Desde o surgimento da plataforma modular CMP, hoje chamada de Smart Car pela Stellantis, os planos da Citroën pareciam levar a um sedã compacto ou de porte médio com até 4,56 m, conforme os planos de referência da Common Modular Platform.
Todavia, como a Citroën (e a Peugeot) não teve muito sucesso com o C-Elysée, optou-se por um crossover de estilo cupê, num movimento que algumas marcas estão fazendo para suprimir sedãs compactos em prol de algo que pareça um SUV.
No caso do Basalt, o SUV de estilo cupê se encaixa nesses planos, de não ter um sedã de fato, mas um produto que poderia substituí-lo, ocupando assim o lugar dos antigos fastbacks ou liftbacks (não considerando a Europa, é claro).
Assim, logo o Basalt chegará ao mercado com uma proposta semelhante, haja visto que terá o motor Firefly 1.0 6V já bem usado pela Stellantis, inclusive no Novo C3. Mas, este um hatch, ainda que suas linhas tenham uma “atitude SUV”.
O Citroën Basalt também tem essa “atitude” e com motor de três cilindros e aspiração natural, que entrega 71 cavalos na gasolina e 75 cavalos no etanol, a missão será pegar não SUVs, mas sedãs populares (modo de dizer) com motor 1.0 aspirado.
No canal @placadoscarros, foi identificada a versão Live 1.0 em cor vermelha, com placa de Porto Real, no Rio de Janeiro. Com transmissão manual de cinco marchas e preço que se espera ficar entre R$ 90 mil e R$ 95 mil, posicionando abaixo do Cronos 1.0 e do HB20S 1.0.
Com isso, o Basalt 1.0 Live se converterá numa opção para quem precisará de bom espaço no porta-malas, que pode ter bem acima de 500 litros na versão brasileira, já que o indiano tem 470 litros.
Seja como for, o layout diferente e a carroceria de estilo cupê, que garante amplo acesso ao bagageiro, devem atrair muitos compradores para esta opção diferenciada no mercado.
[Fotos ilustrativas]
Quer receber todas as nossas notícias em tempo real?
Acesse nossos exclusivos: Canal do Whatsapp e Canal do Telegram!