Cidade dos Estados Unidos pinta faixas tortas em uma rua, para reduzir acidentes, e o pior é que está dando certo

rua com faixas tortas
rua com faixas tortas

Em tempos de GPS inteligente e motoristas apressados, soluções criativas (e um tanto inusitadas) para controlar o trânsito estão ganhando espaço.

Foi o que aconteceu em Montgomery Township, na região metropolitana de Filadélfia, onde as autoridades decidiram testar uma estratégia curiosa para reduzir o excesso de velocidade em uma rua residencial: linhas pintadas em zigue-zague e cones de trânsito ao longo da via.

O palco da experiência é a Grays Lane, uma pequena rua de bairro que, infelizmente, virou rota alternativa entre duas rodovias bastante movimentadas — a PA Route 309, ao oeste, e a US Route 202, ao leste.

Durante os horários de pico, muitos motoristas têm usado a Grays como “atalho”, ignorando o limite de velocidade de 25 milhas por hora (aproximadamente 40 km/h), o que já dura mais de dois anos.

A situação é agravada por um entroncamento próximo conhecido pela confusão: uma interseção de cinco vias, frequentemente em obras e mal sinalizada, que tem tornado o tráfego na área um verdadeiro pesadelo para os moradores.

Cansada de apelos ignorados, a comunidade pressionou o governo local, que aprovou, em fevereiro, um plano experimental para modificar o padrão visual da rua.

Agora, os motoristas que trafegam por dois quarteirões da Grays Lane se deparam com faixas pintadas em curvas e cones delimitando o caminho, acompanhados por placas eletrônicas alertando sobre a “nova configuração viária”.

E o efeito? Surpreendentemente variado. Durante uma visita recente ao local, um morador relatou que muitos condutores ainda ignoram completamente as linhas onduladas, conduzindo em linha reta como se nada tivesse mudado.

Alguns até encaram o traçado como uma pista de corrida, fazendo as curvas como se estivessem em um circuito de Fórmula 1.

Em contrapartida, há quem reduza drasticamente a velocidade, parecendo confuso diante da estranha sinalização — um motorista, inclusive, quase parou por completo antes de tentar navegar cuidadosamente pela nova rota.

Embora não haja dados oficiais ainda, o clima geral é de que os motoristas estão, de fato, reduzindo a velocidade nos quarteirões alterados, seja por cautela ou pura curiosidade.

A instalação de lombadas chegou a ser considerada, mas foi descartada devido à leve inclinação da via, que poderia comprometer a eficácia desse tipo de obstáculo.

E como era de se esperar, a medida provocou polêmica nas redes sociais.

Em resposta a dezenas de comentários perplexos e até teorias de que tudo não passava de uma pegadinha de 1º de abril, a prefeitura teve que ir ao Facebook esclarecer: “Sim, isso é uma medida real e planejada para controle de velocidade.”

A iniciativa ainda está em fase de testes, e a expectativa é que novos postes e barreiras físicas sejam adicionados em breve para evitar que os condutores simplesmente ignorem o percurso sinuoso.

Se a medida vai se mostrar eficaz a longo prazo, ainda é cedo para dizer. Mas uma coisa é certa: a Grays Lane virou, no mínimo, um caso curioso no debate sobre segurança viária urbana.


google news2
Quer receber todas as nossas notícias em tempo real?
Acesse nossos exclusivos: Canal do Whatsapp e Canal do Telegram!
Categorias EUA
.

O que você achou disso?

Toque nas estrelas!

Média da classificação / 5. Número de votos:

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.



noticias
Autor: Eber do Carmo

Fundador do Notícias Automotivas, com atuação por três décadas no segmento automotivo, tem 20 anos de experiência como jornalista automotivo no Notícias Automotivas, desde que criou o site em 2005. Anteriormente trabalhou em empresas automotivas, nos segmentos de personalização e áudio.