a estratégia da Tesla mude algum dia, colocaria a empresa junto de sua matéria-prima essencial, fazendo exatamente o que as marcas chinesas executam em casa, reduzindo assim enormemente seus custos. Será que Milei consegue sensibilizar seu “amigo”?

google news2Quer receber todas as nossas notícias em tempo real?
Acesse nossos exclusivos: Canal do Whatsapp e Canal do Telegram!

Na enquete anterior, 73% das respostas (573 pessoas) indicaram que acessam o NA usando o celular.

Agora, queremos saber: com que frequência você acessa o NA?

.

O que você achou disso?

Toque nas estrelas!

Média da classificação / 5. Número de votos:

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.




unnamed
Autor: Ricardo de Oliveira

Com experiência de 27 anos, há 16 anos trabalha como jornalista no Notícias Automotivas, escreve sobre as mais recentes novidades do setor, frequenta eventos de lançamentos das montadoras e faz testes e avaliações. Suas redes sociais: Instagram, Facebook, X