O Citroën Basalt está bem perto do lançamento e sua motorização acaba de ser confirmada pela Stellantis, o que reforça a proposta do produto da marca francesa, que aliará desempenho e economia em sua gama exclusiva de versões.
O Basalt teve o motor GSE 1.0 Turbo, comercialmente vendido como Turbo 200, confirmado para o modelo, sendo esse propulsor de três cilindros com duplo comando variável MultiAir III, além de turbocompressor refrigerado com wastegate elétrica e injeção direta de combustível flex.
Com ele, o Citroën Basalt terá 125 cavalos na gasolina e 130 cavalos no etanol, além de 20,4 kgfm de torque, garantindo assim muita força em baixa rotação e disposição imediata, com transmissão CVT de sete marchas simuladas e mudanças manuais na alavanca.
Produzido em Porto Real, o Citroën Basalt chegará ao mercado com uma proposta de estilo, porém, com baixo custo e espera-se também com preço condizente à sua proposta.
Usando motor turbo, assim como o C3 You, o C3 Aircross e a versão topo de linha do C4 Cactus, já em fim de carreira com o vetusto THP, o Basalt se une à gama de carros turbinados do duplo chevron, que tem ainda a van Jumpy com motor turbo diesel.
Com esse motor e câmbio, o Basalt se integra à família Stellantis, que atualmente emprega os motores GSE nas marcas Fiat, Peugeot, Jeep e Citroën, com versões 1.0 6V de até 75 cavalos, 1.3 8V com até 107 cavalos, 1.0 Turbo com até 130 cavalos e 1.3 Turbo, entregando até 185 cavalos.
O Citroën Basalt, todavia, não terá somente o motor “Turbo 200”, já que uma placa confirmou que a versão Live terá o motor Firefly 1.0 6V de 71 cavalos na gasolina e 75 cavalos no etanol, com até 10,9 kgfm.
Nesse caso, trata-se de uma proposta para brigar com sedãs compactos abaixo de R$ 100 mil, com preço podendo ficar entre R$ 90.000 e R$ 94.000, para ficar abaixo do Fiat Cronos.
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