A Citroën revelou as primeiras imagens oficiais do Basalt, seu SUV compacto de estilo cupê, mas somente a versão indiana, que surgirá antes da brasileira, tendo como destaque as belas imagens produzidas por lá.
O Basalt tem como missão tornar a marca Citroen acessível com um produto de estilo, que usará a mesma base e elementos dos irmãos C3 e C3 Aircross, igualmente já vendidos por lá e também por aqui.
Pierre Leclercq, Chefe de Design da Citroen, comenta: “O Novo Citroen Basalt é um novo tipo de silhueta, complementando o C3 e o C3 Aircross na Índia. Ele reúne o melhor de dois mundos: a robustez e versatilidade de um SUV, o espaço e a eficiência de um Coupé”.
Leclercq continua: “As proporções do Basalt misturam a força dos códigos SUV, com seus para-lamas e revestimentos, enquanto sua silhueta fastback realça a elegância de um Coupé. A linha do teto caindo também é uma referência a modelos icônicos, como o CX (1974) e, mais recentemente, o popular C4.”
Apostando no design, o Basalt apresenta uma linha de teto estilo cupê que desce suavemente até a tampa do porta-malas, que é curta e cuja vigia não tem limpador, como se tornou comum nesse estilo. Note o teto em preto brilhante contrastando com o vermelho vivo da carroceria.
A tampa do porta-malas do Basalt foi projetada para apresentar um spoiler integrado natural na chapa de metal, não só melhorando a aerodinâmica, como também evitando o turbilhonamento de ar que leva sujeira da estrada para a vigia em dias de chuva, por exemplo.
Além disso, o design das rodas de liga leve é fluido, combinando bem com o apelo do carro. O Citroën Basalt tem um capô em concha esculpido para maior robustez visual, reforçando assim a identidade do crossover da Stellantis.
O interior não foi revelado (confira os detalhes dele), mas terá ar condicionado automático, multimídia com tela flutuante de 10,1 polegadas e cluster digital de 7 polegadas, além de elementos exclusivos no design e n acabamento da cabine.
A motorização por lá será centrada no motor 1.2 EB Turbo de 110 cavalos, com possibilidade da versão de 136 cavalos, com transmissão manual ou automática. Aqui será o GSE 1.0 Turbo de até 130 cavalos com CVT, no destaque.
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