O Citroën Basalt já desfila pelas ruas da Índia antes do lançamento, praticamente sem camuflagem, revelando as formas do crossover de estiolo cupê que logo também estará rodando pelo Brasil.
O modelo teve várias imagens publicadas pelo site indiano Rushlane, com algumas unidades ainda ostentando alguma camuflagem e outras não. Com produção, o terceiro elemento do trio C-Cubed do duplo chevron promete estilo por baixo preço.
Por lá, o Citroën Basalt terá motor EB 1.2 Turbo de 110 cavalos e transmissão automatizada de dupla embreagem com seis marchas, mais tração dianteira. Ainda não se sabe se haverá versão diesel adiante, mas terá sim uma opção elétrica.
Nesse caso, por conta do preço, provavelmente o Citroën Basalt elétrico terá a mesma motorização do Novo ë-C3 indiano, com cerca de 70 cavalos e 14,5 kgfm, além de bateria de lítio de 29,3 kWh e autonomia de 300 km no ciclo NEDC.
Por aqui, a motorização será centrada no motor GSE, com 10 Turbo de 125 cavalos na gasolina e 130 cavalos no etanol, além de transmissão CVT de sete marchas simuladas.
O Citroën Basalt terá, pelo menos na Índia, ar condicionado automático, faróis full LED, apoio de braço central na frente e atrás, multimídia com tela destacada, entre outras coisas.
Com 4,32 m de comprimento e 2,67 md e entre eixos, o Citroën Basalt usa a plataforma Smart Car da Stellantis, a antiga CMP da PSA, que agora sustenta quase todos os carros pequenos do grupo.
Apostando no estilo, o Citroën Basalt conta com colunas bem inclinadas, identificação lateral exclusiva, vigia traseira sem limpador, portas traseiras com janelas sem quebra-vento falso, lanternas compactas e elementos únicos na frente.
Aqui, ele seguirá o padrão dos irmãos e deve custar abaixo de R$ 100 mil na versão de acesso para atrair o público que busca esse tipo de veículo, mas observa que tanto o Fiat Fastback quanto o VW Nivus são muito mais caros.
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