O Citroën Basalt foi oficialmente lançado na Índia, onde estreia como o terceiro membro do projeto C-Cubed, encerrando essa fase da marca francesa por lá. O SUV de estilo cupê também será lançado no Brasil ainda em 2024.
Para o mercado indiano, o Citroën Basalt chega com motores EA 1.2 com ou sem turbo, sendo o aspirado com 82 cavalos e 11,7 kgfm, o mesmo que já foi usado aqui no Brasil a bordo dos antigos Peugeot 208 e Citroën C3.
O outro EB, de origem PSA, é o 1.2 Turbo com 110 cavalos e dois torques, sendo 19,3 kgfm para a versão manual de seis marchas e 20,4 kgfm para o automático de seis velocidades.
Com 4,322 m de comprimento e 2,651 m de entre eixos (o mesmo da plataforma MQB de Virtus e T-Cross), o Citroën Basalt chega ao mercado indiano com porta-malas de 470 litros, o que é ótimo para quem precisa de volume atrás.
Tendo faróis comuns ou full LED, o Citroën Basalt tem luzes diurnas em LED, assim como lanternas em LED, além de rodas de liga leve aros 16 ou 17 polegadas.
Dentro, o ambiente tem um painel diferente, com tela de multimídia destacada de 10,25 polegadas, além de cluster de 7 polegadas já esperado, mais ar condicionado digital e acabamento com foco mais premium.
O Citroën Basalt indiano tem apoios de braço centralizados na frente e atrás, assim como difusores de ar para quem vai no banco traseiro. O acabamento dos bancos em couro claro, assim como das portas e alguns revestimentos, denota a intenção de ser mais premium.
Todavia, isso não deve acontecer por aqui, já que a Citroën continua a ser uma marca de carros baratos e seguirá a linha de seus irmãos C3 e C3 Aircross.
Aqui terá o motor 1.0 Turbo de 125 cavalos na gasolina e 130 cavalos no etanol, ambos com 20,4 kgfm e câmbio CVT de sete marchas simuladas.
Citroën Basalt – Galeria de fotos
[Fotos: Car and Bike]
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