Citroën Basalt em versão elétrica começa os testes para homologação; SUV de estilo cupê é proposta de baixo custo

 

basalt ev

O Citroën Basalt já está sendo testado com propulsão 100% elétrica e surgirá em breve para ampliar a oferta do SUV de estilo cupê da marca francesa, hoje sob controle da Stellantis.

Mas isso não se dará aqui, pelo menos não por agora, e sim na Índia, onde o Novo ë-C3 já é vendido, por lá, como um carro 100% elétrico. Este modelo será provavelmente chamado ë-Basalt e compartilhará com o hatch sua elétrica.

Visto pelo pessoal do site Gaadi Waadi, o Basalt elétrico tem como diferencial o para-choque dianteiro redesenhado, bem como ausência de uma grade frontal e defletores de ar revisados.

Aparentemente, as rodas de liga leve serão reprojetadas. Essa versão elétrica também manterá alguns dos principais elementos do modelo a combustão, mas seu plugue de recarga não pode ser visualizado.

Seja como for, ele se manterá basicamente como o atual e sua propulsão se resumirá ao motor elétrico de 100 cavalos e uma bateria de lítio de 35 kWh, cuja promessa é de alcançar 450 km no ciclo indiano.

Por aqui, o Basalt ainda é um recém-nascido e o motor 1.0 Firefly 6V com 71 cavalos na gasolina e 75 cavalos no etanol, tendo até 10,9 kgfm, é um tiro fora da curva, já que é oferecido apenas para baixar o preço do crossover-cupê.

O Basalt com motor GSE 1.0 Turbo de 125 cavalos na gasolina e 130 cavalos com etanol, além de 20,4 kgfm nos dois, deve receber lá na frente, após Fiat e Peugeot, o sistema micro híbrido de 12V, o MHEV do projeto Bio-Hybrid.

Com ele, que acrescenta 4 cavalos e algum torque, o Basalt poderá ser mais eficiente e assim andar com a regra debaixo do braço até que a versão Hybrid finalmente exija que a oferta seja modificada.

Por aqui, um Citroën Basalt elétrico poderia custar entre R$ 130 mil e R$ 150 mil, numa configuração semelhante. Com a BYD, GWM e Neta atuando nessa faixa, não dá para cobrar mais que isso.

google news2Quer receber todas as nossas notícias em tempo real?
Acesse nossos exclusivos: Canal do Whatsapp e Canal do Telegram!

Na enquete anterior, 73% das respostas (573 pessoas) indicaram que acessam o NA usando o celular.

Agora, queremos saber: com que frequência você acessa o NA?

.

O que você achou disso?

Toque nas estrelas!

Média da classificação / 5. Número de votos:

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.




unnamed
Autor: Ricardo de Oliveira

Com experiência de 27 anos, há 16 anos trabalha como jornalista no Notícias Automotivas, escreve sobre as mais recentes novidades do setor, frequenta eventos de lançamentos das montadoras e faz testes e avaliações. Suas redes sociais: Instagram, Facebook, X