O Citroën Basalt já está sendo testado com propulsão 100% elétrica e surgirá em breve para ampliar a oferta do SUV de estilo cupê da marca francesa, hoje sob controle da Stellantis.
Mas isso não se dará aqui, pelo menos não por agora, e sim na Índia, onde o Novo ë-C3 já é vendido, por lá, como um carro 100% elétrico. Este modelo será provavelmente chamado ë-Basalt e compartilhará com o hatch sua elétrica.
Visto pelo pessoal do site Gaadi Waadi, o Basalt elétrico tem como diferencial o para-choque dianteiro redesenhado, bem como ausência de uma grade frontal e defletores de ar revisados.
Aparentemente, as rodas de liga leve serão reprojetadas. Essa versão elétrica também manterá alguns dos principais elementos do modelo a combustão, mas seu plugue de recarga não pode ser visualizado.
Seja como for, ele se manterá basicamente como o atual e sua propulsão se resumirá ao motor elétrico de 100 cavalos e uma bateria de lítio de 35 kWh, cuja promessa é de alcançar 450 km no ciclo indiano.
Por aqui, o Basalt ainda é um recém-nascido e o motor 1.0 Firefly 6V com 71 cavalos na gasolina e 75 cavalos no etanol, tendo até 10,9 kgfm, é um tiro fora da curva, já que é oferecido apenas para baixar o preço do crossover-cupê.
O Basalt com motor GSE 1.0 Turbo de 125 cavalos na gasolina e 130 cavalos com etanol, além de 20,4 kgfm nos dois, deve receber lá na frente, após Fiat e Peugeot, o sistema micro híbrido de 12V, o MHEV do projeto Bio-Hybrid.
Com ele, que acrescenta 4 cavalos e algum torque, o Basalt poderá ser mais eficiente e assim andar com a regra debaixo do braço até que a versão Hybrid finalmente exija que a oferta seja modificada.
Por aqui, um Citroën Basalt elétrico poderia custar entre R$ 130 mil e R$ 150 mil, numa configuração semelhante. Com a BYD, GWM e Neta atuando nessa faixa, não dá para cobrar mais que isso.
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