Citroën Basalt 1.0 Live será arma para brigar com sedãs populares

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Desde o surgimento da plataforma modular CMP, hoje chamada de Smart Car pela Stellantis, os planos da Citroën pareciam levar a um sedã compacto ou de porte médio com até 4,56 m, conforme os planos de referência da Common Modular Platform.

Todavia, como a Citroën (e a Peugeot) não teve muito sucesso com o C-Elysée, optou-se por um crossover de estilo cupê, num movimento que algumas marcas estão fazendo para suprimir sedãs compactos em prol de algo que pareça um SUV.

No caso do Basalt, o SUV de estilo cupê se encaixa nesses planos, de não ter um sedã de fato, mas um produto que poderia substituí-lo, ocupando assim o lugar dos antigos fastbacks ou liftbacks (não considerando a Europa , é claro).

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Assim, logo o Basalt chegará ao mercado com uma proposta semelhante, haja visto que terá o motor Firefly 1.0 6V já bem usado pela Stellantis, inclusive no Novo C3. Mas, este um hatch, ainda que suas linhas tenham uma “atitude SUV”.

O Citroën Basalt também tem essa “atitude” e com motor de três cilindros e aspiração natural, que entrega 71 cavalos na gasolina e 75 cavalos no etanol, a missão será pegar não SUVs, mas sedãs populares (modo de dizer) com motor 1.0 aspirado.

No canal @placadoscarros , foi identificada a versão Live 1.0 em cor vermelha, com placa de Porto Real, no Rio de Janeiro. Com transmissão manual de cinco marchas e preço que se espera ficar entre R$ 90 mil e R$ 95 mil, posicionando abaixo do Cronos 1.0 e do HB20S 1.0.

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Com isso, o Basalt 1.0 Live se converterá numa opção para quem precisará de bom espaço no porta-malas, que pode ter bem acima de 500 litros na versão brasileira, já que o indiano tem 470 litros.

Seja como for, o layout diferente e a carroceria de estilo cupê, que garante amplo acesso ao bagageiro, devem atrair muitos compradores para esta opção diferenciada no mercado.

[Fotos ilustrativas]

 

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Autor: Ricardo de Oliveira

Com experiência de 27 anos, há 16 anos trabalha como jornalista no Notícias Automotivas, escreve sobre as mais recentes novidades do setor, frequenta eventos de lançamentos das montadoras e faz testes e avaliações. Suas redes sociais: Instagram, Facebook, X