
Fresno, uma das maiores cidades da Califórnia, levou quase sete anos e US$ 2,4 milhões para concluir algo que em outras cidades costuma levar apenas três meses: ativar um simples semáforo em um movimentado cruzamento que dá acesso direto à rodovia 180.
O sinal ficou inoperante por 10 meses, coberto com plástico preto, enquanto motoristas enfrentavam longos engarrafamentos e dependiam de placas de pare improvisadas para navegar pelo cruzamento das avenidas Fowler e Olive.
Com mais de 550 mil habitantes e uma economia baseada no agronegócio — graças a seus quase 2 milhões de acres de terras agrícolas — Fresno é uma cidade altamente dependente do carro.
Mas, curiosamente, mesmo sendo tão voltada para o transporte rodoviário, a cidade enfrentou um verdadeiro drama para colocar um simples sinal em funcionamento.
Veja também
Segundo o site GVWire, o processo de planejamento começou em 2018, mas só agora, em 2025, o semáforo foi finalmente ativado.
A burocracia envolveu aquisição de terrenos, remoção de árvores, compra de equipamentos, adequações ao padrão da cidade e até disputa sobre quem deveria dar a palavra final: o condado ou a prefeitura.
Embora o semáforo tenha sido oficialmente um projeto do Condado de Fresno, a área do cruzamento está dentro da chamada “esfera de influência” da cidade — o que significa que, eventualmente, pode ser anexada ao município.
Por isso, a cidade exigiu que tudo fosse construído segundo seus próprios padrões técnicos, além de ter que assinar a liberação final. E mais: será a prefeitura que cuidará da manutenção do sinal daqui pra frente.
Enquanto isso, um outro semáforo instalado a apenas 2,5 km de distância levou apenas três meses do início das obras até a ativação.
A diferença? Zonas diferentes e menos camadas de burocracia envolvidas.
Isso mostra como a sobreposição de jurisdições e o excesso de exigências entre município e condado podem inflar custos e atrasar obras básicas.
Apesar do custo elevado, parte do valor foi coberto por subsídios estaduais.
No entanto, o supervisor do condado, Nathan Magsig, reconheceu que o projeto deveria ter sido planejado com mais antecedência, especialmente quando a Rodovia 180 foi expandida para o leste há mais de uma década.
Com o sinal finalmente funcionando, o tráfego na região já deu sinais de alívio.
Mas o caso deixou um gosto amargo nos moradores da região, que passaram quase um ano esperando uma solução simples, enquanto viam milhões de dólares sendo consumidos por um processo que, segundo muitos, poderia ter sido resolvido com mais agilidade, menos burocracia e muito menos dinheiro.
📨 Receba um email com as principais Notícias Automotivas do diaReceber emails
📲 Receba as notícias do Notícias Automotivas em tempo real!Entre agora em nossos canais e não perca nenhuma novidade:
Canal do WhatsAppCanal do Telegram
Siga nosso site no Google Notícias










